IMPRESSÃO 3D NO ENSINO DE ANATOMIA DAS DOENÇAS CEREBROVASCULARES

Autores

  • Igor Mundim Zendron Universidade Evangà©lica de Goiás - UniEVANGà‰LICA
  • Jalsi Tacon Arruda Universidade Evangà©lica de Goiás - UniEVANGà‰LICA

Palavras-chave:

aneurisma, bioimpressão, educação médica, inovação

Resumo

A PRODUÇÃO DE MODELOS A PARTIR DA IMPRESS�O 3D � UMA T�CNICA EXTREMAMENTE INOVADORA PARA SER UTILIZADA NAS PR�TICAS DE ENSINO. AL�M DE REPLICAR AS PE�AS J� EXISTENTES NO LABORATÓRIO DE ANATOMIA, PODE PRODUZIR OUTRAS PE�AS BASEADAS EM CASOS CL�NICOS REGISTRADOS A PARTIR DE EXAMES DE IMAGEM, DE FORMA DETALHADA. ASSIM, O PRESENTE ESTUDO RELATA AS APLICA��ES TÉCNICAS DA IMPRESS�O TRIDIMENSIONAL NO ENSINO DA ANATOMIA DAS DOEN�AS CEREBROVASCULARES. TRATA-SE DE UM ESTUDO DESCRITIVO, BASEADO EM UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA, UTILIZANDO ARTIGOS QUE ABORDARAM O TEMA, ENCONTRADOS A PARTIR DE BUSCAR POR ESTUDOS COM OS TERMOS MESH �€ŒTHREE-DIMENSIONAL PRINTING�€ E �€ŒCEREBROVASCULAR DISEASES�€. NAS UNIVERSIDADES DE CI�NCIAS DA SAÚDE, A UTILIZA��O DE MODELOS TRIDIMENSIONAIS VEM SENDO CADA VEZ MAIS COMUM. A CONSTRU��O DE PE�AS 3D PODE SER USADA COMO FERRAMENTA PARA UMA MAIOR COMPREENS�O DO PACIENTE A RESPEITO DE SUA CONDIÇÃO, PARA MELHORAR O PLANEJAMENTO PR�-OPERATÓRIO E AINDA O ENSINO DE TÉCNICAS CIR�RGICAS DE ALTA COMPLEXIDADE, COMO NOS PROCEDIMENTOS TERAP�UTICOS DE MALFORMA��ES ARTERIOVENOSAS E ANEURISMAS CEREBRAIS. AL�M DA UTILIZA��O DA IMPRESS�O 3D NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE RESIDENTES E ACAD�MICOS, OS MODELOS TORNARAM-SE UMA FERRAMENTA BASTANTE EFICAZ NO AUMENTO DA COMPREENS�O DOS PACIENTES QUANTO AS DOEN�AS CEREBROVASCULARES. 

Referências

DAOU, B.J. et al. Clinical and experimental aspects of aneurysmal subarachnoid hemorrhage. CNS neuroscience & therapeutics, v. 25, n. 10, p. 1096-1112, 2019.

EL SABBAGH, A. et al. The various applications of 3D printing in cardiovascular diseases. Current cardiology reports, v. 20, n. 6, p. 1-9, 2018

GARDIN, C. et al. Recent applications of three dimensional printing in cardiovascular medicine. Cells, v. 9, n. 3, p. 742, 2020.

LI, S. et al. Application of three dimensional (3D) curved multiâ€planar reconstruction images in 3D printing mold assisted eyebrow arch keyhole microsurgery. Brain and behavior, v. 10, n. 10, p. e01785, 2020.

DA MOTA LOUREDO, L. et al. Uso de prototipagem rápida ou manufatura aditiva para estudos de casos clínicos e planejamento de técnica cirúrgica utilizando modelos 3D. Research, Society and Development, v. 10, n. 12, p. e336101220403-e336101220403, 2021.

MATOZINHOS, I.P. et al. Impressão 3D: Inovações no campo da medicina. Revista Interdisciplinar Ciências Médicas, v. 1, n. 1, p. 143-162, 2017.

MENDONÇA, C.R. et al. Human anatomy: Teaching–learning experience of a support teacher and a student with low vision and blindness. Anatomical sciences education, v. 14, n. 5, p. 682-692, 2021

NAVRATIL, O. et al. Middle cerebral artery aneurysms with intracerebral hematoma—the impact of side and volume on final outcome. Acta neurochirurgica, v. 159, n. 3, p. 543-547, 2017.

ROCHA, D.P. et al. Métodos alternativos para o ensino da anatomia humana: revisão sistematizada. Research, Society and Development, v. 10, n. 16, p. e370101623641-e370101623641, 2021.

SALBEGO, C. et al. Percepções acadêmicas sobre o ensino e a aprendizagem em anatomia humana. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 39, p. 23-31, 2015.

SOARES NETO, J. et al. Tecnologias de ensino utilizadas na Educação na pandemia COVID-19: uma revisão integrativa. Research, Society and Development, v. 10, n. 1, p. e51710111974-e51710111974, 2021

SOARES NETO, J. et al. A Sequência Fedathi e o uso de tecnologias digitais 3D como recursos metodológicos para o ensino de anatomia humana: uma revisão integrativa. Research, Society and Development, v. 9, n. 10, p. e3559108141-e3559108141, 2020.

SOLDOZY, S. et al. The biophysical role of hemodynamics in the pathogenesis of cerebral aneurysm formation and rupture. Neurosurgical focus, v. 47, n. 1, p. E11, 2019.

SUN, Z.; SHEN-YUAN, L. A systematic review of 3-D printing in cardiovascular and cerebrovascular diseases. Anatolian Journal of Cardiology, v. 17, n. 6, p. 423-435, 2017

UTIYAMA, B. et al. Construção de biomodelos por impressão 3D para uso na prática clínica: experiência do instituto dante pazzanese de cardiologia. In: Anais do XXIV Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica. 2014. p. 316-9.

WEINSTOCK, P. et al. Optimizing cerebrovascular surgical and endovascular procedures in children via personalized 3D printing. Journal of Neurosurgery: Pediatrics, v. 16, n. 5, p. 584-589, 2015.

WU, A. et al. The addition of 3D printed models to enhance the teaching and learning of bone spatial anatomy and fractures for undergraduate students: a randomized controlled study. Annals of translational medicine, v. 6, n. 20, 2018.

YE, Z. et al. The role of 3D printed models in the teaching of human anatomy: a systematic review and meta-analysis. BMC medical education, v. 20, n. 1, p. 1-9, 2020.

Downloads

Publicado

2022-11-30