A ESCOLA NORMAL DE ANNAPOLIS/GO:

O PERFIL DO DIRETOR ESCOLAR (1931)

Autores

  • Tarsio Paula dos Santos Universidade Evangà©lica de Goiás - UniEVANGà‰LICA
  • Sandra Elaine Aires de Abreu Universidade Evangà©lica de Goiás - UniEVANGà‰LICA
  • Alda Franciele Gomes Alves Universidade Evangà©lica de Goiás - UniEVANGà‰LICA

Resumo

O PRESENTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO ANALISAR O PERFIL DO DIRETOR ESCOLAR DA ESCOLA NORMAL DE ANNAPOLIS/GO EM 1931. ESSA DELIMITA��O TEMPORAL JUSTIFICA-SE POR SER ESTE PER�ODO O ANO INAUGURAL DA REFERIDA INSTITUI��O ANAPOLINA DE ENSINO NORMAL. CONSIDERANDO A CONCEP��O HISTORIOGR�FICA DA HISTÓRIA CULTURAL, ADOTOU-SE COMO M�TODOS DE ANÁLISE DOS DADOS A PESQUISA BIBLIOGR�FICA E A ANÁLISE DOCUMENTAL, SENDO O PRINCIPAL CORPUS OS LIVROS ATAS DE REUNI�O DA CONGREGA��O DA ESCOLA NORMAL DE ANNAPOLIS/GO (1931 - 1937) E SEU ESTATUTOS (1931). OS ACHADOS DA PESQUISA APONTARAM QUE O DIRETOR DA ESCOLA NORMAL ANAPOLINA DO ANO DE 1931 FOI VICTOR COELHO DE ALMEIDA. CONSIDERANDO-SE SEU PERFIL E SUA EXPERI�NCIA PROFISSIONAL, TEM-SE QUE SUA ELEI��O COMO DIRETOR PERMANENTE DA ESCOLA NORMAL DE ANNAPOLIS/GO EM 1931, SIGNIFICOU O CUIDADO DAS LIDERAN�AS E AUTORIDADES ANAPOLINAS, BEM COMO A CONSIDERA��O DO CORPO DOCENTE DA ESCOLA PELA FIGURA DE VICTOR COELHO PARA CONDUZIR A REC�M CRIADA ESCOLA, COMO VIA DE GARANTIR SEU BOM FUNCIONAMENTO.

Biografia do Autor

Tarsio Paula dos Santos, Universidade Evangà©lica de Goiás - UniEVANGà‰LICA

Mestre em Educaà§ão, Linguagem e Tecnologias pelo Programa de Pà³s-Graduaà§ão Interdisciplinar em Educaà§ão, Linguagem e Tecnologias pela Universidade Estadual de Goiás (PPG IELT - UEG) na linha de pesquisa de Educaà§ão, Escola e Tecnologias; graduado em Pedagogia pela Universidade Evangà©lica de Goiás (UniIEVANGà‰LICA); graduando em Histà³ria na modalidade de educaà§ão a distância pela Faculdade Educacional da Lapa (UNIFAEL) e membro ativo do Grupo de Pesquisa Práticas Educativas, Memà³rias e Oralidades (PEMO/UECE). Atuou como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciaà§ão Cientà­fica ( PIBIC) 2019/2020 pela UniEVANGà‰LICA com a temática "A Escola Normal de Annapolis: O perfil dos alunos ( 1931)" ; como bolsista do Programa Institucional de Iniciaà§ão à  Docàªncia (PIBID) com o tema "O ensino de histà³ria local e patrimonial nos anos iniciais do ensino fundamental" e como monitor de linguagem (Atividade de Extensão Universitária) no curso de Pedagogia da Universidade Evangà©lica de Goiás (UniEVANGà‰LICA) no periodo de segundo semestre de 2018.

