ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA SAÚDE COLETIVA

Autores

  • Debora Curado Merguerditchian
  • Vanessa Lucindo da Silva
  • Anna Karolyna Cintra e Silva
  • Cristiane Martins Rodrigues Bernardes
  • Liliane Braga Monteiro dos Reis
  • Lila Louise Moreira Martins Franco

Palavras-chave:

Saúde Coletiva, Educação Em Odontologia, Aprendizagem

Resumo

A ESTRAT�GIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM � DEFINIDA PELA PEDAGOGIA PROBLEMATIZADORA PAUTADA NA RELAÇÃO DIALÓGICA, COM O PROFESSOR ENQUANTO FACILITADOR DO PROCESSO ENSINOAPRENDIZAGEM; OU PELA PEDAGOGIA TRADICIONAL EM QUE O PROFESSOR � A FIGURA CENTRAL NA AQUISI��O DO CONHECIMENTO PELO ACAD�MICO. O OBJETIVO � RELATAR A ESTRAT�GIA DE ENSINOAPRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA PROBLEMATIZADORA E SUA INFLUÊNCIA NAS AULAS TEÓRICAS E NAS ATIVIDADES PR�TICAS DE EST�GIO, NO �MBITO DA SAÚDE COLETIVA, NO CURSO DE ODONTOLOGIA DE ANÁPOLIS. O PERCURSO METODOLÓGICO FOI MEDIANTE RELATO DE VIV�NCIAS E ANÁLISE DOCUMENTAL DO QUE REGE A �REA SAÚDE COLETIVA, NAS DISCIPLINAS PROJETO INTERDISCIPLINAR DE POL�TICAS P�BLICAS DE SAÚDE (PIPPS), QUANTO A ABORDAGEM DAS ESTRAT�GIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM. NOTA-SE COMO REQUISITOS IMPORTANTES PARA A PEDAGOGIA PROBLEMATIZADORA: PRESEN�A PARTICIPATIVA E ASSIDUIDADE DOS ACAD�MICOS; UMA EQUIPE MAIOR DE DOCENTES QUALIFICADOS PARA PROBLEMATIZA��O; N�MERO REDUZIDO DE ACAD�MICOS POR PROFESSOR; CAMPOS DE EST�GIO RECEPTIVOS A PROPOSTA PROBLEMATIZADORA; CUMPRIMENTO DO PROPOSTO NAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS (DCN) PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA; AL�M DO GRUPO GESTOR/CORPO DOCENTE DO CURSO DE ODONTOLOGIA QUE PRECONIZE ESTA FORMA��O PROBLEMATIZADORA NO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO E PLANOS DE ENSINO. H� UM CUMPRIMENTO DESTES REQUISITOS EXCETO EM QUE PESE A AUS�NCIA DO ACAD�MICO E SUA NÃO PARTICIPA��O O QUE IMPLICA NA QUEBRA DO ELO ESTABELECIDO ENTRE ABERTURA E FECHAMENTO DO PROBLEMA, E ENTRE RELAÇÃO TEORIA-PR�TICA, COM INTERFER�NCIA NO II CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA, ENSINO E EXTENS�O CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS - UNIEVANG�LICA PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. A PEDAGOGIA PROBLEMATIZADORA QUANDO CUMPRIDA EFETIVAMENTE INFLUENCIA NA PARTICIPA��O ATIVA DOS ACAD�MICOS.

Downloads

Publicado

2015-12-30

Edição

Seção

(UniEVANGÉLICA Anápolis) - Poster