A CONSTRUÇO DA INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR COM AMOR E RESPEITO
Resumo
 
A ACESSIBILIDADE E A INCLUS�O NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR UMA DAS FORMAS DE GARANTIR A TODOS O DIREITO � EDUCAÇÃO. � UMA A��O POLÍTICA, SÓCIOCULTURAL E PEDAGÓGICA, DESENCADEADA EM DEFESA DO DIREITO DE TODOS OS ACAD�MICOS DE ESTAREM JUNTOS, APRENDENDO E PARTICIPANDO SEM DISCRIMINA��O DE ORIGEM, RA�A, SEXO, COR, IDADE, CONDIÇÃO SOCIAL, DEFICI�NCIA OU QUALQUER OUTRO QUE A COLOQUE EM CONDIÇÃO DE VULNERABILIDADE. A EDUCAÇÃO INCLUSIVA T�M SIDO TEMA DE REFLEX�O E ANSEIO DOS EDUCADORES QUE PRECONIZAM O RESPEITO � DIGNIDADE HUMANA, DE FORMA A CONSIDERAR A SI MESMO E OUTRO COMO UMA PESSOA QUE TEM SEU PRÓPRIO VALOR. � NECESS�RIO ENTENDER QUE A DIVERSIDADE � UMA CONSTRU��O SOCIAL, O QUE SIGNIFICA QUE AS DISTIN��ES NÃO EXISTEM EM SI MESMAS; SOMOS NÓS, ENQUANTO SOCIEDADE QUE CONSTRU�MOS OS PAR�METROS DO QUE � FEIO, BELO, ESTRANHO E CORRETO. O PONTO CHAVE DA DISCUSS�O SOBRE A DIVERSIDADE � A ATUA��O SOBRE OS MECANISMOS SOCIAIS QUE TRANSFORMAM AS DIFEREN�AS EM DESIGUALDADES; ENTENDE-LAS � FUNDAMENTAL PARA SE ESTABELECER NOVAS PR�TICAS. A INCLUS�O � O MELHOR EXEMPLO: ASSIM, O DIFERENTE PASSA A TER LUGAR NA SOCIEDADE, QUANDO ALGU�M QUE POSSUI CARACTER�STICAS DIFERENTES DA MAIORIA � INCLU�DO. ABREM-SE PORTAS DE COMPARTILHAMENTO, APRENDIZADO E EXPERI�NCIAS. O PROPÓSITO DO TRABALHO � DE APRESENTAR ESSA TEM�TICA POR MEIO DE UMA ENCENA��O ART�STICA DE UM POEMA DO AUTOR BR�ULIO BESSA NO SENTIDO DE FALAR SOBRE A DIVERSIDADE E NOS FAZ REFLETIR O QU�O � IMPORTANTE QUE VOC� TEM O DIREITO DE TER OPINI�O E DISCORDAR, DESDE QUE COM RESPEITO.
 
PALAVRAS-CHAVE: EDUCAÇÃO EM SAÚDE; ENSINO; ACESSO AOS SERVI�OS DE SAÚDE;