ASSIST�NCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE COM DIABETES MELLITUS EM UMA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÀLIA NO MUNICÀPIO DE GOIANAPOLIS- GO

Autores

  • Gláucia Oliveira Abreu Batista MEIRELES
  • Eryka Loraine Gomes SILVA
  • Jessica Samara Gomes SILVA,
  • Miriã da Silva Lima OLIVEIRA,

Palavras-chave:

Diabetes mellitus, Enfermagem, Promoção da saúde.

Resumo

INTRODUÇÃO: O DIABETES MELLITUS (DM) PODE SER ENTENDIDO COMO UM DIST�RBIO DO METABOLISMO, CARACTERIZANDO-SE COMO CR�NICO E DE ETIOLOGIA MULTIFATORIAL, PORTANTO, LIGADO A DEMAIS OUTRAS COMPLICA��ES COMO � HIPERGLICEMIA, � ALTERA��O DE EXCRE��O DE INSULINA, RESULTANDO, DIRETAMENTE, NA REDUÇÃO OU COMPLETA INIBI��O DA CAPTA��O DA GLICOSE POR MEIO DOS TECIDOS (FAEDA; DE LEON, 2006). OBJETIVO: O OBJETIVO GERAL DESTE TRABALHO FOI DESCREVER COMO � PRESTADA A ASSIST�NCIA DE ENFERMAGEM FRENTE AO PACIENTE COM DIABETES MELLITUS (DM) EM UMA ESTRAT�GIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA (ESF) NO MUNIC�PIO DE GOIAN�POLIS-GO. METODOLOGIA: ADOTOU-SE PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA O TIPO QUALITATIVO, O QUAL FOI ESTRUTURADA NO MUN�CIPIO DE GOIAN�POLIS, CIDADE LOCALIZADA NO INTERIOR DO ESTADO DE GOI�S, ONDE FORAM ENTREVISTADOS 5 ENFERMEIROS E 4 T�CNICOS DE ENFERMAGEM. O MATERIAL FOI OBTIDO POR MEIO DE ENTREVISTAS REALIZADAS COM OS PROFISSIONAIS, SENDO A ANÁLISE ESTRUTURADA CONFORME O QUE FOI PROPOSTO POR MINAYO (2009). RESULTADOS: A ANÁLISE DOS DADOS RESULTOU EM QUATRO CATEGORIAS, SEGUIDAS DE SUAS SUBCATEGORIAS:  A��ES DE ENFERMAGEM FRENTE A ASSIST�NCIA AO PACIENTE COM DIABETES MELLITUS, EDUCAÇÃO PERMANENTE REALIZADA PELA EQUIPE DE ENFERMAGEM, ESTRAT�GIAS PARA OBTER A ADES�O AO TRATAMENTO E A ACOLHIDA PELA EQUIPE DE ENFERMAGEM. CONCLUS�O: O TEOR DAS ENTREVISTAS EVIDENCIOU QUE NA PERSPECTIVA DOS ENTREVISTADOS, AS A��ES EDUCATIVAS A SEREM COLOCADAS EM PRATICA ERAM FUNDAMENTALMENTE LIGADAS AO SEGUIMENTO DE DIETAS, USO ADEQUADO E REGRADO DE MEDICA��ES E AFERI��ES REGULARES DO N�VEL GLIC�MICO. A PARTICIPA��O DE FAMILIARES NO TRATAMENTO DO INDIV�DUO AINDA NÃO SE MOSTROU PRESENTE COMO O DESEJ�VEL, SENDO ISSO RESULTADO DIRETO DA CAR�NCIA NAS A��ES DE EDUCAÇÃO QUE INTEGREM A FAMÍLIA NO PROCESSO. MUITO EMBORA NÃO HOUVESSEM A��ES SUFICIENTES PARA O ENVOLVIMENTO FAMILIAR NO PROCESSO DE TRATAMENTO, OS PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM RECONHECEM A IMPORT�NCIA DESSAS A��ES EDUCATIVAS, UMA VEZ QUE ESSAS POSSIBILITAM A CI�NCIA DOS FATORES DE RISCO E A PERMAN�NCIA ESTENDIDA NO TRATAMENTO DA ENFERMIDADE.

Referências

FAEDA, ALESSANDRA; DE LEON, CASSANDRA GENOVEVA ROSALES MARTINS PONCE. ASSIST�NCIA DE ENFERMAGEM A UM PACIENTE PORTADOR DE DIABETES MELLITUS. TRABALHO APRESENTADO NA 66ª SEMANA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM EM BRAS�LIA E 2�º COLOCADO NO PR�MIO CEPENABEN-DF. REV BRAS ENFERM., V.59, N.6, NOV-DEZ, P.818-21, 2006.

MINAYO, MARIA CEC�LIA; DESLANDES, SUELY FERREIRA; GOMES, ROMEU (ORGS.). PESQUISA SOCIAL: TEORIA, M�TODO E CRIATIVIDADE. PETRÓPOLIS, RJ: VOZES, 2007.

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Publicado

2022-04-22

Edição

Seção

II Simpósio de Produção Científica do Curso de Enfermagem da UniEVANGÉLICA