O PROJETO POLÀTICO PEDAGÓGICO E OS ELEMENTOS QUE O COMPÀ•EM: UMA ANÁLISE TEÓRICO PRÁTICA

Autores

  • Welândia Carvalho dos Santos Inácio
  • Ester de Oliveira
  • Nubia Moreira Martins
  • Andrà© Rodrigues da Silva Filho
  • Maria Clemàªncia Pinheiro de Lima Ferreira UniEVANGà‰LICA

Resumo

O PROJETO POL�TICO PEDAGÓGICO (PPP) � O DOCUMENTO REPRESENTATIVO/IDENTIT�RIO DA ESCOLA. � NELE QUE EST�O PRESENTES AS CONCEP��ES E PROPOSTAS QUE ORIENTAM TODO O TRABALHO NA INSTITUI��O EDUCACIONAL. PARTINDO DESTE PRESSUPOSTO, OS PROFESSORES DO 6O PER�ODO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIEVANG�LICA PROPUSERAM UMA ATIVIDADE INTEGRATIVA, QUE CONSISTIU NA ANÁLISE TEÓRICO-PR�TICA DO PPP DE UMA DAS ESCOLAS CAMPO DE EST�GIO QUANTO AOS ELEMENTOS DO CURR�CULO, DAS POL�TICAS P�BLICAS, DA GESTÃO E DA LUDICIDADE (DISCIPLINAS DO PER�ODO), NA TENTATIVA DE OBSERVAR SE O COTIDIANO ESCOLAR EXPRESSA ESSES ELEMENTOS DA MESMA FORMA QUE EST�O DESCRITOS NO PPP. O OBJETIVO DO TRABALHO ERA INVESTIGAR E APONTAR AS RELA��ES TEÓRICAS, DISCURSIVAS E PR�TICAS DOS CONTE�DOS DESTAS �REAS DE CONHECIMENTO, SOBRE COMO EST�O PRESENTES NO DOCUMENTO E NA REALIDADE DO DIA A DIA DA ESCOLA. OBSERVAMOS QUE O CURR�CULO PLENO MINISTRADO PELA UNIDADE ESCOLAR COMPREENDE OS ELEMENTOS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR COM ITENS CURRICULARES OBRIGATÓRIOS E UMA PARTE DIVERSIFICADA PARA ATENDER �S INDIVIDUALIDADES DOS ALUNOS. A MATRIZ CURRICULAR ESTÁ FUNDAMENTADA TAMB�M NA PROPOSTA DAS DIRETRIZES DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO B�SICA DO ESTADO DE GOI�S E SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, COM OBJETIVO DE NORTEAR O PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS ELABORADAS PELOS DOCENTES. QUANTO AO COTIDIANO ESCOLAR, OBSERVAMOS QUE OS COORDENADORES PEDAGÓGICOS POSSUEM UMA ROTINA DE AVALIA��O DOS PLANOS DE AULA E DA PR�TICA DOCENTE. SOB OS ASPECTOS DAS POL�TICAS P�BLICAS CONSTATAMOS QUE ESTAS SÃO MENCIONADAS EM DIVERSOS TÓPICOS, COMO NO PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA (PDE), ASSEGURANDO O COMPROMISSO EM BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, E DEMOCRATIZANDO AS DECIS�ES E PROGRAMAS DE ENSINO A PARTIR DE A��ES INTERSETORIAIS E DOS DISPOSITIVOS CONSTITUCIONAIS LEGAIS VIGENTES. NESTES ASPECTOS, NO COTIDIANO ESCOLAR DESTACAMOS O APOIO AOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS, E A PRESEN�A DO CONSELHO ESCOLAR. QUANTO � GESTÃO, CONSTATAMOS TANTO NO PPP QUANTO NA PR�TICA, UMA ADMINISTRA��O DEMOCR�TICA, A QUAL PREV� A ESCOLHA DO DIRETOR POR PROCESSO ELEITORAL, COM MANDATO DE 3 ANOS, E NÃO � PERMITIDA A REELEI��O. CONSTATAMOS EM ALGUNS TÓPICOS DO PPP CONCEITOS MODERNOS DE GESTÃO ESCOLAR, QUE FAVORECEM A RESPONSABILIDADE COLETIVA, POIS O DIRETOR NÃO � MERO ADMINISTRADOR, MAS SIM UM L�DER QUE MONITORA E ACOMPANHA TODO O PROCESSO EDUCATIVO. O PPP DA INSTITUI��O NÃO DESCREVE EXPLICITAMENTE A RELAÇÃO DO L�DICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, PORÉM NO COTIDIANO DA ESCOLA OS PROFESSORES UTILIZAM O TEATRO, A CONTA��O DE HISTÓRIAS, LEITURA, DAN�A, ARTES VISUAIS, M�SICA E CONTEMPLAM O L�DICO DA PR�TICA ESCOLAR. O PRESENTE ESTUDO POSSIBILITOU UMA REFLEX�O DO COTIDIANO NA INSTITUI��O CHAMANDO-NOS A ATEN��O PARA A NECESSIDADE DE DESCREVER NO PPP AS CONCEP��ES QUE NORTEAR�O AS A��ES NA ESCOLA, AS QUAIS DEVEM FOCAR AS QUEST�ES PEDAGÓGICAS E ADMINISTRATIVAS VISANDO � APRENDIZAGEM E A FUN��O SOCIAL DA ESCOLA. FOI POSS�VEL COMPREENDER QUE TODAS AS �REAS AQUI CITADAS AT� PODEM SER CONSIDERADAS EM SEPARADO, MAS TAL FATO � MERAMENTE ADMINISTRATIVO E, PORTANTO, SE ENTRELA�AM TANTO NA SUA DESCRI��O QUANTO NA PR�TICA, NÃO SENDO POSS�VEL CONCRETIZ�-LAS ISOLADAMENTE.

Downloads

Publicado

2022-04-22

Edição

Seção

V Mostra Científica do Curso Pedagogia