AVALIAÇO DOS PRINCIPAIS SINTOMAS NA DETECÇO PRECOCE DA SÀNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES

Autores

  • Anna Camila Baioto Pina Reis
  • Carolina Queiroz Cardoso
  • Guilherme Pacheco Arataque
  • Rubens Rodrigues Bernardes
  • Vità³ria Carolynna Rezende Souza
  • Yuri Dayrell Schoepfer
  • Juliane Macedo

Palavras-chave:

Síndrome de Burnout. Sinais e Sintomas. Diagnóstico. Professores.

Resumo

S�NDROME DE BURNOUT (SB) � UM EVENTO PSICOSSOCIAL QUE SURGE COMO RESPOSTA A ESTRESSORES CR�NICOS NO TRABALHO, SOBRETUDO A TENS�O EMOCIONAL CAUSADA POR SE LIDAR EXCESSIVAMENTE COM PESSOAS. ACOMETE, PREDOMINANTEMENTE, PROFESSORES DE ENSINO M�DIO E FUNDAMENTAL, DEVIDO � MAIOR EXPOSI��O DESTES A AMBIENTES CONFLITUOSOS E DE ALTA EXIG�NCIA DE TRABALHO. ATUALMENTE, O M�TODO PROFIL�TICO PRIMORDIAL � A DETEC��O PRECOCE DOS SINTOMAS DA S�NDROME E TRATAMENTO DESTES. DIANTE DISSO, ESTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO ABORDAR OS PRINCIPAIS SINTOMAS NA DETEC��O PRECOCE DA SB EM PROFESSORES. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI PESQUISA EM S�TIOS ELETR�NICOS E PLATAFORMAS DE PESQUISA CIENTÍFICA COMO PUBMED, SCIELO E GOOGLE ACAD�MICO, UTILIZANDO OS DESCRITORES �€ŒS�NDROME DE BURNOUT�€, �€ŒSINAIS E SINTOMAS�€, �€ŒDIAGNÓSTICO�€ E �€ŒPROFESSORES�€. A PESQUISA FOI REALIZADA ENTRE ARTIGOS PUBLICADOS NO PER�ODO ENTRE 2014 A 2018. DEVIDO A SEMELHAN�A DE SINTOMAS, DURANTE MUITOS ANOS BURNOUT FOI CONFUNDIDA COM OUTROS TRANSTORNOS MENTAIS, COMO A DEPRESS�O E O ESTRESSE EXCESSIVO. HOJE, EMBORA ESSA S�NDROME J� SEJA RECONHECIDA NA CID-10 E CONTEMPLADA NA NOVA LISTA DE DOEN�AS PROFISSIONAIS E RELACIONADAS AO TRABALHO (MINIST�RIO DA SAÚDE, 1999), SUA DIMENS�O E CARACTERIZA��O ESPEC�FICA SÃO POUCO CONHECIDAS. NESSE CONTEXTO, CONCLUI-SE QUE � EVIDENTE A IMPORT�NCIA DE IDENTIFICAR PREVIAMENTE AS PRIMEIRAS MANIFESTA��ES QUE SURGEM NA SB, PARA QUE SEJA USADO COMO SINAL DE ALERTA AOS PROFISSIONAIS SOBRE OS FATORES DE RISCO QUE OS TORNAM SUSCET�VEIS A ESTA PATOLOGIA. AFINAL, QUANTO MAIS PRECOCE � IDENTIFICADA A DOEN�A, MAIORES AS CHANCES DE AMENIZAR AS POSS�VEIS CONSEQU�NCIAS ACUSADAS POR ESSE MAL.

Referências

ABRANTES EA.; SANTOS, DE.; RIGOLON, RG. AVALIA��O COMPARATIVA DOS SINTOMAS DA S�NDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DE ESCOLAS P�BLICAS E PRIVADAS. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, V. 19, N. 59, P. 987-1002, 2014.

