INFLU�NCIAS BIOLÓGICAS E AMBIENTAIS DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E SUAS REPERCUSSÀ•ES PSICOSSOCIAIS

Autores

  • Ana Claudia Elias Nascimento
  • Gabriel Andrade Borges
  • Lucas Henrique Cavalcante Sousa
  • Matheus Castro Junqueira
  • Victoria Cà©sar Monteiro
  • Aline de Araújo Freitas

Palavras-chave:

Transtorno Autístico. Genética. Etiologia. Terapia.

Resumo

O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) � UM GRUPO DE DIST�RBIOS NEUROPS�QUICOS HETEROG�NEO QUE ATINGE A LINGUAGEM, A COGNI��O E A INTERA��O SOCIAL. O OBJETIVO DESTE ESTUDO FOI DESCREVER AS INFLU�NCIAS BIOLÓGICAS E AMBIENTAIS NO DESENVOLVIMENTO DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E SUAS REPERCUSS�ES PSICOSSOCIAIS. A ETIOLOGIA DO TEA � MULTIFATORIAL. NOTOU-SE QUE 2% DAS CAUSAS ASSOCIAM-SE A ANORMALIDADES CROMOSS�MICAS, 10% A MICRO DUPLICA��ES E MICRO DELE��ES, 5% A DOEN�AS MONOG�NICAS, 3% A CAUSAS AMBIENTAIS E 80% A CAUSAS MULTIFATORIAIS E EPIGEN�TICAS. AS CAUSAS MATERNAS - FOCO DESTE ESTUDO - RELACIONAM-SE COM MAIOR INCID�NCIA DO TEA. A PCR MATERNA ELEVADA ASSOCIA-SE COM O RISCO DE AUTISMO. A POSITIVIDADE PARA ANTICORPOS ANTI - TPO DURANTE A GRAVIDEZ AUMENTOU EM 80% A CHANCE DE DESENVOLVIMENTO DE AUTISMO NOS FILHOS. CRIAN�AS EXPOSTAS � DOEN�A HIPERTENSIVA ESPEC�FICA DA GRAVIDEZ APRESENTARAM PROBABILIDADE DUAS VEZES MAIOR DE SEREM DIAGNOSTICADAS COM TEA. A MODALIDADE DE PARTO QUE MAIS SE ASSOCIOU AO TEA FOI O PARTO CES�REO ELETIVO. SOBRE AS REPERCUSS�ES PSICOSSOCIAIS, NOTA-SE QUE O TEMPO DEDICADO A ESSAS CRIAN�AS � ALTO E PREJUDICA A SAÚDE E A VIDA PESSOAL DOS CUIDADORES. O DESPREPARO DESTES � UM FATOR AGRAVANTE DA DIFICULDADE DE COMUNICA��O E INCLUS�O DO AUTISTA. QUANTO MAIOR O TEMPO DE ACOMPANHAMENTO PROFISSIONAL, MAIOR A INTERA��O SOCIAL. PORTANTO, CONCLUI-SE QUE, DENTRE AS INFLU�NCIAS BIOLÓGICAS SOBRE O TEA EM CRIAN�AS, AS IMPLICA��ES GEN�TICAS SÃO AS MAIS RELEVANTES, ENTRETANTO, AS AMBIENTAIS MOSTRAM-SE TÃO PRESENTES QUANTO, COM DESTAQUE PARA AS CAUSAS MATERNAS. AS REPERCUSS�ES SOCIAIS DO TEA AFETAM DE FORMA INTENSA AS SUAS RELA��ES INTERPESSOAIS.

Referências

ZANOLLA, TA. ET AL. CAUSAS GEN�TICAS, EPIG�NICAS E, AMBIENTAIS DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. CADERNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIST�RBIOS DO DESENVOLVIMENTO, V. 15, N. 2, P. 29-42, 2018.

DE CASTRO, CB ET AL. ASPECTOS SOCIODEMOGR�FICOS, CL�NICOS E FAMILIARES DE PACIENTES COM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO SUL DE SANTA CATARINA. REVISTA BRASILEIRA DE NEUROLOGIA, V. 52, N. 3, P. 20-28, 2016.

FARIဘA, L ET AL. GEN�TICA MOLECULAR Y TRASTORNOSDEL ESPECTRO AUTISTA. ANALES DE LA FACULTAD DE MEDICINA, UNIVERSIDAD DE LA REP�BLICA, URUGUAY, V. 2, N. 1, P. 9-21, 2015.

YOO, H. GENETICS OF AUTISMO SPECTRUM DISORDER: CURRENT STATUS AND POSSIBLE CLINICAL APPLICATIONS. EXPERIMENTAL NEUROBIOLOGY, V. 24, N. 4, P. 257-272, 2015.

GRAYAA, S. ET AL. PLASMA OXYSTEROLPROFILING IN CHILDRENREVEALS 24-HYDROXYCHOLESTEROL AS A POTENTIALMARKER FOR AUTISM SPECTRUM DISORDERS. BIOCHIMIE, V.153, N. 2, P. 80-85, 2018.

BROWN, AS. ET AL. ELEVATED MATERNAL C-REACTIVEPROTEINANDAUTISM IN A NATIONALBIRTHCOHOR T. MOLECULAR PSYCHIATRY, V. 19, N. 2, P. 259-264, 2014.

