RELATO DE AÇO EXTENSIONISTA - O DESENVOLVIMENTO OBSERVADO EM UMA CRIANÇA DE 13 MESES
Palavras-chave:
Crescimento, Desenvolvimento, Teorias Psicanalistas e PediátricasResumo
ENTENDE-SE POR DESENVOLVIMENTO O CONJUNTO DE TRANSFORMA��ES E MATURA��ES DE HABILIDADES COGNITIVAS E PSICOLÓGICAS CONSOANTE IDADE, E AVAN�OS SEGUNDO O CRESCIMENTO. A LITERATURA � AMPLA CONTANDO COM CONTRIBUI��ES DE FREUD, JEAN PIAGET E ERIK ERIKSON. JUSTIFICATIVA: ESTE TRABALHO POSSIBILITA AO ACAD�MICO DE MEDICINA A EXPERI�NCIA PR�TICA E A CONTEXTUALIZA��O COM AS TEORIAS ESTUDADAS, CONTRIBUINDO PARA A CONSTRU��O DA APRENDIZAGEM DE FORMA SIGNIFICATIVA. DESENVOLVIMENTO: DE ACORDO COM JEAN PIAGET A CRIAN�A OBSERVADA SE ENCONTRA NA PRIMEIRA FASE E NO SUBEST�GIO V , ONDE ELA J� APRESENTA A CAPACIDADE DA IMITA��O. PARA SIGMUND FREUD, A CRIAN�A, APRESENTA-SE NA TRANSI��O ENTRE OS EST�GIOS ORAL E ANAL DE DESENVOLVIMENTO. SUAS ATITUDES, NÃO OBSTANTE, SÃO PREDOMINANTEMENTE AS RELATADAS NO EST�GIO ORAL COMO O H�BITO DE MORDER, SUCCIONAR E LAMBER OBJETOS VARIADOS QUE SE ENCONTRAM A SUA DISPOSI��O E H�BITO DE LEVAR AS COISAS � BOCA. NA TEORIA DE ERIK ERIKSON, A CRIAN�A TAMB�M SE ENCONTRA EM MOMENTO DE TRANSITORIEDADE DAS FASES �€™ CONFIAN�A B�SICA VERSUS DESCONFIAN�A B�SICA�€™ �€™ E �€˜ �€™ AUTONOMIA VERSUS VERGONHA E D�VIDA�€™ �€™ . A PRIMEIRA CONSTATA-SE NO FATO DE QUE A CRIAN�A ANALISADA DORME COM TRANQUILIDADE, ALIMENTA-SE DE FORMA CONFORT�VEL E EXCRETA DE FORMA RELAXADA. A SEGUNDA � PERCEBIDA ATRAV�S DA CONSCIENTIZA��O POR PARTE DA CRIAN�A DE SUAS LIMITA��ES E PRIVIL�GIOS. CONCLUS�O: EM VISTA DE IDENTIFICAR OS MARCOS DE DESENVOLVIMENTO II CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA, ENSINO E EXTENS�O CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS - UNIEVANG�LICA E LOCALIZAR POSS�VEIS ALTERA��ES, ENCONTROU-SE QUE A CRIAN�A EM QUESTÃO ESTÁ EM ADEQUADO DESENVOLVIMENTO E QUADRO DE EVOLU��O INDICADO PARA SUA IDADE.