ANÁLISE TEÓRICO PRÁTICA DE UM PROJETO POLÀTICO PEDAGÓGICO: UMA EXPERI�NCIA INTERDISCIPLINAR

Autores

  • Deborah Wanessa Salomão de Abreu
  • Elizete Ferreira da Silva
  • Fernanda Cristina Lisboa Pimenta
  • Jà©ssica Camilo Mattos Cunha
  • Luciene da Conceià§ão da Silva
  • Nágila Aparecida Santos de Almeida
  • Maria Clemàªncia Pinheiro de Lima Ferreira UniEVANGà‰LICA

Resumo

ESTE TRABALHO REFERE-SE � ANÁLISE DO PLANO POL�TICO PEDAGÓGICO - PPP DE DUAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE ANÁPOLIS, A PRIMEIRA DENOMINADA ESCOLA A E A SEGUNDA ESCOLA B. A PROPOSTA ESTÁ LIGADA A UMA ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR EM QUE OS PROFESSORES DO 6�º PER�ODO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIEVANG�LICA BUSCARAM INTEGRAR OS CONTE�DOS DE TODAS AS DISCIPLINAS DESTE PER�ODO: CURR�CULO; POLÍTICA P�BLICAS; GESTÃO EDUCACIONAL; JOGOS E RECREA��O; SEMIN�RIOS INTERDISCIPLINARES VI E EST�GIO IV. O OBJETIVO FOI ESTABELECER UM PARALELO ENTRE A TEORIA E A PR�TICA DO DIA A DIA DA ESCOLA NOS ASPECTOS DISCUTIDOS NESTAS DISCIPLINAS. COM ACESSO AOS PPP�€™S DAS ESCOLAS A E B REALIZAMOS UMA ANÁLISE DOCUMENTAL E OBSERVA��O EM CAMPO.CONSTATAMOS QUE EM AMBAS AS INSTITUIÇÕES EXISTEM ALGUMAS DIVERG�NCIAS QUANTO � ROTINA DO AMBIENTE ESCOLAR E O QUE ENCONTRAMOS DESCRITO NO PPP. NA ESCOLA �€ŒA�€ PODEMOS CITAR A CONTRADI��O QUANTO � PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA, POIS O DOCUMENTO EXPLICITA DOIS TIPOS DE LINHAS METODOLÓGICAS, UMA DELAS SE BASEIA EM CONCEP��ES CONSTRUTIVISTAS E INTERACIONISTAS E A OUTRA LINHA T�M SUA PROPOSTA PEDAGÓGICA BASEADA NA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL DA APRENDIZAGEM. UM ASPECTO QUE PODEMOS DESTACAR NA ESCOLA �€ŒB�€ � QUE O PPP TRAZ DE FORMA IMPL�CITA AS POL�TICAS P�BLICAS UTILIZADAS, SENDO A INCLUS�O DOS ALUNOS AEE, A POLÍTICA MAIS EVIDENTE NA ESCOLA CONFORME OBSERVADO MEDIANTE EST�GIO SUPERVISIONADO, COM CUMPRIMENTO O MAIS PRÓXIMO DO IDEAL POSS�VEL. APESAR DE NÃO SER POSS�VEL OBSERVAR O CUMPRIMENTO ABSOLUTO DO PPP NO COTIDIANO ESCOLAR DE AMBAS AS ESCOLAS, COMPREENDEMOS QUE AS CRIAN�AS QUE ALI ESTUDAM T�M AMPLO ACESSO � EDUCAÇÃO CONTEMPLANDO, COMO FOI POSS�VEL OBSERVAR, MOMENTOS L�DICOS. O TRABALHO CONTRIBUIU PARA O NOSSO APRENDIZADO, NO SENTIDO DE TRAZER-NOS CLAREZA DA VIV�NCIA DO QUE � SER PROFESSOR, GESTOR E V�RIAS OUTRAS PARTICULARIDADES DESTE AMBIENTE DE APRENDIZAGEM. NA ELABORA��O DESTE CONHECIMENTO, TIVEMOS A NO��O DO QU�O RELEVANTE E COMPLEXO � UM PROJETO POL�TICO PEDAGÓGICO NA ORGANIZAÇÃO DE UMA ESCOLA, POIS ESTE DEVE SER UM DOCUMENTO REPRESENTATIVO E IDENTIT�RIO, EM QUE DEVE CONSTAR AS CONCEP��ES E PROPOSTAS QUE ORIENTAM TODO O TRABALHO NA INSTITUI��O EDUCACIONAL E QUE SE MATERIALIZAM NO COTIDIANO ESCOLAR.

Downloads

Publicado

2022-04-22

Edição

Seção

V Mostra Científica do Curso Pedagogia