DIVERSIDADE E MULTIPLICA��O DE CONHECIMENTOS: COMUNIDADE ECUM�NICA PARA ACAD�MICOS

Autores

  • Milena Valenze UniEVANGà‰LICA
  • Luana Lucieli Aguiar Freitas
  • Vinicius Lustosa Poloniato
  • Thiago Reis Araujo
  • Raul Antonio Vagmacker Ribeiro

Resumo

A DESIST�NCIA ACAD�MICA � UMA REALIDADE NO ENSINO SUPERIOR DO BRASIL. DIANTE DISTO, � POSS�VEL DEDUZIR QUE A ENTRADA DE UM ESTUDANTE EM UM CURSO SUPERIOR PODE ACOMPANHAR A ORIGEM DE QUESTIONAMENTOS QUE NUNCA LHE SURGIRAM ANTES E QUE, ASSIM COMO OS PRIMEIROS MOMENTOS NA INSTITUI��O, PODEM INFLUENCIAR NA DECIS�O DE CONTINUAR OU DESISTIR DA FORMA��O. ISTO PODE IR DESDE QUEST�ES TÉCNICAS COMO DE CAR�TER PSICOLÓGICO E SOCIAL. NESTE CEN�RIO, O APOIO E AUX�LIO DE PARES DO MUNDO ACAD�MICO PODE AUXILIAR NA IDENTIFICA��O DE SOLU��ES, IMPULSOS E IDEIAS COM O COMPARTILHAMENTO DE EXPERI�NCIAS, CONHECIMENTOS E VIS�ES. O OBJETIVO DESTE TRABALHO � APRESENTAR ATRAV�S DE UM RELATO DE EXPERI�NCIAS O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO PROJETO, BEM COMO SEUS ARTEFATOS DESDE A DOCUMENTA��O � APLICA��O DOS REQUISITOS LEVANTADOS, NO DESENVOLVIMENTO. O INTUITO DO SISTEMA PROPOSTO � AGRUPAR O P�BLICO ACAD�MICO EM UMA COMUNIDADE QUE GERE A EXPANS�O DE CONHECIMENTO CIENT�FICO E CULTURAL. ELE ENGLOBA UM SITE PARA ACESSOS DE ESTUDANTES, E VISA A INTERA��O ENTRE ACAD�MICOS DE DIFERENTES REALIDADES, CULTURAS, ETNIAS E CREN�AS, DE MODO ESPECIALIZADO PARA OS USU�RIOS COM ESTE PERFIL. A DOCUMENTA��O DO PROJETO CONTAR� PRINCIPALMENTE COM DIAGRAMAS UML TANTO ESTRUTURAIS QUANTO COMPORTAMENTAIS, PARA REPRESENTAR DE FORMA VISUAL A ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA. OS ARTEFATOS PRODUZIDOS DEVER�O SER CONDENSADOS EM UM ÚNICO ARQUIVO DMS (DOCUMENT MANAGEMENT SYSTEM). PARA O DESENVOLVIMENTO DO SITE SER� UTILIZADA A BIBLIOTECA REACT DA LINGUAGEM DE PROGRAMA��O JAVASCRIPT. O MODELO ARQUITETURAL UTILIZADO DEVER� SER BASEADO NO MVC (MODEL�€“VIEW�€“CONTROLLER), ESTE QUE POSSUI TR�S CAMADAS EM QUE SÃO DIVIDIDAS AS RESPONSABILIDADES DO SISTEMA. FOI UTILIZADA A METODOLOGIA �GIL XP (EXTREME PROGRAMMING), TENDO EM VISTA QUE A EQUIPE � PEQUENA E OS REQUISITOS SE MODIFICAM COM RAPIDEZ.

Referências

ROBBINS, S., Lauver, K., Le, H., Davis, D., Langley, R., & Carlstron, A. Do psychological and study skill factors predict college outcomes? A meta-analysis. Psychological Bulletin, 130(2), 261-288, 2004. Disponível em: <http://www.mrmont.com/teachers/self-Predictorsofsuccess2.pdf> . Acesso em 17 de maio de 2021.

CABRERA, A., Castañeda, M., Nora, A., & Hengstler, D. The convergence between two theories of college persistence. The Journal of Higher Education, 63(2),143-64, 1992.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÃSIO TEIXEIRA - INEP. Sem desistências, número de graduados poderia dobrar no Brasil. Brasília, 2019. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/sem-desistencias-numero-de-graduados-poderia-dobrar-no-brasil/21206>. Acesso em: 29 de Agosto de 2020.

TEIXEIRA, A. P.; Dias, A. C. G; Wottrich, S. H.; Oliveira, A. M. Adaptação à universidade em jovens calouros. 2007. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/pee/v12n1/v12n1a13.pdf>. Acesso em: 22 de Abr. de 2021.

Downloads

Publicado

2022-03-11