ASSOCIAÇO ENTRE TÀTULOS DE ESPECIALIDADE MÉDICA, PÓS-GRADUAÇO E ATENDIMENTO HUMANIZADO

Autores

  • Nathália Brandão de Bessa Universidade Evangà©lica de Goiás – UniEVANGà‰LICA
  • Guilherme Antà´nio Ferreira de Sena Soares Universidade Evangà©lica de Goiás – UniEVANGà‰LICA
  • Ana Lara Menezes de Sousa Universidade Evangà©lica de Goiás – UniEVANGà‰LICA
  • Higor Chagas Cardoso Universidade Evangà©lica de Goiás – UniEVANGà‰LICA

Palavras-chave:

especialidade médica, humanização da assistência, educação de pós-graduação em medicina

Resumo

POR MUITOS SÉCULOS A MEDICINA POSSUIU APENAS UMA ESPECIALIDADE COM UM ÚNICO ENFOQUE, O BEM COMUM (REZENDE,2009).  COM O PASSAR DO TEMPO, PERCEBEU-SE QUE A PR�TICA M�DICA SERIA MELHOR EXECUTADA SE OS PROFISSIONAIS APLICASSEM SEU TEMPO DE FORMA MAIS ESPEC�FICA COM O INTUITO DE SABER MAIS PROFUNDAMENTE DE UMA DETERMINADA �REA. O ATENDIMENTO HUMANIZADO � UMA FERRAMENTA DE F�CIL MANUSEIO E ACESS�VEL A TODO INDIV�DUO QUE ALMEJA UMA MELHOR RELAÇÃO M�DICO-PACIENTE (RMP) E MAIOR EFETIVIDADE NOS SEUS TRATAMENTOS (MOURA ET AL, 2019). AL�M DISSO � O INSTRUMENTO PERFEITO PARA INCLUIR O CLIENTE NO SEU PRÓPRIO PROCESSO DE MELHORA, PERMITINDO A PARTICIPA��O ATIVA DO PACIENTE NO SEU TRATAMENTO (RIBEIRO; AMARAL, 2008).

 

Referências

BOWMAN, M.A.; NEALE, A.V. Investigating Patient-Centered Care. Journal of the American Board of Family Medicine, v. 27, n. 2, p. 169-171, 2014.

CONSTAND, M.K., et al. Scoping review of patient-centered care approaches in healthcare. BMC Health Services Research, v.14, n.271, 2014.

MOURA, J.A.; et al. Impacto do Treinamento de Habilidades de Comunicação e do Registro Médico na Prática do Método Clínico de Atendimento Integral à Pessoa. Revista Brasileira de Educação Médica, v.43, n.1, p. 47-54, 2019.

OLIVEIRA, B.R.G.; COLLET, N.; VIERA, C.S. A humanização na assistência à saúde. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v.14, n.2, p. 277- 284, 2006.

REZENDE, J.M. O Ato Médico Através da História. Jornal do Conselho Federal de Medicina, p.111-119, 2009.

REZENDE, V.L.M. et al Documentary analysis of the pedagogical project of a Medicine course and teaching in Primary Care. Interface comunicação, saúde, educação, v. 23, n. 1, p. 1-12, 2019.

RIBEIRO, M.M.F.; AMARAL, C.F.S. Medicina centrada no paciente e ensino médico: a importância do cuidado com a pessoa e o poder médico. Revista Brasileira de Educação Médica, v.32, n.1, p.90-97, 2008.

SCHIMITH, M.D; et al. Relações entre profissionais de saúde e usuários durante as práticas em saúde. Trabalho, Educação e Saúde, v.9, n.3, p. 479-503, 2011.

Downloads

Publicado

2022-11-30