TEORIA MATEMÁTICA DA COMUNICAÇO APLICADA A SINALIZAÇO AEROPORTUÁRIA
Palavras-chave:
Sinalização Aeroportuária, Aeroportos, Engenharia de Tráfego, Teoria Matemática da ComunicaçãoResumo
O TRABALHO FOI MOTIVADO ATRAV�S DO ESTUDO DA TEORIA DOS TR�S "E"S DA ENGENHARIA DE TR�FEGO SOBRE A COMPREENS�O E ENSINO DO TRANSITO AO USU�RIO. OBJETIVO DO TRABALHO � DE APLICAR A TEORIA MATEM�TICA DA COMUNICA��O NA ANÁLISE DA SINALIZA��O AEROPORTU�RIA ATRAV�S DA PERCEP��O DOS USU�RIOS. PARA ISSO A PESQUISA FOI APLICADA NO AEROPORTO DE GOI�NIA, DURANTE O M�S DE SETEMBRO � OUTUBRO DE 2014 E APLICADO NA METODOLOGIA DE MATOZZO SOBRE O N�VEL DE SATISFA��O DO USU�RIO. NO TOTAL FORAM ENCONTRADAS 27 PLACAS DE SINALIZA��O COM DIFERENTES MENSAGENS E CÓDIGO DE CORES. OS USU�RIOS FORAM ENTREVISTADOS SOBRE O ENTENDIMENTO DA SINALIZA��O AEROPORTU�RIA. DA POPULA��O ENTREVISTA 45% NÃO PERCEBE A SINALIZA��O AEROPORTU�RIA, E 30% CONSIDERAM A SINALIZA��O SATISFATÓRIA. O RESULTADO DA PESQUISA MOSTRA CONCLUS�ES CONTR�RIAS A TEORIA DOS TR�S "E"S NO QUAL OS USU�RIOS POSSUEM ATEN��O CONCENTRADA A SINALIZA��O VI�RIA, OUTRO FATO ENCONTRADO � QUE PARA A MESMA MENSAGEM EXISTE CÓDIGOS DE CORES DIFERENTES PARA A SINALIZA��O, A PADRONIZA��O DA SINALIZA��O AEROPORTU�RIA TAMB�M PODERIA SER OBRIGATÓRIA NO MANUAL DE IMPLEMENTA��O DE AEROPORTOS, EVITANDO DIFERENTES PADR�ES NOS DIVERSOS AEROPORTOS.