DESENVOLVIMETO DA LINGUAGEM E RACIOCÀNIO LÓGICO E AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: UMA EXPERI�NCIA DE OFICINA NO EDUKA + ANGOLA
Palavras-chave:
Aprendizagem, Educação, Experiência, InclusãoResumo
ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO RELATAR A EXPERI�NCIA DE PARTICIPA��O NO PROJETO EXTENSIONISTA EDUKA + ANGOLA DA UNIVERSIDADE EVANGÉLICA DE GOI�S - UNIEVANG�LICA, PROMOVIDO PELO UNIMISS�ES E COORDENADO PELO CURSO DE PEDAGOGIA, ENVOLVENDO ACAD�MICOS DE V�RIOS OUTROS CURSOS EM UMA EXPERI�NCIA TRANSCULTURAL. EM JANEIRO DE 2020 REALIZOU-SE A TERCEIRA EDI��O DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO NO CENTRO INFANTIL CHAMUANGA, LOCALIZADA NA CIDADE DO CUITO, PROV�NCIA DO BI� - ANGOLA. O TEMA DESTA EDI��O FOI: �€ŒEDUCAR PARA INCLUIR, INCLUIR PARA EDUCAR: POSSIBILIDADES E DESAFIOS�€, QUANDO, AL�M DE PALESTRAS, FORAM REALIZADAS 5 OFICINAS MINISTRADAS PELOS ACAD�MICOS PARTICIPANTES DO PROJETO, DESTINADAS A PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PRIM�RIA.
ESTE RELATO SE REFERE � OFICINA �€ŒMETODOLOGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM E DO RACIOC�NIO LÓGICO JUNTO A CRIAN�AS COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM�€, A QUAL TEVE POR PRINCIPAL OBJETIVO FACILITAR A COMPREENS�O DOS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM E ORIENTAR NA INTERVEN��O, CONSIDERANDO O SUJEITO EM TODAS AS DIMENS�ES, DESTACANDO A DISCALCULIA, DISLEXIA, DISLALIA E DISGRAFIA. PARA CADA DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM APRESENTADA HOUVE SUA CONCEITUA��O, IDENTIFICA��O/SINTOMAS, EXPLANA��O A RESPEITO DA POSTURA DO PROFESSOR PERANTE AOS DESAFIOS COM PROPOSTAS DE INTERVEN��O, PAUTADAS POR METODOLOGIAS ATIVAS E L�DICAS, VISANDO A CRIAN�A/ADOLESCENTE COMO CENTRO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.
 
Referências
DURKHEIM, Émile. Educação e Sociologia. Lisboa, Portugal: Edições 70 Ltda., 2013. Tradução: Nuno Garcia Lopes.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão Escolar: O que é? Por que? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.
OMISTE, A. Saavedra; LÓPEZ, Maria Del C.; RAMIREZ, J. Formação de grupos populares: uma proposta educativa. In CANDAU, Vera Maria; SACAVINO, Susana (Org.). Educar em direitos humanos: construir democracia. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
SANTOS, Euzila Pereira dos. Dificuldades de aprendizagem nas series iniciais do ensino fundamental. Goiás, 2015. DisponÃvel em: <https://bdm.unb.br/bitstream/10483/12111/1/2015_EuzilaPereiradosSantos.pdf>. Acesso em: 01 set. 2022.