ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÀLIA
AVALIA��O DA SATISFA��O DE USU�RIOS NA QUALIDADE DA ASSIST�ŠNCIA
Palavras-chave:
Estratégia Saúde da Família. Satisfação de usuários. Enfermagem.Resumo
INTRODUÇÃO: A ESTRAT�GIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA � A PORTA DE ENTRADA DO USU�RIO AO SISTEMA �ŠNICO DE SAÚDE. NA ESF SÃO REALIZADAS A��ES DE PROMO��O, PREVEN��O E RECUPERA��O DA SAÚDE DO INDIV�DUO E COMUNIDADE. ASSIM EM 2017 O MINIST�RIO DA SAÚDE REFORMULA A POLÍTICA NACIONAL DE ATEN��O B�SICA - PNAB PARA OFERTAR UM ATENDIMENTO DE QUALIDADE A SUA POPULA��O ADSCRITA.  OBJETIVO: DESCREVER A SATISFA��O DO USU�RIO MEDIANTE A ASSIST�NCIA PRESTADA EM UNIDADES DA ESF EM UM MUNIC�PIO DO ESTADO DE GOI�S. M�TODO: ESTUDO DESCRITIVO DE ABORDAGEM QUALITATIVA. AMOSTRA COMPOSTA POR 30 PARTICIPANTES, RECRUTADOS DE FORMA ALEATÓRIA. A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA NOS MESES DE JUNHO E JULHO/2017, ATRAV�S DA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA, QUE FORAM POSTERIORMENTE TRANSCRITAS E ANALISADAS PELA T�CNICA DE ANÁLISE DE CONTE�DO DE BARDIN. RESULTADO: A FAIXA ET�RIA VARIOU ENTRE 18 A 73 ANOS. O TEMPO DE UTILIZA��O DA ESF FOI DE 2 A 16 ANOS. ORIGINOU-SE DUAS CATEGORIAS CENTRAIS: �€ŒREALIDADE ESTRUTURAL DA ESF�€ E �€ŒEXPECTATIVA E SATISFA��O DO USU�RIO DA ESF EM RELAÇÃO � EQUIPE MULTIPROFISSIONAL�€. A �€ŒREALIDADE ESTRUTURAL DA ESF�€ FOI DIVIDIDA EM DUAS SUBCATEGORIAS: �€ŒESTRUTURA F�SICA, EQUIPAMENTOS E MOBILI�RIOS�€ E �€ŒACESSO: BARREIRA GEOGR�FICA E ORGANIZACIONAL�€. SOBRE A ESTRUTURA F�SICA OS PARTICIPANTES AFIRMARAM QUE � ADEQUADA, MAS SE QUEIXARAM QUANTO A: FALTA DE COBERTURA NA PORTARIA PARA ABRIGO DO SOL E CHUVA, REFORMAS DO TETO E PRECARIEDADE DAS PAREDES. SOBRE APARELHAGEM PONTUARAM A FALTA DE FITAS DE HGT E TONER, INSTRUMENTOS ESTRAGADOS COMO A BALAN�AS, APARELHO DE PA E COMPUTADORES. QUANTO AOS MOBILI�RIOS: CADEIRAS ESCASSAS, QUEBRADAS E ENFERRUJADAS. REFERENTE AO �€ŒACESSO: BARREIRAS ORGANIZACIONAIS E GEOGR�FICAS, NA BARREIRA GEOGR�FICA, AS DIFICULDADES FORAM A DIST�NCIA DA RESIDÊNCIA AT� A UNIDADE, EM ALGUNS PONTOS NÃO H� LINHAS DE �NIBUS E NA BARREIRA ORGANIZACIONAL APONTARAM: DIFICULDADE DE AGENDAR CONSULTAS, VAGAS INSUFICIENTES PARA EXAMES, SISTEMA OFF-LINE, FALTA DE PROFISSIONAIS. A CATEGORIA �€ŒEXPECTATIVA E SATISFA��O DO USU�RIO DA ESF EM RELAÇÃO � EQUIPE MULTIPROFISSIONAL�€ FOI DIVIDIDA EM TR�S SUBCATEGORIAS: �€ŒEQUIPE E RELACIONAMENTO INTERPESSOAL�€, �€ŒPREVEN��O E PROMO��O DE SA�DE�€ E �€ŒEXPECTATIVA DE MELHORIAS�€.  PROFISSIONAIS QUE MAIS SOLUCIONARAM OS PROBLEMAS: ENFERMEIROS E T�CNICOS DE ENFERMAGEM E EM MENOR ESCALA AS SECRET�RIAS, AGENTES DE SAÚDE E O M�DICO. QUANDO NÃO SOLUCIONAM OS PROBLEMAS A EQUIPE OFERECE ORIENTAÇÃO E REALIZA A REFER�NCIA PARA ATENDIMENTOS EM OUTROS LOCAIS. O RELACIONAMENTO INTERPESSOAL COM A EQUIPE FOI CLASSIFICADO COMO MUITO BOM, DESTACANDO A EDUCAÇÃO, A DISPONIBILIDADE E A CORDIALIDADE, SOBRETUDO COM AS ENFERMEIRAS. AS ATIVIDADES DE PREVEN��O E PROMO��O � SAÚDE REALIZADAS NA ESF SÃO: CAMINHADAS, DIA DO HOMEM, PESAGEM DAS CRIAN�AS, GIN�STICA, HIPERDIA E DIA DA GESTANTE, MAS, NÃO H� ADES�O POR PARTE DOS PARTICIPANTES. AS EXPECTATIVAS PARA MELHORIAS FORAM:  QUE NÃO FALTE MEDICA��O, LUVAS, GAZES E TONER PARA IMPRESS�O DAS CONSULTAS AGENDADAS E O FUNCIONAMENTO DE COMPUTADORES E BALAN�AS. CONCLUS�ƑO: ESPERA-SE QUE O PRESENTE ESTUDO POSSA FORNECER DADOS PARA PLANEJAMENTO, IMPLEMENTA��O DE A��ES E TOMADAS DE DECIS�O NO CAMPO DA SAÚDE PÚBLICA VISANDO MAIOR SATISFA��O DOS USU�RIOS E AUMENTO DA QUALIDADE NA ASSIST�NCIA.