A ETNOBIOLOGIA NO CONTEXTO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO DO COLÉGIO ASSUNÇO EM ITAPACI-GO (2020-2023).

Autores

  • Janaina Ricardo Rodrigues Universidade Evangelica de Goiás- UniEvangà©lica
  • Heliel Gomes de Carvalho UniEvangà©lica - Universidade Evangà©lica de Goiás

Palavras-chave:

educação ambiental, etnobiologia, escola, sustentabilidade

Resumo

ESSA PESQUISA OBJETIVA VERIFICAR O CONHECIMENTO DOS PROFESSORES DE CI�NCIAS SOBRE ETNOBIOLOGIA NAS AULAS DE CI�NCIAS E BIOLOGIA DO ENSINO M�DIO NO COL�GIO ASSUN��O, EM ITAPACI-GO, ENTRE 2020 E 2023. M�TODO: A PESQUISA DE CAR�TER EXPLORATÓRIO-DESCRITIVO, QUALITATIVO-QUANTITATIVO UTILIZA-SE DA ESTAT�STICA DESCRITIVA PARA ANALISAR QUESTION�RIO APRESENTADO ATRAV�S DO APLICATIVO DE GERENCIAMENTO DE PESQUISA GOOGLE FORM A SER APLICADO AOS ALUNOS DO ENSINO M�DIO DO REFERIDO COL�GIO, LOCALIZADO NA CIDADE DE ITAPACI-GO, FUNCIONANDO NO PER�ODO MATUTINO E OFERECENDO EDUCAÇÃO B�SICA DO 5�º ANO AO ENSINO M�DIO. O ESTUDO DA ETNOBIOLOGIA COMO CI�NCIA VASTA, QUE CONTEMPLA V�RIOS CAMPOS E �REAS DISTINTAS COMO POR EXEMPLO, A ETNOBOT�NICA, A ETNOFARMACOLOGIA, ENTRE OUTROS, PODE TER DIFERENTES ABORDAGENS: UTILIT�RIA E INTELECTUALISTA (BERLIN 1992). A IMPORT�NCIA DO ESTUDO SE D� POR APRESENTAR UM PENSAMENTO INTEGRADO DA EDUCAÇÃO, DE FORMA A COLABORAR DIRETA E EFETIVAMENTE NA FORMA��O DE CIDAD�OS CR�TICOS E ATUANTES NAS QUEST�ES RELACIONADAS A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A SUSTENTABILIDADE. RESULTADO: CONHECER O OBJETO DE ESTUDO DA PESQUISA COMO PARTE DO ANSEIO DE AMPLIAR A FORMA��O DE PROFESSORES NA COMUNICA��O DO ENSINO DE CI�NCIAS E BIOLOGIA VISANDO A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DE FORMA INTERDISCIPLINAR, NO CONTEXTO ESCOLAR; PRETENDE-SE AINDA FORMAR CIDAD�OS MAIS CONSCIENTES SOBRE O MEIO AMBIENTE EM QUE VIVEM E PARA TANTO, BUSCA ASSOCIAR OS CONHECIMENTOS E PR�TICAS DA ETNOBIOLOGIA E DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA.

� 

Referências

ALBUQUERQUE, U. P. Etnobiologia e biodiversidade. Série: Estudos e debates, Recife: NEPEEA/Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia. 2005.

BERLIN, B. Ethnobiological classification: principles of categorization plants and animals in traditional societies, New Jersey: Princeton University Press, 1992.

BRAGA, João Carlos; et al. A Base Curricular Comum – BNCC: uma discussão sobre Educação Ambiental e Sustentabilidade. In: Congresso Nacional de Educação, n 7, 2020, Maceió (AL). Anais. Maceió, Alagoas: Centro Cultural de Exposição Ruth Cardoso, 2020.

POSEY D A. 1997. Etnobiologia: teoria e prática. In: Ribeiro D (ed.). Suma Etnológica Brasileira, 1-15. Edição atualizada do Handbook of South American Indians. 3a Edição, v. 1, Petrópolis: Vozes/FINEP.

Downloads

Publicado

2022-11-30