AVALIAÇO DA PERFORMANCE AUTOMOTIVA POR MEIO DA COMPARAÇO ENTRE RESULTADOS NUMÉRICOS E EXPERIMENTAIS

Autores

  • Filipe da Costa RODRIGUES
  • Mikael Araújo ROCHA
  • Maicon Alexandre de Paula NASCIMENTO
  • Gino Bertullucci COLHERINHAS

Palavras-chave:

powertrain automotivo, teste de aceleração, performance automotiva, rotina computacional

Resumo

AS EMPRESAS AUTOMOTIVAS ENFRENTAM O DESAFIO EM DESENVOLVER CARROS COM A SUA CAPACIDADE M�XIMA DE FUNCIONALIDADE, E PARA ISSO REALIZAM TESTES EXPERIMENTAIS COMO O TESTE DE ACELERA��O. NESSE CONTEXTO, O OBJETIVO DESSE ARTIGO � OBTER UMA ROTINA COMPUTACIONAL QUE SIMULE O TESTE DE ACELERA��O SAE J1491 EM UM VE�CULO SUV EQUIPADO COM MOTOR FLEX 1.5 TURBO. ESSE TESTE � DENOMINADO VEHICLE ACCELERATION MEASUREMENT, REGULAMENTADO PELA SAE, QUE DETERMINA O TEMPO DE 0 A 100 KM/H E A VELOCIDADE M�XIMA DO VE�CULO EM CONDI��ES ESPEC�FICAS. A ROTINA COMPUTACIONAL � ESCRITA COM BASE EM EQUA��ES DA CINEM�TICA VEICULAR ENVOLVENDO A POT�NCIA FORNECIDA PELO MOTOR, FOR�AS RESISTIVAS DO TESTE COAST DOWN E OUTROS PAR�METROS. A SIMULA��O DO TESTE � REALIZADA UTILIZANDO O SOFTWARE MATLAB�®. ASSIM, SÃO COMPARADOS OS RESULTADOS DO TESTE EXPERIMENTAL E DA ROTINA COMPUTACIONAL E DESSA FORMA, OBTENDO UM ERRO PERCENTUAL M�NIMO NO TEMPO DE 0 A 100 KM/H DE 4,5% E ERRO PERCENTUAL MENOR QUE 1,5% PARA A VELOCIDADE M�XIMA DO VE�CULO. PORTANTO, A MODELAGEM NUM�RICA PODE SERVIR PARA UMA R�PIDA AVALIA��O DA CADEIA CINEM�TICA VEICULAR, MOSTRANDO-SE COMO UMA PODEROSA FERRAMENTA NAS ETAPAS DE PR�-PROJETO E DE OTIMIZA��O DE VE�CULOS AUTOMOTIVOS.

Referências

G. B. Colherinhas , P. H. C. Dias e A. C. G. Diniz , “Otimização das razões de transmissão de cadeias cinemáticas de automóveis via algoritmo genético,†VIII congresso Nacional De Engenharia Mecânica, Conem 2014, 2014.

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J. M. Echeverry, V. Vasquez, J. Aguirre e D. Contreras, “Low Cost Obtainment of Vehicle Performance Curves and Values Experimentally by Means of the OBD2 Port,†SAE Technical Paper , 01 2015.

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Publicado

2022-03-16