CONSTRUÇO DE UM DINAMÀ”METRO INERCIAL PARA ANALISAR O DESEMPENHO DE FERROS FUNDIDOS CINZENTOS UTILIZADOS EM SISTEMAS DE FRENAGEM DE VEICULOS LEVES

Autores

  • Sà©rgio Mateus Brandão
  • Edison Gustavo Cueva Galárraga

Palavras-chave:

Dinamômetro Inercial, Sistemas de Frenagem, Ferro Fundido Cinzento

Resumo

NESTE FOI DESENVOLVIDO A CONSTRU��O DE UM DINAM�METRO INERCIAL A PARTIR DE UMA BANCADA DE TESTES PARA ENSAIO DE CVT, PARA INVESTIGAR O DESEMPENHO DE MATERIAIS APLICADOS EM SISTEMAS DE FRENAGEM DE VE�CULOS LEVES. FORAM REALIZADAS ADAPTA��ES CONSTRUTIVAS DE MODO QUE O DINAM�METRO PUDESSE REALIZAR SIMULA��ES QUE ATENDAM �S NORMAS PARA ENSAIOS DE SISTEMAS DE FRENAGEM DE VE�CULOS LEVES DE AT� 1000KG. PARA CONFIRMAR ESTA POSSIBILIDADE FOI UTILIZADO O DINAM�METRO INERCIAL CONSTRU�DO PARA AVALIAR O DESEMPENHO DE TR�S FERROS FUNDIDOS CINZENTOS (UM DA CLASSE 250 - FE250, OUTRO LIGADO COM TIT�NIO - FETI E OUTRO DE ALTO TEOR DE CARBONO - FEAC). OS ENSAIOS NOS FERROS FUNDIDOS CINZENTOS ESTUDADOS MOSTRARAM QUE INDEPENDENTEMENTE DO TIPO DE MATERIAL, O DESGASTE FOI PRATICAMENTE O MESMO, COM UM LEVE DESTAQUE PARA O FE250 COMPARADOS COM OS FEAC E FETI. A FOR�A DE ATRITO E A TEMPERATURA MEDIDAS NOS ENSAIOS FORAM FORTEMENTE INFLUENCIADAS PELAS CARACTER�STICAS MICROESTRUTURAIS DOS MATERIAIS DOS DISCOS DE FREIO. CONCLUIU-SE, PORTANTO APÓS TODO O TRABALHO QUE O DINAM�METRO INERCIAL CONSTRU�DO ATENDE SATISFATORIAMENTE OS REQUISITOS NECESS�RIOS PARA SIMULA��O DE MATERIAIS APLICADOS EM SISTEMAS DE FRENAGEM DE VE�CULOS LEVES, PROPORCIONANDO A INVESTIGA��O CIENTÍFICA DE TODAS AS VARI�VEIS QUE INFLUENCIAM NESTE TIPO DE SISTEMA E SUA UTILIZA��O PROPORCIONA DIVERSAS POSSIBILIDADES PARA O ESTUDO E PESQUISA DE MATERIAIS E DE SISTEMAS DE FRENAGEM, EM GERAL.

Publicado

2015-12-30

Edição

Seção

(UniEVANGÉLICA Anápolis) - Poster