SISTEMA PNEUMÁTICO - UTILIZAÇO DO AR E GERAÇO DE ENERGIA MECÂNICA
Palavras-chave:
Sistema Pneumático, Ar Comprimido, Preparação Do ArResumo
NA PNEUM�TICA O AR COMPRIMIDO � EMPREGADO COMO O PRINCIPAL ELEMENTO DE TRABALHO, O QUAL TORNA POSS�VEL A UTILIZA��O DO AR PARA GERA��O DE ENERGIA MEC�NICA. O SISTEMA PNEUM�TICO � DE GRANDE IMPORT�NCIA EM DIVERSAS �REAS, OFERECE V�RIAS VANTAGENS COMO F�CIL TRANSPORTE, F�CIL ARMAZENAMENTO, ALTAS VELOCIDADES, REGULAGEM LIMPEZA, TEMPERATURA E SEGURANÇA AO OPERADOR E AO LOCAL DE TRABALHO. O OBJETIVO DESTE PROJETO � APRESENTAR COMO FUNCIONA O CIRCUITO PNEUM�TICO POR AR COMPRIMIDO, COMO � POSS�VEL CONTROLAR A VELOCIDADE E PRESS�O DO FLUIDO, AL�M DE EXPLICAR A FUN��O DE CADA PE�A UTILIZADA NO CIRCUITO REALIZADO. O AR UTILIZADO NA PNEUM�TICA REQUER UMA BOA PREPARA��O E ANTES DE ESTAR PRONTO PARA O USO PASSA POR ALGUMAS ETAPAS COMO: PRIMEIRO � ASPIRADO PELO COMPRESSOR, EM SEGUIDA PASSA PELO RESFRIADOR, SEPARADOR DE CONDENSADOS, RESERVATÓRIO, PURGADOR, PR�-FILTRO, SECADOR NOVAMENTE, PURGADOR AUTOM�TICO ELETR�NICO, PR�FILTROS, SEPARADOR �GUA/ÓLEO. PARA MONTAR O CIRCUITO PNEUM�TICO COM 3 CILINDROS SER�O UTILIZADOS OS SEGUINTES COMPONENTES: 3 CILINDROS SENDO 2 DE DUPLA A��O E 1 POR RETORNO DE MOLA, 3 ROLETES DE 2 POSI��ES E 3 VIAS, 3 GATILHOS DE 2 POSI��ES E 3 VIAS, 5 V�LVULAS REGULADORAS DE FLUXO UNIDIRECIONAL, 1 V�LVULA DE BLOQUEIO �€Œ OU�€ , 3 V�LVULAS DIRECIONAIS DUPLO PILOTO DE 2 POSI��ES E 5 VIAS, 2 BOTOEIRAS DE 2 POSI��ES DE 3 VIAS SENDO 1 COM TRAVA E A OUTRA COM RETORNO POR MOLA. O RESULTADO DO CIRCUITO FOI ÓTIMO, POIS O ACIONAMENTO PNEUM�TICO FUNCIONOU EM PERFEITO ESTADO.