Sandra Elaine Aires de Abreu, Universidade Evangà©lica de Goiás - UniEVANGà‰LICA

Estágio Pà³s-Doutoral em Educaà§ão, pela Universidade Federal de Uberlândia (2014). Doutorado em Educaà§ão: Histà³ria, Polà­tica, Sociedade pela Pontifà­cia Universidade Catà³lica de São Paulo (2006).Mestrado em Educaà§ão Escolar Brasileira, pela Universidade Federal de Goiás (1997). Especializaà§ão em Histà³ria Econà´mica (1990), pela Associaà§ão Educativa Evangà©lica. Graduada em Pedagogia pela Associaà§ão Educativa Evangà©lica (1986), em Histà³ria pela Universidade Federal de Goiás (1987). Docente do ensino superior da Universidade Estadual de Goiás e do Mestrado Interdisciplinar em Educaà§ão Linguagem e Tecnologias (MIELT/UEG) e professora aposentada da Universidade Evangà©lica de Goiás (UniEVANGà‰LICA). Là­der do Grupo Goiano de Estudos e Pesquisas em Histà³ria da Educaà§ão (GGEPHE). Com experiàªncia na área de Educaà§ão, com àªnfase em Educaà§ão, atuando principalmente nos seguintes temas: práticas docentes,, histà³ria da educaà§ão, conteúdos e processo do ensino de histà³ria, Estágio Supervisionado, orientaà§ão de monografia e dissertaà§ão.

Alda Franciele Gomes Alves, Universidade Evangà©lica de Goiás - UniEVANGà‰LICA

Mestre em Educaà§ão - Universidade Estadual de Goiás. Pedagoga pela universidade UniEvangà©lica. Professora do curso de graduaà§ão em pedagogia em EAD - CEAR - Universidade Estadual de Goiás - UEG. Design Educacional - UniEvangà©lica. Membra do Grupo Goiano de Estudos e Pesquisas em Histà³ria da Educaà§ão.

Referências

BITTAR, Marisa. Vinte anos da Sociedade Brasileira de História da Educação: com os olhos no futuro. Revista Brasileira de História da Educação, Rio de Janeiro, v. 19, e071, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.4025/rbhe.v19.2019.e071. Acesso em 12 jul. 2023.

ESCOLA NORMAL DE ANNAPOLIS. Livro de tombamentos e impressões de visitas, 1º estatuto da Escola Normal de Annapolis, 1931. Anápolis, 1931.

ESCOLA NORMAL DE ANNAPOLIS. Livro de atas de reuniões da congregação da Escola Normal de Annapolis, 1931 a 1937. Anápolis, 1931 -1937.

GOYAZ. Decreto n. 659, de 28 de janeiro de 1931: Regulamento do Ensino Normal. In: GOYAZ. Correio Official do Estado de Goyaz, ano LXXV, n.1.830, de 02 de Fevereiro de 1931, Goyaz/GO, 1931, p. 1 – 10.

LOPES, Eliane Marta Teixeira; GALVÃO, Ana Maria de Oliveira. História da Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. (O que você precisa saber sobre).

PESAVENTO, Sandra Jatahy. História & História Cultural. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

SANTOS, Sérgio Ricardo Coutinho dos. Caminhos e descaminhos de um soldado de Cristo: a trajetória político-religiosa de Victor Coelho de Almeida (1879 - 1944). 1995. 181 f., il. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade de Brasília, Brasília, 1995. Disponível em https://repositorio.unb.br/handle/10482/41199. Acesso em 30 abr. 2023.

SANTOS, Tarsio Paula dos; ABREU, Sandra Elaine Aires de. A Escola Normal de Annapolis - GO: o perfil dos alunos (1931). Revista Inter Ação, Goiânia, v. 47, n. 1, p. 110–125, 2022. Disponível em https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/64478#:~:text=A%20funda%C3%A7%C3%A3o%20da%20Escola%20Normal,%2C%203%C2%BA%20e%204%C2%BA%20ano). Acesso em 30 ago 2023.

SANTOS, Tarsio Paula dos. O escolanovismo e a Escola Normal de Annapolis/GO na formação de normalistas (1931-1937). 169 f. Dissertação do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias. Universidade Estadual de Goiás – UEG, Anápolis – GO, 2023. Disponível em https://www.bdtd.ueg.br/bitstream/tede/1194/2/DISSERTACAO_TARSIO_PAULA_SANTOS.pdf. Acesso em 20 jun. 2023.

Downloads

Publicado

2025-02-17

Como Citar

Santos, T. P. dos, Abreu, S. E. A. de, & Alves, A. F. G. . (2025). A ESCOLA NORMAL DE ANNAPOLIS/GO:: O PERFIL DO DIRETOR ESCOLAR (1931). CIPEEX, 4(1). Recuperado de https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/CIPEEX/article/view/9936

Edição

Seção

POS_Outros_expandido_V-CIPEEX_2023