O USO DIDÁTICO DA IMPRESSÃO 3D PARA ENSINO DE ESTRUTURAS ANATÀ”MICAS

Autores

  • Rafaela Melo Macedo UNIVERSIDADE EVANGà‰LICA DE GOIàS - UniEVANGà‰LICA
  • Jalsi Tacon Arruda UNIVERSIDADE EVANGà‰LICA DE GOIàS - UniEVANGà‰LICA

Palavras-chave:

impressora 3D, anatomia, bioimpressão, educação médica

Resumo

A �REA DA SAÚDE � CARACTERIZADA PELA SUA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO CIENT�FICO, ASSIM, REGULARMENTE SURGEM NOVAS PESQUISAS CUJOS RESULTADOS MOTIVAM NOVOS ESTUDOS E SE INCORPORAM FERRAMENTAS CADA VEZ MAIS SOFISTICADAS, COM OS QUAIS O PROFISSIONAL PRECISA SE ADAPTAR (ALBUQUERQUE; SOUZA; BAESSA, 2018). UMA DESSAS FERRAMENTAS � A MODELAGEM TRIDIMENSIONAL (3D). ESSA TECNOLOGIA CONSISTE EM CRIAR UM OBJETO NAS TR�S DIMENS�ES (ALTURA, PROFUNDIDADE E LARGURA) POR MEIO DE UM SOFTWARE DE COMPUTADOR. ASSOCIADA A EXAMES DE IMAGEM, COMO TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA E RESSON�NCIA MAGN�TICA, � POSS�VEL REPRODUZIR ESTRUTURAS ANAT�MICAS SIMILARES �S ORIGINAIS (HOY, 2013), QUE SÃO �TEIS NÃO SOMENTE NA ATUA��O CL�NICA E CIR�RGICA, MAS, TAMB�M, NO ENSINO DE ANATOMIA HUMANA. A DISCIPLINA DE ANATOMIA ESTÁ PRESENTE EM TODOS OS CURR�CULOS DE FORMA��O SUPERIOR E T�CNICA NA �REA DA SAÚDE, VISTO QUE A COMPREENS�O DA MORFOLOGIA DO ORGANISMO TEM FUNDAMENTAL IMPORT�NCIA PARA O ENTENDIMENTO DE SEU FUNCIONAMENTO. NO ENTANTO, OBSERVA-SE QUE AS PR�TICAS RECORRENTES DE ENSINO SE LIMITARAM A DISSECA��O DE CAD�VERES OU A ESTUDO EM MODELOS ANAT�MICOS SINT�TICOS QUE SÃO CAROS. DESSA FORMA, ENTENDE-SE QUE O FUTURO PARA ESSA DISCIPLINA � DESENVOLVER NOVAS TECNOLOGIAS QUE AUXILIEM A COMPREENS�O DAS ESTRUTURAS E MORFOLOGIAS DA VARIABILIDADE ANAT�MICA VIABILIZANDO O USO DAS IMAGENS GERADAS NOS EXAMES DIGITAIS, DE FORMA QUE O ALUNO POSSA IMPRIMIR E MANIPULAR O MODELO PARA MELHOR COMPREENDER AS DIFEREN�AS ENTRE CADA PE�A (BALESTRINI; CAMPO-CELAYA, 2016; WU ET AL., 2018).

Referências

Albuquerque, E. M., Souza, S. G. A., & Baessa, A. R. (2004). Pesquisa e inovação em saúde: uma discussão a partir da literatura sobre economia da tecnologia. Ciência & Saúde Coletiva, 9(2), 277-294.

Allen, L. K., Bhattacharyya, S., & Wilson, T. D. (2015). Development of an interactive anatomical three-dimensional eye model. Anatomical sciences education, 8(3), 275–282.

Araujo, M. C. E., Duarte, M. M. S., Louredo, L. M., Louredo, J. M., & Arruda, J. T. (2021). Contribuições da engenharia reversa e produção de modelos 3D para o ensino médico. Research, Society and Development, 10(11), e385101119692.

Balestrini, C., & Campo-Celaya, T. (2016). With the advent of domestic 3-dimensional (3D) printers and their associated reduced cost, is it now time for every medical school to have their own 3D printer? Medical teacher, 38(3), 312–313.

Cramer, J., Quigley, E., Hutchins, T., & Shah, L. (2017). Educational Material for 3D Visualization of Spine Procedures: Methods for Creation and Dissemination. Journal of digital imaging, 30(3), 296–300.

Henrique, L. (2018). Confecção de modelos vertebrais por impressão 3D para uso didático em aulas de anatomia. Trabalho de Conclusão de Curso, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina.

Hoy M. B. (2013). 3D printing: making things at the library. Medical reference services quarterly, 32(1), 94–99.

Koche, J. C. (2011). Fundamentos de metodologia científica. Petrópolis: Vozes.

Muniz, A. L., & Moraes, S. G. (2018). Utilização de modelos 3D como recurso didático no ensino de embriologia do sistema nervoso central. Anais Congresso internacional de educação e tecnologias, CIET:EnPED:2018.

Silva, P. C., Santandrea, R. S., Brandão, L. C., Xavier, M. V. A., & Volpini, V. L. (2020). Manufatura aditiva: Revisão sistemática da literatura / Additive manufacturing: A systematic review. Brazilian Journal of Development, 6(11), 84502–84515.

Singh, R., Suri, A., Anand, S., & Baby, B. (2016). Validation of Reverse-Engineered and Additive-Manufactured Microsurgical Instrument Prototype. Surgical innovation, 23(6), 606–612.

Smith, B., & Dasgupta, P. (2020). 3D printing technology and its role in urological training. World journal of urology, 38(10), 2385–2391.

Valverde I. (2017). Three-dimensional Printed Cardiac Models: Applications in the Field of Medical Education, Cardiovascular Surgery, and Structural Heart Interventions. Revista espanola de cardiologia (English ed.), 70(4), 282–291.

Wu, A. M., Wang, K., Wang, J. S., Chen, C. H., Yang, X. D., Ni, W. F., & Hu, Y. Z. (2018). The addition of 3D printed models to enhance the teaching and learning of bone spatial anatomy and fractures for undergraduate students: a randomized controlled study. Annals of translational medicine, 6(20), 403.

Downloads

Publicado

2022-11-30