JOGOS DIGITAIS NO ENSINO DE CRIAN�AS COM TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Everton Vitor Rosa Brito Fernandes UniEvangà©lica
  • Davi Gustavo Fernandes de Souza Oliveira UniEVANGà‰LICA
  • João Pedro Camargo Silva Barbaresco
  • João Vitor de Pina Menezes
  • Leonan Dias de Morais
  • Yago Romualdo Vieira

Palavras-chave:

direitos humanos, dislexia, jogo digital, tecnologia na educação, transtornos de aprendizagem

Resumo

OS DIREITOS HUMANOS ASSEGURAM UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADES A TODOS. ENTRETANTO, A FALTA DE TRATAMENTO E DIN�MICAS ESPECIALIZADAS PARA CRIAN�AS COM TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM, EM ESCOLAS, TORNA ESSA REALIDADE DISTANTE. A FIM DE MODIFICAR ESSA SITUA��O, PARA CRIA��O DE UMA ATMOSFERA PROP�CIA PARA A APRENDIZAGEM DE PORTADORES DE TAIS DEFICI�NCIAS, SÃO NECESS�RIAS NOVAS ABORDAGENS. DIANTE DISTO, ESTE TRABALHO PROP�E O DESENVOLVIMENTO DE JOGOS DIGITAIS COMO MEIO DE ABORDAGEM PARA OS CONTE�DOS APRENDIDOS EM SALA DE AULA. A PROPOSTA ELABORADA PELOS ESTUDANTES � UM JOGO, NO QUAL O FOCO PRINCIPAL SÃO OS DISL�XICOS. O GAME CONTAR� COM UMA ATIVIDADE MUITO UTILIZADA POR PSICOPEDAGOGOS NO TRATAMENTO DE CRIAN�AS COM ESSE TRANSTORNO: A RIMA; AL�M DE IMAGENS E �UDIOS QUE PRENDAM A ATEN��O E ESTIMULAM A REALIZA��O DAS ATIVIDADES, PARA QUE ASSIM TODOS ALCANCEM O APRENDIZADO CORRETO. AS DISCIPLINAS QUE AUXILIARAM O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO FORAM: SOCIEDADE EM REDE (AMPARO TEÓRICO E A PERCEP��O DA INFLUÊNCIA TECNOLÓGICA NA VIDA DAS PESSOAS); ENGENHARIA DE SOFTWARE E REQUISITOS (LEVANTAMENTO DE REQUISITOS E PROTOTIPA��O DO SOFTWARE); PR�TICA INTERDISCIPLINAR - CONDUTA PROFISSIONAL (PROBLEMATIZA��O E VIS�O CR�TICA).

Referências

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014. 66-74 p. Disponível em: <http://www.niip.com.br/wp-content/uploads/2018/06/Manual-Diagnosico-e-Estatistico-de-Transtornos-Mentais-DSM-5-1-pdf.pdf>. Acesso em: 30 abr. 2021.

ANASTASIADIS,Theofylaktos; LAMPROPOULOS, Georgios; SIAKAS, Kerstin. Digital Game-based Learning and Serious Games in Education International Journal of Advances in Scientific Research and Engineering (ijasre), Vol 4 (12). IJASRE, dez. 2018. p. 139-144.

Instituto NeuroSaber. Como é o processo de alfabetização de uma criança com dislexia?. 04 ago. 2020. Disponível em: <https://institutoneurosaber.com.br/como-e-o-processo-de-alfabetizacao-de-uma-crianca-com-dislexia>. Acesso em: 30 abr. 2021.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração Universal dos Direitos Humanos, 1948. Disponível em: <https://www.unicef.org/brazil/declaracao-universal-dos-direitos-humanos>. Acesso em: 03 maio 2021.

Downloads

Publicado

2022-03-11