FUNÇÀ•ES EXECUTIVAS, ALFABETIZAÇO E LETRAMENTO €“ UMA INTER-RELAÇO NECESSÁRIA

Autores

  • Andrà© Moreira Roza
  • Ellwes Colle de Campos Krauspenhar
  • Núbia Gonà§alves da Paixão Enetà©rio

Resumo

 

RESUMO: ENTRE A ALFABETIZA��O E O LETRAMENTO EXISTEM OS M�TODOS DE ALFABETIZA��O, SENDO QUE DESTES SOBREP�E-SE AOS M�TODOS ANAL�TICOS OU GLOBAIS, QUE PARTEM DE UM CONTEXTO DE LEITURA E/OU CONHECIMENTOS PR�VIOS DOS ALUNOS PARA SE CHEGAR � ALFABETIZA��O; E TAMB�M OS M�TODOS SINT�TICOS, QUE PARTEM DA MENOR UNIDADE DA L�NGUA PARA SOMENTE DEPOIS AGLUTINAREM-SE OS ELEMENTOS E/OU DOM�NIOS DA ESCRITA. O FATO � QUE OS M�TODOS NÃO ENCERRAM A D�ADE ALFABETIZA��O/LETRAMENTO, UMA VEZ QUE SE TRATA DE CONCEITOS QUE, APESAR DE LONGAMENTE DISCUTIDOS, AINDA EST�O SENDO CONSTRU�DOS E/OU REINTERPRETADOS, POIS NÃO SÃO SIN�NIMOS E UM NÃO EXCLUI O OUTRO, HAJA VISTA QUE ALFABETIZAR PRESSUP�E INSTRUMENTALIZAR O ESTUDANTE PAR O LER, ENQUANTO QUE O LETRAMENTO PRESSUP�E O �€ŒSER LEITOR�€ INSERIDO EM UMA CULTURA OU GRUPO SOCIAL. ORA, UMA VEZ QUE O DEBATE ENTRE TAIS CONCEITOS AINDA NÃO LOGROU �XITOS NAS QUEST�ES QUE ENVOLVEM A COMPREENS�O PLENA DO PROCESSO DE ALFABETIZAR/LETRAR, OPTOU-SE POR INTRODUZIR UM DOS AFLUENTES DA NEUROPSICOLOGIA PARA COMPLEMENTAR A DISCUSS�O: AS FUN��ES EXECUTIVAS, QUE POR SUA VEZ, AL�M DE AFERIR AS CAPACIDADES NEUROLÓGICAS DO INDIV�DUO, DEMONSTRA SEU FUNCIONAMENTO CORTICAL, ATRAV�S DA ELUCIDA��O DO ENVOLVIMENTO DA MEMÓRIA, CONTROLE INIBITÓRIO E FLEXIBILIDADE COGNITIVA NO PROCESSO DE CAPACITA��O � INTERPRETA��O DE MUNDO, � ALFABETIZA��O/LETRAMENTO. PARA ELUCIDA��O DAS CONSIDERA��ES ANTEPOSTAS, UTILIZOU-SE DE DIVERSOS AUTORES PARA CONSOLIDAR OS EMBASAMENTOS TEÓRICOS EXPOSTOS, DOS QUAIS DESTACAM-SE: EM�LIA FERREIRO (2011), MAGDA SOARES (2004), SUELI RIZZUTTI E MAURO MUSZKAT (2018), LUIZ ANTONIO GOMES SENNA (2012), LEANDRO FERNANDES MALLOY-DINIZ (2010) E DANIEL FUANTES (2014). A OBRA, POIS, CONSTITUI-SE COMO RELEVANTE POR PROPICIAR A G�NESE DA DISCUSS�O ENTRE A D�ADE ALFABETIZA��O-LETRAMENTO E PARTE DAS NEUROCI�NCIAS: AS FUN��ES EXECUTIVAS. AS POSSIBILIDADES DOS FRUTOS DO DI�LOGO ENTRE TAIS CAMPOS SÃO IN�MERAS, POTENCIALIZANDO UM DOS MAIORES INTUITOS ATUAIS DO CAMPO CIENT�FICO: ENTENDER COMO O C�REBRO FUNCIONA.

Downloads

Publicado

2022-04-22

Edição

Seção

V Mostra Científica do Curso Pedagogia