EDUCAÇO PRISIONAL
Palavras-chave:
Educação, Prisional, RecuperaçãoResumo
O SISTEMA PRISIONAL BRASILEIRO PASSA POR UMA CRISE SEM PRECEDENTES. POR TODO O PA�S ESPALHAM-SE EVID�NCIAS DE UM ACELERADO E PERIGOSO PROCESSO DE DETERIORA��O. AS PRIS�ES SÃO UMA BOMBA-RELÓGIO QUE A SOCIEDADE RESISTE A ENXERGAR, APESAR DA FREQU�NCIA E DA SELVAGERIA DAS REBELI�ES. DURANTE MUITOS ANOS, NINGU�M DENTRO DO SISTEMA PENITENCI�RIO SE PREOCUPOU COM A CAPACITA��O PROFISSIONAL DO INTERNO PENITENCI�RIO. HOJE, AINDA TIMIDAMENTE, INICIA-SE TAL DISCUSS�O. ACREDITAM QUE, PELA DA QUALIFICA��O PROFISSIONAL DOS INTERNOS, SE CONSIGA INSERI-LOS (OU REINSERI-LOS) NO MERCADO DA FOR�A DE TRABALHO. V�RIAS SÃO AS INDAGA��ES QUE MERECEM A NOSSA ATEN��O, DENTRE ELAS: QUAL O REAL PAPEL DA EDUCAÇÃO NO SISTEMA PENITENCI�RIO? COMO DEVE SE EFETIVAR UMA EDUCAÇÃO PARA ADULTOS PRIVADOS DE LIBERDADE? ELENICE MARIA ONOFRE, SALIENTA QUE A ESCOLA � UM ESPA�O QUE NÃO PRECISA FUNCIONAR PELO AVESSO, PODENDO DESEMPENHAR UM PAPEL IMPORTANTE NO RESGATE DO STATUS DE CIDAD�O, SENDO O PROFESSOR FIGURA RELEVANTE NO ESTABELECIMENTO DO V�NCULO DE CONFIAN�A QUE O APRISIONADO PERDEU AO SER AFASTADO DA SOCIEDADE. PARA TANTO, � PRECISO DESMASCARAR EDUCAÇÃO � POPULA��O CARCER�RIA COMO UM BENEF�CIO OU MESMO UM PRIVIL�GIO CONCEDIDO A CRIMINOSOS, E AVAN�AR JUNTO � SOCIEDADE NO ENTENDIMENTO DE QUE A EDUCAÇÃO � UM DIREITO DE TODOS, DE ACORDO COM MIGUEL ARROYO, SEM DISTIN��ES, E UM DEVER DO ESTADO. COMPREENDIDA EM UMA CONCEP��O MACRO, DEVESE DEFENDER QUE �€Œ A EDUCAÇÃO NA PRIS�O NÃO � APENAS ENSINO, MESMO QUE DEVAMOS TER CERTEZA DE QUE A APRENDIZAGEM DE CONHECIMENTOS B�SICOS ESTEJA ASSEGURADA, A EDUCAÇÃO DEVE SER, SOBRETUDO: DESCONSTRU��O/RECONSTRU��O DE A��ES E COMPORTAMENTOS.