O AUTISMO NA CRIANÇA E A NECESSIDADE DA INCLUSÃO ESCOLAR
Palavras-chave:
Autismo, Inclusão, EscolaResumo
O AUTISMO � DEFINIDO COMO UM DIST�RBIO DO DESENVOLVIMENTO NEUROLÓGICO, PRESENTE DESDE A INF�NCIA, APRESENTANDO D�FICITS NAS DIMENS�ES SOCIOCOMUNICATIVAS E COMPORTAMENTAL. ASSIM, A ESCOLA SE CONSTITUI COMO UM RECURSO FUNDAMENTAL PARA ENRIQUECER AS EXPERI�NCIAS SOCIAIS DAS CRIAN�AS COM AUTISMO, OPORTUNIZANDO A INTERA��O ENTRE PARES E CONTRIBUINDO PARA O DESENVOLVIMENTO DE NOVAS APRENDIZAGENS E COMPORTAMENTOS. O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI RESUMIR A LITERATURA A RESPEITO DOS ESTUDOS ATUALMENTE EXISTENTES NA �REA DE INCLUS�O ESCOLAR DE CRIAN�AS AUTISTAS. O RESUMO FOI REALIZADO MEDIANTE A BUSCA ELETR�NICA DE ARTIGOS, EM BASE DE DADOS, UTILIZANDO-SE DE DESCRITORES CHAVES. FORAM PESQUISADOS 4 ARTIGOS. OBSERVOU-SE QUE EXISTE UM N�MERO MENOR DE CRIAN�AS AUTISTAS INCLU�DAS, SE COMPARADAS �QUELAS COM OUTRAS DEFICI�NCIAS. SUGERE-SE QUE ISTO SE EXPLICA PELA FALTA DE PREPARO DE ESCOLAS E PROFESSORES PARA ATENDER � DEMANDA DA INCLUS�O. KRISTEN, BRANDT E CONNIE (2003) EXAMINARAM O RELACIONAMENTO ENTRE PROFESSORES DE ESCOLA COMUM E 12 ALUNOS COM AUTISMO DE SEGUNDA E TERCEIRA S�RIES E OBSERVARAM QUE, NOS CASOS EM QUE O RELACIONAMENTO DOS PROFESSORES COM OS ALUNOS COM AUTISMO ERA MELHOR, O �NDICE DE PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO DESSAS CRIAN�AS FOI MENOR, E ELAS FORAM MAIS SOCIALMENTE INCLU�DAS NA SALA DE AULA. PORTANTO, FAZ-SE NECESS�RIO QUE SE PRODUZAM PROPOSTAS REAIS NO PROCESSO DE INCLUS�O, QUE ALCANCEM DE FORMA PRAGM�TICA O FAZER PEDAGÓGICO COM VISTAS � INCLUS�O. DESSA FORMA, � II CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA, ENSINO E EXTENS�O CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS - UNIEVANG�LICA POSS�VEL QUE MESMO AS PROPOSTAS UTÓPICAS TENHAM GRANDE POTENCIAL DE GERAR FUTURAS PR�TICAS, FAVORECENDO O PROCESSO DE TRANSFORMA��O DAS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS.