MARKETING DE RELACIONAMENTOS NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS BRASILEIRAS

Autores

  • Danilo Oliveira Faculdade Evangà©lica de Ceres
  • Edicarlos Rodrigues Dutra Faculdade Evangà©lica de Ceres
  • Walter Júnior Juvàªncio de Faria Faculdade Evangà©lica de Ceres

Palavras-chave:

marketing de relacionamentos, clientes, conquistas, fidelização

Resumo

DADAS AS CONT�NUAS E ACELERADAS MUDAN�AS VISUALIZADAS NO CAMPO DOS NEGÓCIOS, ESPECIALMENTE EM MEIO � PANDEMIA DA COVID-19, AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS SE VIRAM OBRIGADAS A IMPLEMENTAR NOVAS ESTRAT�GIAS PARA ENFRENTAR AS BARREIRAS DE MERCADO, CONQUISTANDO E FIDELIZANDO SEU P�BLICO. O MARKETING DE RELACIONAMENTOS CONTRIBUI PARA OTIMIZAR O V�NCULO COM O CLIENTE DESTAS EMPRESAS, AGREGANDO VALOR ESTRAT�GICO AOS PROCESSOS DECISÓRIOS DE GESTÃO. NESSE CONTEXTO BUSCA-SE ANALISAR COMO O MARKETING DE RELACIONAMENTOS PODE SER EMPREGADO NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS BRASILEIRAS. ESPECIFICAMENTE, BUSCOU-SE CONCEITUAR E DEFINIR O MARKETING, COMPREENDER COMO O MARKETING DE RELACIONAMENTO AUXILIA NO ENFRENTAMENTO DAS MUDAN�AS MERCADOLÓGICAS DA ATUALIDADE E DESTACAR A IMPORT�NCIA DO RELACIONAMENTO PARA ATRAIR, CONQUISTAR E FIDELIZAR CLIENTES. FOI DESENVOLVIDA UMA PESQUISA DO TIPO BIBLIOGR�FICA, ASSIM APRESENTANDO UMA REVISÃO DE LITERATURA. FORAM ANALISADOS DADOS DE 26 PUBLICA��ES DE LIVROS F�SICOS E ARTIGOS CIENT�FICOS EXTRA�DOS DA BASE ELETR�NICA DO GOOGLE ACAD�MICO E DA SCIELO. OS RESULTADOS ENCONTRADOS DEMONSTRARAM QUE O MARKETING DE RELACIONAMENTOS TEM SIDO CONSIDERADO COMO UMA FERRAMENTA ESTRAT�GICA DE GESTÃO, QUE TENDE A VIABILIZAR OS PROCESSOS DECISÓRIOS NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS ATUANTES NO BRASIL. NESSE ASPECTO CONCLU�SSE QUE O MARKETING DE RELACIONAMENTOS FAVORECE � CONSTRU��O E FORTALECIMENTO DOS LA�OS FIRMADOS COM O CLIENTE, PERMITINDO MAIOR ATRATIVIDADE PARA SUA CONQUISTA E FIDELIZA��O, AJUDANDO A MANTER UM BOM POSICIONAMENTO DE MERCADO E CONTRIBUINDO PARA O DESENVOLVIMENTO E CRESCIMENTO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS.

 

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Publicado

2022-11-30