CONFECÇO DE PEÇAS ÓSSEAS SINTÉTICAS (USO DA MASSA DE BISCUIT) COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA A APRENDIZAGEM EM ANATOMIA HUMANA: RELATO DE EXPERI�NCIA

Autores

  • João Martins de Oliveira Filho
  • Sthefany Caroline Oliveira Bueno
  • Milene Vieira Leivas
  • Cláudia Cyrillo
  • Juliana Mediero
  • Viviane Lemos Silva Fernandes
  • Caroline Rubio Vicentini
  • Wesley dos Santos Costa

Resumo

INTRODUÇÃO:IANTE DAS DIFICULDADES DO ENSINO - APRENDIZAGEM DA ANATOMIA HUMANA, DO ENSINO TRADICIONAL NAS INSTITUIÇÕES DE N�VEL SUPERIOR, CARACTERIZADO PELA RETEN��O DE INFORMAÇÃO, DISCIPLINAS FRAGMENTADAS E AVALIA��ES QUE EXIGEM MEMORIZA��O, DIRECIONANDO OS ACAD�MICOS A PASSIVIDADE O OBJETIVO DESTE ESTUDO FOI RELATAR A EXPERI�NCIA NO USO DA MASSA DE BISCUIT COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA CONSTRU��O DE PE�AS ÓSSEAS SINT�TICAS PARA A APRENDIZAGEM EM ANATOMIA HUMANA. M�TODOS: OS ALUNOS FORAM DIVIDIDOS EM 6 GRUPOS ATE 7 ACADEMICOS, FOI ENT�O EXPLICADO QUE PELO PROFESSOR RESPONSAVEL DA DISCIPLINA QUE DEVERIA REALIZAR A CONFE��O DAS PECAS OSSEAS, FOI ELUCIDADO PELO DOCENTE QUE OS ACIDENTES OSSEOS DEVERIAM SER DESTACADOS E DESCRITOS, APOS FOI FEITO OS SORTEIOS AS PECAS OSSEAS. FOI SELECIONADO AS SEGUINTES PECAS OSSEAS; ESCAPULA, UMERO, RADIO, ULNA, QUADRIL, FEMUR, TIBIA E FIBULA E P�. UTILIZOU-SE MASSA DE BISCUIT COR NATURAL, APLICATIVOS SOBRE ANATOMIA, LIVROS E ATLAS DE ANATOMIA. OS GRUPOS CONFECCIONARAM AS PECAS DENTRO DO LABORATORIO DE ANATOMIA DA INSTITUI��O. OS ACADEMICOS ESTIVERAM  LIVRES PARA CRIAR E ADAPTAR O TRABALHO A SER DESENVOLVIDO E TIVERAM O PRAZO DE 30 DIAS. RESULTADOS: NOTOU SE UM ENTUSIASMO E MUITO COMPROMETIMENTO PELOS ALUNOS NA CONFEC��O DOS MODELOS DID�TICOS ISSO TORNOU A AULA MAIS DIN�MICA, E TAMB�M INCENTIVOU A PARTICIPA��O ATIVA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. CONCLUS�O: ESSA T�CNICA PERMITIU O ENSINO DA ANATOMIA, E CRIOU UM AMBIENTE DE ALTO ENVOLVIMENTO DO ESTUDANTE.

 

Downloads

Publicado

2022-04-22

Edição

Seção

XV Mostra Acadêmica do Curso Fisioterapia