A INCLUS�O E EDUCAÇÃO DIGITAL DA TERCEIRA-IDADE
Palavras-chave:
Terceira-Idade Conectada, Inclusão Digital, Educação Digital, App AssistenteResumo
NOS DIAS DE HOJE, APENAS 34% DOS IDOSOS T�M ACESSO �S REDES E AOS MEIOS CIBERN�TICOS, O QUE OCASIONA DIVERSOS EFEITOS NEGATIVOS, NÃO SÓ PESSOAIS, COMO SOCIAIS, E FINANCEIROS, CONSIDERANDO-SE NOS DIAS DE HOJE, POR EXEMPLO: A DISSEMINA��O DE FAKE NEWS, OS GOLPES CIBERN�TICOS, A FALTA DE FONTE DE INFORMA��ES CONFI�VEIS E VERIFIC�VEIS E MUITOS OUTROS FATORES. O OBJETIVO DESTE TRABALHO � REDUZIR E PREVENIR ESSES DANOS E INCLUIR DIGITALMENTE A TERCEIRA IDADE DE FORMA SEGURA E CONSCIENTE. MEDIANTE TAL PROBLEMÁTICA, ESTE PROJETO VISA DESENVOLVER UM APLICATIVO ASSISTENTE PARA NAVEGADORES E SMARTPHONES QUE FACILITE O ACESSO A FERRAMENTAS B�SICAS DE CONFIGURA��ES E NAVEGA��O QUE PROPONHA UMA EDUCAÇÃO ATIVA SOBRE O USO CONSCIENTE DOS PRINCIPAIS MEIOS DE COMUNICA��O, INFORMAÇÃO, ACESSO E NECESSIDADES ROTINEIRAS, A PROPOSTA DE UM APLICATIVO FUNCIONAL, SIMPLES, DE USO F�CIL E INTUITIVO QUE AGREGA POSITIVAMENTE EM PROL DA INCLUS�O DIGITAL DA TERCEIRA IDADE, E DA REDUÇÃO DOS DANOS COMO FOI CITADO NA INTRODUÇÃO, A FIM DE TORNAR O MEIO DIGITAL MAIS SEGURO E RICO INFORMACIONAL E CULTURALMENTE. PARA A CONCEP��O DESTE PROJETO, FOI ACORDADO ENTRE AS MAT�RIAS DE PR�TICA INTERDISCIPLINAR, ENGENHARIA DE SOFTWARE E REQUISITOS E SOCIEDADE EM REDE, UM PROJETO MULTIDISCIPLINAR QUE PROPUSESSE O DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA TECNOLÓGICA QUE SOLUCIONASSE OU AMENIZASSE UM PROBLEMA SOCIAL RECORRENTE, DIANTE TAL ACORDO E ORGANIZAÇÃO, FOI SEPARADO CADA PROCESSO DO DESENVOLVIMENTO SOB A ÓTICA DE SUA DISCIPLINA RELACIONADA.  A CONSTRU��O E DESENVOLVIMENTO T�CNICO ASSIM COMO A ANÁLISE DE REQUISITOS E ARQUITETURA DO PROJETO FORAM DIRECIONADOS AO DESENVOLVIMENTO JUNTO � DISCIPLINA DE ENGENHARIA DE SOFTWARE E REQUISITOS. A ABORDAGEM DA PROBLEMÁTICA E A ÓPTICA HUMANIT�RIA ASSIM COMO AS METODOLOGIAS E RESPOSTAS PARA A CONCEPTUALIZA��O FOI DIRECIONADO A DISCIPLINA DE SOCIEDADE EM REDE. A UNI�O DAS INFORMA��ES, METODOLOGIAS, PROCESSOS E TÉCNICAS DE DESENVOLVIMENTO ASSIM COMO SUPORTE PARA DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO E CONCEITO FOI DIRECIONADO O TRABALHO JUNTO A DISCIPLINA DE PR�TICA INTERDISCIPLINAR, ONDE O PROJETO � RELATADO, DEBATIDO E ATUALIZADO MEDIANTE ORIENTAÇÃO E NOVAS CONCLUS�ES. OS RESULTADOS ESPERADOS PERANTE O DESFECHO DO PROJETO � O APRENDIZADO E O DESENVOLVIMENTO DA PERSPECTIVA DO TRABALHO EM EQUIPE E DA METODOLOGIA DE TRABALHO DENTRO DO �MBITO DO DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARES, ASSIM COMO UM AMADURECIMENTO VISION�RIO DA ABORDAGEM DOS PROBLEMAS SOCIAIS E SUAS POSS�VEIS SOLU��ES JUNTO AO MUNDO TECNOLÓGICO, E TAMB�M CONTRIBUIR POSITIVAMENTE NA INCLUS�O E EDUCAÇÃO DIGITAL DIRECIONADA A TERCEIRA IDADE.
Referências
FERREIRA, Anderson Jackle. Inclusão digital de idosos: a descoberta de um novo mundo. EDIPUCRS, 2008.
SILVEIRA, M. M. et al. Educação e inclusão digital para idosos. RENOTE-Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 8, n. 2, 2010.
SANTOS, Bruna Oliveira Rodrigues; DE OLIVEIRA, Janaina. BENEFÃCIOS DA TECNOLOGIA NA VIDA DE IDOSOS. 2017
TAVARES, MarÃlia Matias Kestering; DE SOUZA, Samara Tomé Correa. Os idosos e as barreiras de acesso à s novas tecnologias da informação e comunicação. RENOTE-Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 10, n. 1, 2012.
ULBRICHT, V. R. et al. Adaptando a tecnologia da informação e comunicação ao estilo do idoso para proporcionar um maior conhecimento através de sua representação cognitiva. 2008.
IEIRA, Maristela Compagnoni; SANTAROSA, Lucila Maria Costi. O uso do computador e da Internet e a participação em cursos de informática por idosos: meios digitais, finalidades sociais. In: Brazilian