ARVIDSSON, I. ET AL. BURNOUT AMONG SWEDISH SCHOOL TEACHERS�€“A CROSS-SECTIONAL ANALYSIS. BMC PUBLIC HEALTH, V. 16, N. 1, P. 823-864, 2016.

BERNOTAITE, L.; MALINAUSKIENE, V. WORKPLACE BULLYING AND MENTAL HEALTH AMONG TEACHERS IN RELATION TO PSYCHOSOCIAL JOB CHARACTERISTICS AND BURNOUT. INTERNATIONAL JOURNAL OF OCCUPATIONAL MEDICINE AND ENVIRONMENTAL HEALTH, V. 30, N. 4, P. 629-640, 2017.

BORBA, BMR. ET AL. S�NDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE O ENSINO P�BLICO E PRIVADO. PSICOLOGIA ARGUMENTO, V. 33, N. 80, P.270-281, 2017.

BRAUN, AC.; CARLOTTO, MS. S�NDROME DE BURNOUT: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE PROFESSORES DO ENSINO ESPECIAL E DO ENSINO REGULAR. PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL, V. 18, N. 1, P. 125132, 2014.

CAMARA, SG.; CARLOTTO, MS. RIESGOS PSICOSOCIALES ASOCIADOS CON EL SINDROME DE BURNOUT EN PROFESORES UNIVERSITARIOS. AVANCES EN PSICOLOG�A LATINOAMERICANA, V. 35, N. 3, P. 447-458, 2017.

CARLOTTO, MS. PREVEN��O DA S�NDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES: UM RELATO DE EXPERI�NCIA. MUDAN�AS-PSICOLOGIA DA SAÚDE, V. 22, N. 1, P. 31-39, 2014.

CARLOTTO, MS. ET AL. O PAPEL MEDIADOR DA AUTOEFIC�CIA NA RELAÇÃO ENTRE A SOBRECARGA DE TRABALHO E AS DIMENS�ES DE BURNOUT EM PROFESSORES. PSICO-USF, V. 20, N. 1, P. 13-23, 2015.

CARLOTTO, MS.; CယMARA, SG. RISCOS PSICOSSOCIAIS ASSOCIADOS � S�NDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES UNIVERSIT�RIOS. AV. PSICOL. LATINOAM., V. 35, N. 3, P. 447-457, 2017.

COLLADO, PA. ET AL. CONDICIONES DE TRABAJO Y SALUD EN DOCENTES UNIVERSITARIOS Y DE ENSE�ANZA MEDIA DE MENDOZA, ARGENTINA: ENTRE EL COMPROMISO Y EL DESGASTE EMOCIONAL. SALUD COLECTIVA, V. 12, P. 203-220, 2016.

CLADELLAS-PROS, R.; CASTELLလ-TARRIDA, A.; PARRADO-ROMERO, E.
SATISFACCIÓN, SALUD Y ESTR�S LABORAL DEL PROFESORADO UNIVERSITARIO SEG�N SU SITUACIÓN CONTRACTUAL. REVISTA DE SALUD PÚBLICA, V. 20, P. 53-59, 2018.

DA CUNHA, RV. ET AL. ESCUTA E S�NDROME DE BURNOUT: UMA ESTRAT�GIA PARA UM AMBIENTE DE TRABALHO MAIS SAUD�VEL. REASU-REVISTA ELETR�NICA DE ADMINISTRA��O DA UNIVERSIDADE SANTA �ŠRSULA, V. 2, N. 1, P. 40-51, 2017.

DALCIN, L.; CARLOTTO, MS. AVALIA��O DE EFEITO DE UMA INTERVEN��O PARA A S�NDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES. PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL, V. 22, N. 1, P. 141-150, 2018.

DA SILVA, NR. ET AL. O TRABALHO DO PROFESSOR, INDICADORES DE BURNOUT, PR�TICAS EDUCATIVAS E COMPORTAMENTO DOS ALUNOS&58; CORRELA��O E PREDI��O. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, V. 21, N. 3, P. 363-376, 2015.

