A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇO DE LABORATÓRIOS NO CURSO DE ENFERMAGEM

Autores

  • Meiriane Martins GIL
  • Rosana Mendes Bezerra
  • Flávia Ferreira de ALMEIDA

Palavras-chave:

Enfermagem. Laboratórios. Educação em Enfermagem.

Resumo

RESUMO

INTRODUÇÃO: CONCILIAR TEORIA E PR�TICA � UM GRANDE DESAFIO NA FORMA��O ACAD�MICA. A VIV�NCIA DI�RIA DAS PR�TICAS DE LABORATÓRIOS DE SIMULA��O DE HABILIDADES PR�TICAS PELO CURSO DE ENFERMAGEM DE UM CENTRO UNIVERSITÁRIO NO INTERIOR DO ESTADO DE GOI�S LEVOU A INDAGA��O EM COMPREENDER COMO OS ALUNOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DESCREVEM A EXPERI�NCIA DE UTILIZA��O DOS LABORATÓRIOS PARA APRENDIZADO E APRIMORAMENTO DAS HABILIDADES PR�TICAS PERTINENTES A SUA FORMA��O. O LABORATÓRIO UTILIZADO PELA ENFERMAGEM POSSIBILITA AOS ALUNOS, A CHANCE DE VIVENCIAR CEN�RIOS ESTUDADOS EM SALA AULA, COM USO DE SIMULADORES E A ORIENTAÇÃO DE PROFESSORES, ENFERMEIROS E MONITORES. OS ESTUDANTES EXECUTAM NESTE AMBIENTE DE APRENDIZADO PROCEDIMENTOS E TÉCNICAS NA PR�TICA, PARA MELHOR SE PREPARAR PARA OS DESAFIOS E EXIG�NCIAS DA PROFISS�O EM CAMPOS PR�TICOS COMO HOSPITAIS. OBJETIVO: DESCREVER COMO PROFISSIONAIS RESPONS�VEIS POR DESENVOLVER AS ATIVIDADES PR�TICAS PERCEBEM FRENTE AOS ALUNOS A IMPORT�NCIA DA UTILIZA��O DOS LABORATÓRIOS DE ENFERMAGEM DE UM CENTRO UNIVERSITÁRIO. M�TODO: TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERI�NCIA. FOI DESCRITO NESTE RELATO A VIV�NCIA DE UMA PROFESSORA ENFERMEIRA QUE MINISTRA DISCIPLINAS NOS LABORATÓRIOS DO CURSO DE ENFERMAGEM E DE UMA ENFERMEIRA QUE � T�CNICA DE LABORATÓRIO E DESENVOLVE AUX�LIO AOS DISCENTES POR MEIO DE TUTORIAS COM A OBSERVA��O DAS FALAS DE DISCENTES QUE UTILIZARAM OS LABORATÓRIOS. RESULTADOS: CHAMA BASTANTE A ATEN��O O FATO DA MAIORIA DOS ALUNOS ATRIBUIR O SUCESSO NA PRESTA��O DA ASSIST�NCIA DIRETA AO CLIENTE A EXCELENTE ESTRUTURA DOS LABORATÓRIOS, A COMPET�NCIA E EXPERI�NCIA DOS DOCENTES, AOS MONITORES DAS DISCIPLINAS QUE SÃO ALUNOS SELECIONADOS EM PROCESSO SELETIVO PARA ESTA ATIVIDADE E TAMB�M AO FATO DE SE TER NOS LABORATÓRIOS DE HABILIDADES DE ENFERMAGEM ENFERMEIRAS QUE SÃO CAPACITADAS PARA O ACOMPANHAMENTO E EXECU��O DE TODAS AS ATIVIDADES QUE PODEM SER DESENVOLVIDAS NO LABORATÓRIO. FICA EVIDENTE QUE OS ALUNOS ENTENDEM O QUANTO � IMPORTANTE A UTILIZA��O DO LABORATÓRIO NÃO APENAS PARA QUE AS DISCIPLINAS SEJAM CONCLU�DAS. A IMPORT�NCIA ESTÁ NO APOIO PARA LIBERDADE DE USO DESTES LABORATÓRIOS, COM PROFISSIONAIS E MONITORES QUALIFICADOS PARA OS ACOMPANHAMENTOS. PERCEBEM QUE ESTE � UM FATOR QUE CONTRIBUI PARA QUE SEMPRE QUE NECESS�RIO, O CONHECIMENTO PODE SER APRIMORADO COM EXCEL�NCIA. ENTENDEM A IMPORT�NCIA DA UTILIZA��O DOS LABORATÓRIOS PARA UMA BOA FORMA��O PROFISSIONAL VISANDO A SEGURANÇA O PROFISSIONAL E DO PACIENTE. CONCLUS�O: OS LABORATÓRIOS UTILIZADOS PELA ENFERMAGEM MERECEM SER VISTOS E TRATADOS PELOS DOCENTES, DISCENTES E EQUIPE ADMINISTRATIVA DE SUA INSTITUI��O COM TODA IMPORT�NCIA. DEVE SER CONSIDERADO COMO AMBIENTE DE ENSINO-APRENDIZAGEM, E NÃO COMO UMA SALA DE MATERIAIS E MANEQUINS INANIMADOS, CONSIDERA COMO LOCAL DE OPORTUNIDADE DE OBSERVAR, EXECUTAR, ERRAR, CORRIGIR E RETRANSMITIR O SABER ADQUIRIDO. PROPICIA AO ALUNO TER UM CONTATO PR�VIO COM A PR�TICA, PERMITE TAMB�M QUE O ALUNO RECONHE�A ANTECIPADAMENTE O ELE PARTICIPARA FUTURAMENTE NO CAMPO HOSPITALAR.

