RELAÇO ENTRE O SISTEMA DE ARREFECIMENTO E A EMISSÃO DE POLUENTES
Palavras-chave:
Sistema De Arrefecimento, Eficiência Energética, Emissão De PoluentesResumo
O AUMENTO DOS VE�CULOS AUTOMOTIVOS NO MUNDO � O MAIOR RESPONS�VEL PELO ACR�SCIMO DOS N�VEIS DE EMISS�O DE POLUENTES. O USO DOS COMBUST�VEIS NOS PROCESSOS DE COMBUST�O, NOS VE�CULOS AUTOMOTORES, LAN�A NO AR GASES COMO ÓXIDOS DE NITROG�NIO, DENOMINADO DE NOX, HIDROCARBONETOS NÃO QUEIMADOS (HC), MONÓXIDO DE CARBONO (CO), DIÓXIDO DE CARBONO (CO2), OS SAIS DE CHUMBO, ALDE�DOS, CETONAS ENTRE OUTROS. OS MOTORES DE COMBUST�O INTERNA GRA�AS �S INOVA��ES TECNOLÓGICAS EVOLU�RAM AO LONGO DO TEMPO, E V�M BUSCANDO MEIOS INOVADORES E INTELIGENTES, PARA REDUZIR A EMISS�O DE POLUENTES. MOTORES DE COMBUST�O INTERNA (MCI) SÃO M�QUINAS T�RMICAS QUE TRANSFORMA A ENERGIA CALOR�FICA ORIUNDA DA REA��O QU�MICA DO CONTE�DO ENERG�TICO EM CALOR, E ESTE POSSIBILITA A REALIZA��O DE TRABALHO MOTRIZ. O SISTEMA DE ARREFECIMENTO � UM IMPORTANTE MECANISMO DOS MOTORES DE COMBUST�O INTERNA, POIS TODO CONTROLE DE TROCA T�RMICA DOS MOTORES DE COMBUST�O INTERNA � REALIZADO POR ESTE SISTEMA. ASSIM, DEVE SE CONSIDERAR UMA ATEN��O ESPECIAL, PRINCIPALMENTE QUANDO SE CONSIDERA O ALTO AQUECIMENTO PROMOVIDO PELOS CICLOS DE COMBUST�O, OU QUANDO SE VIOLA ESTE SISTEMA PERMITINDO COM QUE O MOTOR TRABALHE COM TEMPERATURAS INFERIORES AS RECOMENDADAS PELOS FABRICANTES. ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO AVALIAR A EMISS�O DOS GASES DE ESCAPAMENTO MONÓXIDO DE CARBONO (CO), ÓXIDOS DE NITROG�NIO (NOX) E HIDROCARBONETOS (HC) EMITIDOS POR UM MOTOR DE IGNI��O, OPERANDO EM DIFERENTES TEMPERATURAS DE TRABALHO DO MOTOR. O RESULTADO MOSTROU QUE A TEMPERATURA DO MOTOR INFLUENCIOU NA FORMA��O DOS GASES DE ESCAPAMENTO (CO), (NOX) E (HC).