DO PRADO, RL. ET AL. AVALIA��O DA S�NDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES UNIVERSIT�RIOS. REVISTA DA ABENO, V. 17, N. 3, P. 21-29, 2017.

ESCUDEROS, ADM.; TOSCANO, JHA. DIMENSIONES DE APOYO SOCIAL ASOCIADAS AL S�NDROME DE BURNOUT EN DOCENTES DE MEDIA ACAD�MICA. PENSAMIENTO PSICOLÓGICO, V. 14, N. 2, P. 7-18, 2016.

FERREIRA, RC. ET AL. TRANSTORNO MENTAL E ESTRESSORES NO TRABALHO ENTRE PROFESSORES UNIVERSIT�RIOS DA �REA DA SAÚDE. TRAB. EDUC. SAÚDE, V. 13, N. 1, P. 135-155, 2015.

KOGA, GKC. ET AL. FATORES ASSOCIADOS A PIORES N�VEIS NA ESCALA DE BURNOUT EM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO B�SICA. CADERNO SAÚDE COLETIVA, P. 268-275, 2015.

MACHADO, VR.; BOECHAT, IT.; SANTOS, MFR. S�NDROME DE BURNOUT: UMA REFLEX�O SOBRE A SAÚDE MENTAL DO EDUCADOR. REVISTA TRANSFORMAR, N. 7, P. 257-272, 2015.

MARIA, AL. S�NDROME DE BURNOUT EM DIFERENTES �REAS PROFISSIONAIS E SEUS EFEITOS. ACTA BRASILEIRA DO MOVIMENTO HUMANO, V. 6, N. 3, P. 1-12, 2016.

PINTO, M. ET AL. S�NDROME DE BURNOUT EM DOCENTES. REVISTA INTERDISCIPLINAR, V. 8, N. 2, P. 169-177, 2015.

RIBEIRO, LCC.; BARBOSA, LACR.; SOARES, AS. AVALIA��O DA PREVAL�NCIA DE BURNOUT ENTRE PROFESSORES E A SUA RELAÇÃO COM AS VARI�VEIS SOCIODEMOGR�FICAS. REVISTA DE ENFERMAGEM DO CENTRO-OESTE MINEIRO, V. 5, N. 3, P. 1741-1751, 2016.

SOUZA, KR. DE ET AL. CADERNETAS DE SAÚDE E TRABALHO: DI�RIOS DE PROFESSORES DE UNIVERSIDADE PÚBLICA. CADERNOS DE SAUDE PUBLICA, V. 34, P. 306-317, 2018.

TIJDINK, JK.; VERGOUWEN, ACM.; SMULDERS, YM. EMOTIONAL EXHAUSTION AND BURNOUT AMONG MEDICAL PROFESSORS; A NATIONWIDE SURVEY. BMC MEDICAL EDUCATION, V. 14, N. 1, P. 183190, 2014.

ZAMRI, EN.; MOY, FM.; HOE, VCW. ASSOCIATION OF PSYCHOLOGICAL DISTRESS AND WORK PSYCHOSOCIAL FACTORS WITH SELF-REPORTED MUSCULOSKELETAL PAIN AMONG SECONDARY SCHOOL TEACHERS IN MALAYSIA. PLOS ONE, V. 12, N. 2, P. 172-195, 2017.

Downloads

Publicado

2022-04-22

Como Citar

Pina Reis, A. C. B., Cardoso, C. Q., Arataque, G. P., Bernardes, R. R., Souza, V. C. R., Schoepfer, Y. D., & Macedo, J. (2022). AVALIAÇO DOS PRINCIPAIS SINTOMAS NA DETECÇO PRECOCE DA SÀNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES. CIPEEX, 2, 1127–1137. Recuperado de https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/CIPEEX/article/view/2867

Edição

Seção

XV Mostra de Saúde - 10 anos do Curso de Medicina