O ESTÁGIO CURRICULAR II E O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Autores

  • Suzane de Sousa Moura Lemos
  • Graziela Vanessa Parreira
  • Cláudia Regina Major

Resumo

ESTE RESUMO APRESENTA AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, QUE, ARTICULADO AO EST�GIO SUPERVISIONADO II DO CURSO DE PEDAGOGIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS - UNIEVANG�LICA POSSIBILITOUVIV�NCIAS DE EST�GIO E PESQUISA NA ESCOLA MUNICIPAL MANOEL GON�ALVES DA CRUZ, NA CIDADE DE ANÁPOLIS-GO, NO PER�ODO DE AGOSTO A NOVEMBRO DE 2018, TOTALIZANDO 35HORAS, ESSA ETAPA FOI DENOMINADA COMO PER�ODO DE AMBIENTA��O, NELA FOI ACOMPANHADO A ROTINA DE AULA DASTURMAS DE 1�º AO 5�º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E A METODOLOGIA UTILIZADA FOI A OBSERVA��O-PARTICIPATIVA. O PROJETO TEM DURA��O DE 18 MESES E SER� FINALIZADO EM JANEIRO DE 2020 E AT� AQUI COMO RESULTADO EVIDENCIA-SE UMA EXPERI�NCIA QUE PROPICIA UMAPR�TICA DE EST�GIO MAIS COMPROMETIDA COM O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. FORAM OBJETIVOS DA OBSERVA��O:CONHECER TODOS OS ESPA�OS ESCOLARES DA INSTITUI��O-CAMPO, ACOMPANHAR O TRABALHO DOCENTE, ANALISAR O PROJETO POL�TICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA; ESTABELECER RELAÇÃO TEORIA-PR�TICA, TENDO COMO NORTEADOR A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC); ELABORAR PROJETO QUE VISE A IMPLEMENTA��O DAS DEZ COMPET�NCIAS DEFINIDAS NO MESMO DOCUMENTO E PROMOVER A ARTICULA��O DA ACAD�MICA COM A ESCOLA. � PERCEPT�VEL QUE NÃO H� COMO PRATICAR QUALQUER A��O DENTRO DA ESCOLA QUE ESTEJA DESASSOCIADA DA TEORIA, PRINCIPALMENTE QUANDO ESTA � ADQUIRIDA ATRAV�S DOS ESTUDOS CIENT�FICOS FORNECIDOS NA GRADUAÇÃO. H� UMA COER�NCIAENORME ENTRE PR�TICA E TEORIA QUANDO BEM-INTENCIONADAS NO AMBIENTE ESCOLAR. A FALTA DA REFERIDA RELAÇÃO IMPLICAM EM CONSEQU�NCIAS DESASTROSAS DENTRO DA SALA DE AULA, EPISÓDIOS QUE PODEM SER EVITADOS E DIRECIONADOS, SE HOUVER IMPLEMENTA��O DE PR�TICA ASSOCIADA � TEORIA E NISSO RESIDE � IMPORT�NCIA DE ALIAR A EXPERI�NCIA DO EST�GIO COM OS OBJETIVOS DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA.

Downloads

Publicado

2022-04-22

Edição

Seção

V Mostra Científica do Curso Pedagogia