Referências

BRASIL. MINIST�RIO DA EDUCAÇÃO. DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM, MEDICINA E NUTRI��O. DI�RIO OFICIAL DA UNI�O DE 3/10/2001, SE��O 1E, P. 131. 2011.

BRITO, F�TIMA MARIA DE MELO; ROZENDO, C�LIA ALVES; SOBRAL, JANA�NA PAULA CALHEIROS PEREIRA. O LABORATÓRIO DE ENFERMAGEM E A FORMA��O CR�TICA DO ENFERMEIRO: UMA REFLEX�O. ENFERMAGEM EM FOCO, [S.L.], V. 9, N. 1, AGO. 2018. ISSN 2357-707X. DISPON�VEL EM: <HTTP://REVISTA.COFEN.GOV.BR/INDEX.PHP/ENFERMAGEM/ARTICLE/VIEW/1859>. ACESSO EM: 19 NOV. 2018. DOI:HTTPS://DOI.ORG/10.21675/2357-707X.2018.V9.N1.1859.
BRITO, F�TIMA MARIA DE MELO; ROZENDO, C�LIA ALVES; SOBRAL, JANA�NA PAULA CALHEIROS PEREIRA. O LABORATÓRIO DE ENFERMAGEM E A FORMA��O CR�TICA DO ENFERMEIRO: UMA REFLEX�O. ENFERMAGEM EM FOCO, [S.L.], V. 9, N. 1, AGO. 2018. ISSN 2357-707X. DISPON�VEL EM: <HTTP://REVISTA.COFEN.GOV.BR/INDEX.PHP/ENFERMAGEM/ARTICLE/VIEW/1859>. ACESSO EM: 19 NOV. 2018. DOI:HTTPS://DOI.ORG/10.21675/2357-707X.2018.V9.N1.1859.
DONOSO, MIGUIR TEREZINHA VIECCELLI ET AL. PERCEP��ES DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM SOBRE O LABORATÓRIO DE PR�TICAS COMO ESPA�O DIDÁTICO. REVISTA DE ENFERMAGEM DO CENTRO-OESTE MINEIRO. 7:E1578, 2017. HTTPS://DOI.ORG/10.19175/RECOM.V7I0.1578. ACESSO EM 17 DE NOVEMBRO DE 2018.
FIGUEIREDO, ANA ELIZABETH. LABORATÓRIO DE ENFERMAGEM: ESTRAT�GIAS CRIATIVAS DE SIMULA��ES COMO PROCEDIMENTO PEDAGÓGICO. REVISTA DE ENFERMAGEM DA UFSM, [S.L.], V. 4, N. 4, P. 844 - 849, JAN. 2015. ISSN 2179-7692. DISPON�VEL EM: <HTTPS://PERIODICOS.UFSM.BR/REUFSM/ARTICLE/VIEW/11474>. ACESSO EM: 19 NOV. 2018. DOI:HTTP://DX.DOI.ORG/10.5902/2179769211474.

Downloads

Publicado

2022-04-22

Edição

Seção

II Simpósio de Produção Científica do Curso de Enfermagem da UniEVANGÉLICA