CI�NCIA, SABERES E EDUCAÇO INTERCULTURAL €“ CAMINHOS DE UMA TROCA EFETIVA DE SABERES

Autores

  • Sara Langsdorff Universidade Evangà©lica de Goiás - UniEVANGà‰LICA
  • Marcos Flavio Portela Veras Universidade Unievangelica de Goiás- UniEvangà©lica

Palavras-chave:

ciências, saberes, educação, interculturalidade

Resumo

TEM SIDO CADA VEZ MAIS CRESCENTE O INTERESSE POR ENTENDER OS PROCESSOS QUE ENVOLVEM AS DIN�MICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NUM CONTEXTO DE INTERCULTURALIDADE. O PROPÓSITO DESSA PESQUISA � DAR VISIBILIDADE AO ENCONTRO DE SABERES DE QUANDO INDIV�DUOS DE OUTRAS MATRIZES CULTURAIS ACESSAM O CONHECIMENTO CIENT�FICO. POR MEIO DE UMA REVISÃO DE LITERATURA, OBSERVA��ES PARTICIPANTES E APLICA��O DE QUESTION�RIOS FOI POSS�VEL EXTRAIR DADOS PERTINENTES PARA SEUS OBJETIVOS. PERCEBEU-SE QUE H� MUITAS POSSIBILIDADES DE ENRIQUECIMENTO QUANDO CONHECIMENTOS TRADICIONAIS E CI�NCIA DIALOGAREM, MAS PARA ISSO OS PODERES HEGEM�NICOS DO SABER DEVEM SE ABRIR PARA NOVAS E INOVADORAS SOLU��ES DE ENFRENTAMENTO DAS QUEST�ES DA EXIST�NCIA.

Biografia do Autor

Sara Langsdorff, Universidade Evangà©lica de Goiás - UniEVANGà‰LICA

Graduada em pedagogia.

Referências

CLIFFORD, James. Sobre a autoridade etnográfica. In: A experiência etnográfica. Antropologia e Literatura no século XX. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1998.

CUNHA, M. C. da. Questões suscitadas pelo conhecimento tradicional. Revista de Antropologia, [S. l.], v. 55, n. 1, 2012. DOI: 10.11606/2179-0892.ra.2012.46971. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ra/article/view/46971. Acesso em: 19 jul. 2022.

FLEURI, Reinaldo Matias, et al. Educação Intercultural: mediações necessárias. Rio de Janeiro, 2003.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989.

GUBER, Rosana. La etnografía – método, campo e reflexividad. Buenos Aires: Siglo Veintiuno Editores, 2011.

OBERG, K. Cultural Shock. 1954. Disponível em: <https://www.smcm.edu/academics/internationaled/Pdf/cultureshockarticle.pdf> Acesso em 10 jul. 2022.

SAID, Edward. Orientalismo – o oriente como invenção do ocidente. São Paulo: Companhia das letras, 2007.

SPIVAK, Gavatri. Pode falar o subalterno? Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

STALLIVIERI. Luciane. Compreendendo a internacionalização da educação superior. Revista de Educação do Cogeime – Ano 26 – n. 50 – janeiro-junho 2017. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-cogeime/index.php/COGEIME/article/view/729. Acesso em: 16 nov. 2021.

Downloads

Publicado

2022-11-30