AVALIAÇO DO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM TEMPO DE PANDEMIA E SUAS REPERCUSSÀ•ES NA QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO
Palavras-chave:
idosos, tecnologia, saúde, características socioeconômicasResumo
O ENVELHECIMENTO � CONCEITUADO COMO UM PROCESSO DIN�MICO E PROGRESSIVO NO QUAL H� ALTERA��ES MORFOLÓGICAS E FUNCIONAIS. SENDO QUE, ESSAS ALTERA��ES, DESDE O �MBITO F�SICO, PSICOLÓGICO E SOCIAL TENDEM A AFETAR OS PAP�IS SOCIAIS QUE SÃO DESEMPENHADOS PELAS PESSOAS IDOSAS, AL�M DE QUE TODAS AS MODIFICA��ES MORFOLÓGICAS DA SENECTUDE PODEM INFLUENCIAR AS HABILIDADES MOTORAS PARA A UTILIZA��O DE DISPOSITIVOS TECNOLÓGICOS (SILVEIRA ET AL., 2010).
A MUDAN�A DA PIR�MIDE POPULACIONAL, COM CRESCENTE ENVELHECIMENTO ESTÁ RELACIONADA AO DECL�NIO DA FECUNDIDADE, LEVANDO A UM MAIOR RITMO DE CRESCIMENTO DA POPULA��O IDOSA. EM 1970, POR EXEMPLO, PESSOAS COM MAIS DE 65 ANOS CONSTITU�AM 3,1% DA POPULA��O, J� EM 2050 DEVER�O CORRESPONDER A 19% DA POPULA��O BRASILEIRA. ASSIM, � IMPORTANTE RESSALTAR QUE A POPULA��O IDOSA � A QUE TEM REVELADO MAIOR DIFICULDADE NA COMPREENS�O DOS NOVOS MEIOS TECNOLÓGICOS E EM LIDAR COM ESSES AVAN�OS (NARSI, 2008; CARVALHO; WONG, 2008; SILVEIRA ET AL., 2010).
COM A INVERS�O DA PIR�MIDE ET�RIA, A R�PIDA EXPANS�O DA TECNOLOGIA FAZ COM QUE SEJA EXTREMAMENTE IMPORTANTE O SEU USO NO COTIDIANO. COM A PANDEMIA DA COVID-19, ELA SE TORNOU INDISPENS�VEL DEVIDO �S MUDAN�AS NOS PROCESSOS DE ORGANIZAÇÃO E ENSINO PARA O CONTROLE DA DOEN�A. ASSIM, TORNA-SE NECESS�RIO O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS QUE VISEM O APRENDIZADO DOS IDOSOS AO USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS PARA INTEGRA��O � SOCIEDADE E PARA FACILITAR A ROTINA NO ATUAL CONTEXTO DE SURTO DE DOEN�A (CZAJA; SHARIT, 2012).
� CERTO QUE A RELAÇÃO ENTRE TECNOLOGIA E INFORMAÇÃO ESTABELECE UM PAR�METRO QUE LIMITA A AQUISI��O DE CONHECIMENTO PELOS EXCLU�DOS DIGITAIS. COM ISSO, � IMPORTANTE FORNECER � POPULA��O IDOSA O ACESSO AOS MEIOS TECNOLÓGICOS, POIS � NECESS�RIA A INCLUS�O DIGITAL DESSAS PESSOAS DE MANEIRA AMPLA E ABRANGENTE (STOBသUS; MOSQUEIRA; 2012). OUTROSSIM, COMPROVOU-SE QUE O USO DA TECNOLOGIA NESSA FAIXA ET�RIA FACILITA A BUSCA DE INFORMA��ES LIGADAS � SAÚDE E CONTRIBUI COM ASPECTOS PREVENTIVOS NO PROCESSO DE ENVELHECIMENTO (DEOLLOS; MORRIS; 1999).
