MONITORIA DE EXTENSÃO, UM RELATO DE EXPERI�NCIA
Palavras-chave:
Extensão, Monitoria, MedicinaResumo
SEGUNDO O PLANO NACIONAL DE EXTENS�O, A EXTENS�O UNIVERSIT�RIA � O PROCESSO EDUCATIVO, CULTURAL E CIENT�FICO QUE ARTICULA O ENSINO E A PESQUISA DE FORMA INDISSOCI�VEL E VIABILIZA A RELAÇÃO TRANSFORMADORA ENTRE UNIVERSIDADE E SOCIEDADE. EMBORA A INDISSOCIABILIDADE ENSINO/PESQUISA/EXTENS�O SEJA MUITO CONHECIDA, MUITOS ACAD�MICOS NÃO CONHECEM O QUE � A EXTENS�O. OBJETIVOS: RELATAR AS EXPERI�NCIAS VIVIDAS POR MONITORES DE EXTENS�O DO CURSO DE MEDICINA, OBJETIVANDO ESCLARECER E ESTIMULAR ACAD�MICOS A EXPLORAR ESSA PARTE DO TRIP� ENSINO-PESQUISA-EXTENS�O. METODOLOGIA: OS ACAD�MICOS DESENVOLVERAM ATIVIDADES COM A COMUNIDADE DURANTE O PER�ODO DE UM ANO, PARTICIPANDO DESDE A ORGANIZAÇÃO AT� A A��O COM A COMUNIDADE PROPRIAMENTE DITA, SUPERVISIONADOS SEMPRE POR UM PROFESSOR. RESULTADOS: DURANTE O PER�ODO DE UM ANO OS ACAD�MICOS PARTICIPARAM ATIVAMENTE DE 9 PROJETOS DA FACULDADE COM A COMUNIDADE. TAIS PROJETOS POSSU�AM P�BLICOS DIVERSOS E DE VARIADOS N�MEROS, DESDE DEZENAS AT� MILHARES DE PESSOAS. O P�BLICO-ALVO DAS A��ES EDUCATIVAS ERA PREDOMINANTEMENTE DE BAIXA RENDA. AS ATIVIDADES DE EXTENS�O TAMB�M ESTIMULARAM O TRABALHO EM EQUIPE. CONCLUS�O: A PARTICIPA��O DOS DISCENTES NA MONITORIA DE EXTENS�O PROPICIOU UMA QUEBRA DE PARADIGMAS E PERMITIU O CONHECIMENTO DE UMA DAS BASES DA FORMA��O ACAD�MICA, QUE TEM MAIOR IMPORT�NCIA NA FORMA��O DOS PROFISSIONAIS DA �REA DA SAÚDE. OS ACAD�MICOS COLOCARAM EM PR�TICA OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NA FACULDADE, AL�M DE DESENVOLVER HABILIDADES DE SUMA IMPORT�NCIA PARA UMA BOA PR�TICA PROFISSIONAL, TAIS COMO A CAPACIDADE DE FALAR II CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA, ENSINO E EXTENS�O CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS - UNIEVANG�LICA EM P�BLICO, ESTABELECER UMA COMUNICA��O COM O PACIENTE, VIVENCIAR A REALIDADE DA MAIORIA DA POPULA��O E TRABALHAR EM EQUIPE.