BROWN, AS. ET AL. MATERNAL THYROIDAUTOANTIBODYANDELEVATED RISK OF AUTISM IN A NATIONALBIRTHCOHORT. PROGRESS IN NEURO-PSYCHOPHARMACOLOGYANDBIOLOGICALPSYCHIATRY, V. 57, P. 86-92, 2015.

CURRAN, EA. ET AL. EXPOSURETOHYPERTENSIVE DISORDER SOF PREGNANCY INCREASES THE RISK OF AUTISM SPECTRUM DISORDER IN AFFECTED OFFSPRING. MOLECULAR NEUROBIOLOGY, V. 55, N.7, P. 1-8, 2018.

CURRAN, EA. ET AL. ASSOCIATIONBETWEENOBSTETRICMODEOF DELIVERY ANDAUTISMSPECTRUMDISORDER: A POPULATION-BASED SIBLING DESIGN STUDY. JAMA PSYCHIATRY, V. 72, N. 9, P. 935-942, 2015.
COSTA, MIF. ET AL. DIAGNÓSTICO GEN�TICO E CL�NICO DO AUTISMO INFANTIL. ARQNEUROPSIQUIATR, V. 56, N. 1, P. 24-31, 1998.

LEMOS, ELMD. ET AL. INCLUS�O DE CRIAN�AS AUTISTAS: UM ESTUDO SOBRE INTERA��ES SOCIAIS NO CONTEXTO ESCOLAR. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, V. 20, N. 1, P. 117-130, 2014
.
CAMARGO, SH. COMPET�NCIA SOCIAL, INCLUS�O ESCOLAR E AUTISMO: UM ESTUDO DE CASO COMPARATIVO. PSICOLOGIA: TEORIA E PESQUISA, V. 28, N. 3, P. 315-324, 2012.

GOMES, CGS. AUTISMO E ENSINO DE HABILIDADES ACAD�MICAS&58; ADI��O E SUBTRA��O AUTISMANDTEACHINGACADEMIC SKILLS&58; ADDITIONANDSUBTRACTION. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, V. 13, N. 3, P. 345-364, 2007.
LEMOS, ELMD. ET AL. INCLUS�O DE CRIAN�AS AUTISTAS: UM ESTUDO SOBRE INTERA��ES SOCIAIS NO CONTEXTO ESCOLAR. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, V. 20, N. 1, P. 117-130, 2014.

CAMARGO, SPH. COMPET�NCIA SOCIAL, INCLUS�O ESCOLAR E AUTISMO: REVISÃO CR�TICA DA LITERATURA. PSICOLOGIA & SOCIEDADE. SÃO PAULO SP. VOL. 21, N. 1 (JAN./ABR. 2009), P. 65-74, 2009.

FARIAS, IM. INTERA��O PROFESSOR-ALUNO COM AUTISMO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ANÁLISE DO PADR�O DE MEDIA��O DO PROFESSOR COM BASE NA TEORIA DA EXPERI�NCIA DE APRENDIZAGEM MEDIADA. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, V. 14, N. 3, 2008
.
COSTA, HM ET AL. TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO: O COTIDIANO DE CUIDADORES INFORMAIS E PESSOAS CUIDADAS. REVISTA CI�NCIA & SABERES-FACEMA, V. 2, N. 4, P. 310-315, 2017.

CARVALHO FILHA, FSS. (CON)VIVENDO NO ESPECTRO DO AUTISMO: FACILIDADES, ENTRAVES E PERSPECTIVAS.REVISTA ELETR�NICA ACERVO SAÚDE/ELECTRONICJOURNALCOLLECTION HEALTH, V. 9, N. 2, P. 1052-1058, 2017.

MISQUIATTI, ARN ET AL. SOBRECARGA FAMILIAR E CRIAN�AS COM TRANSTORNOS DO ESPECTRO DO AUTISMO: PERSPECTIVA DOS CUIDADORES. REVISTA CEFAC, V. 17, N. 1, P. 192-200, 2015.

BENITEZ, P; DOMENICONI, C. CAPACITA��O DE AGENTES EDUCACIONAIS: PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO DE ESTRAT�GIAS INCLUSIVAS. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, V. 30, N. 3, P. 371-386, 2014.

FRANZOI, MAH ET AL. INTERVEN��O MUSICAL COMO ESTRAT�GIA DE CUIDADO DE ENFERMAGEM A CRIAN�AS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO EM UM CENTRO DE ATEN��O PSICOSSOCIAL. TEXTO & CONTEXTO-ENFERMAGEM, V. 25, N. 1, P. 1-8, 2016.

DANFORTH, AL. ET AL. MDMA-ASSISTEDTHERAPY: A NEW TREATMENTMODEL FOR SOCIAL ANXIETY IN AUTISTICADULTS. PROGRESS IN NEURO-PSYCHOPHARMACOLOGYANDBIOLOGICALPSYCHIATRY, V. 64, P. 237-249, 2016.

Downloads

Publicado

2022-04-22

Edição

Seção

XV Mostra de Saúde - 10 anos do Curso de Medicina