NESSE SENTIDO, O FORNECIMENTO DA TECNOLOGIA AOS IDOSOS REFLETE A IMPORT�NCIA
DAS FERRAMENTAS EDUCACIONAIS, TENDO EM VISTA QUE O INVESTIMENTO EM EDUCAÇÃO REFLETE UM INVESTIMENTO EM SAÚDE. PARA TAL, IN�MERAS FERRAMENTAS SÃO UTILIZADAS NA INTEGRA��O DA PESSOA IDOSA � TECNOLOGIA, COMO JOGOS ON-LINE E REDES SOCIAIS, QUE TENDEM A AUMENTAR A ADES�O � INTERNET, AL�M DE INSERI-LOS DE FORMA ATIVA NOS MEIOS DE COMUNICA��O. TAMB�M, O USO DESSAS FERRAMENTAS ATUA NO ROMPIMENTO DE TABUS SOCIAIS, UMA VEZ QUE A COMUNIDADE CIENTÍFICA NÃO JULGA A IDADE COMO UM FATOR DE LIMITA��O, HAJA VISTA QUE A CAPACIDADE DE ADQUIRIR NOVOS ENSINAMENTOS � CONT�NUA DURANTE TODA A VIDA (MOTA, M. S.G; PEREIRA, F.E.L., 2012).
EM MEIO A UMA �POCA EM QUE A INTERNET � ESSENCIAL NA VIDA DE MILHARES DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS, FAZ-SE NECESS�RIO A ADO��O DE T�TICAS E H�BITOS QUE INCLUAM A PARCELA DA SOCIEDADE QUE NÃO DESFRUTA, E NÃO CRESCEU EM MEIO A ESSE �€ŒBOOM�€ TECNOLÓGICO: A POPULA��O IDOSA. A EXPERI�NCIA DE PROMO��O DE PROJETOS PARA INCLUS�O DA TECNOLOGIA NO DIA A DIA DOS IDOSOS T�M SIDO UM TRABALHO COMPLEXO, DEVIDO AO FATO DESSA POPULA��O SER BASTANTE HETEROG�NEA EM ASPECTOS SOCIAIS, CULTURAIS E ECON�MICOS, � FALTA DE EXPERI�NCIAS PR�VIAS E POR DESACREDITAREM NA CAPACIDADE DE SE APRENDER ALGO NOVO (CZAJA; SHARIT, 2012).
Referências
CARDOSO, G. CASTELLS, M. A sociedade em rede: do conhecimento à acção polÃtica. Belém-Portugal, 2005.
CARVALHO, J.A.M.; WONG, L.L.R. A transição da estrutura etaÌria da população brasileira na primeira metade do seÌculo XXI. Cad. SauÌde PuÌblica, Rio de Janeiro, v.24, n.3, p.597-605, 2008.
CZAJA, S; SHARIT, J. Designing Training and Instructional Programs for Older Adults. Boca Raton: CRC Press, 2012.
DEOLLOS, I.; MORRIS, D.C. The internet as an information resource for older adults. J. Educat. Technol. Syst., v.28, n.2, p.107-20, 1999.
FIORINI, J.M.; BARROS, M.J.R.; BENTO, E.B. Gamification to promote digital inclusion of the elderly. In: 2017 12th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI). IEEE, p. 1-4. 2017.
MOTA, M. S. G; PEREIRA, F. E. L. Processo de construção do conhecimento e desenvolvimento mental do indivÃduo. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional Técnica de NÃvel Médio Integrado na modalidade EJA, 2012.
NARSI, F. O envelhecimento populacional no Brasil. Eisntein, v.6 (s.1), p.4-6, 2008.
RAYMUNDO, T.; GIL, H.; BERNARDO, L. Desenvolvimento de projetos de inclusão digital para idosos. Revista de Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento, v. 24, n. 3, p. 22-44, 2019. Acesso em: 02 jun. 2021.
SILVEIRA, M.M., et al. Educação e inclusão digital para idosos. Revista Novas Tecnologias na Educação, v.8, n.2, 2010.
STOBÄUS, C. D; MOSQUERA, J. J. M. Educação Especial: em direção à Educação Inclusiva. 4. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012