REPRESENTAÇÀ•ES ORGANIZACIONAIS DA ESCOLA: A ESCOLA COMO ARENA POLÀTICA

Autores

  • Joicy Mara Rezende Rolindo
  • Patrà­cia Rezende Rolindo Carvalho
  • Viviane Mendonà§a Gomides
  • Núbia Gonà§alves da Paixão Eneterio

Resumo

A ESCOLA � UMA ORGANIZAÇÃO COMPLEXA. VISTA COMO ORGANIZAÇÃO, ASSUME DIFERENTES CONOTA��ES. ALGUMAS ENCONTRAM CLARAS ANALOGIAS ENTRE ESCOLAS E EMPRESAS, OUTRAS BUSCAM TRA�AR DIFEREN�AS E SEMELHAN�AS ENTRE ELAS E AINDA, AS QUE RECUSAM ESTABELECER QUALQUER TIPO DE COMPARA��O. NESTE TRABALHO, OPTOU-SE PELA ANALOGIA ENTRE ESCOLAS E EMPRESAS PROPOSTA POR COSTA (1998). O AUTOR APRESENTA SEIS MODOS DISTINTOS DE PERSPECTIVA DA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR _ ESCOLA COMO EMPRESA, COMO BUROCRACIA, COMO DEMOCRACIA, COMO POLÍTICA, COMO ANARQUIA E COMO CULTURA. A PARTIR DESSA CLASSIFICA��O, DELIMITOU-SE COMO TEMA: A TOMADA DE DECIS�O NA IMAGEM ORGANIZACIONAL DA ESCOLA COMO ARENA POLÍTICA, PROPOSTA POR COSTA. A PARTIR DESSE TEMA, ELENCOU-SE COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR A ORGANIZAÇÃO ESCOLAR COMO ARENA POLÍTICA, CONSIDERANDO AS CARACTER�STICAS DESSE MODELO E COMO ESTAS SE FAZEM PRESENTES NA ROTINA DA ESCOLA. � UMA PESQUISA TEÓRICA, COM ABORDAGEM QUALITATIVA. AS BASES TEÓRICAS FORAM FORMULADAS, PRINCIPALMENTE, A PARTIR DOS ESTUDOS DE COSTA (1998), BALDRIDGE (1971), HOYLE (1989), AFONSO (1994), BALL (1989), DALLARI (1999). A ANÁLISE DESCRITIVA DEMONSTRA QUE O MODELO ORGANIZACIONAL DA ESCOLA COMO ARENA POLÍTICA TEM COMO BASE OS CONFLITOS EXISTENTES NO INTERIOR DA ESCOLA. A IMPORT�NCIA DESSES CONFLITOS SE D� PELO DESENVOLVIMENTO DE NOVAS FORMAS DE ORGANIZAÇÃO, DE REGULA��O, DE FORMA��O DA AUTONOMIA SUBSTANCIAL PARA A CONSTRU��O DO PODER INSTITUCIONAL. OS INTERESSES, O CONFLITO, O PODER E A NEGOCIA��O SÃO OS INSTRUMENTOS SIGNIFICATIVOS E COM POTENCIALIDADE PARA EXPLICAR O FUNCIONAMENTO DAS ESCOLAS VISTAS COMO ARENA POLÍTICA. OS DEFENSORES DESSE MODELO ORGANIZACIONAL ACREDITAM QUE SUA FORMA DE ORGANIZAÇÃO PODE ADMINISTRATIVAMENTE DAR CONTA DA COMPLEXIDADE DA INSTITUI��O ESCOLAR. AINDA QUE O DISCURSO CONTEMPOR�NEO E AS BASES LEGAIS DA EDUCAÇÃO TENHAM COMO MODELO A DEMOCRACIA, A ARENA POLÍTICA SE FAZ PRESENTE NO COTIDIANO DAS ESCOLAS.

Downloads

Publicado

2022-04-22

Como Citar

Rolindo, J. M. R., Carvalho, P. R. R., Gomides, V. M., & Eneterio, N. G. da P. (2022). REPRESENTAÇÀ•ES ORGANIZACIONAIS DA ESCOLA: A ESCOLA COMO ARENA POLÀTICA. CIPEEX, 2, 1240–1241. Recuperado de https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/CIPEEX/article/view/2988

Edição

Seção

V Mostra Científica do Curso Pedagogia