ASPECTOS DA TEORIA SOCIAL DA APRENDIZAGEM APLICADOS AOS PACIENTES ETILISTAS IDOSOS
Palavras-chave:
Teoria Social da Aprendizagem, Alcoolismo, IdosoResumo
INTRODUÇÃO: O ETILISMO � UMA DOEN�A GRAVE QUE ATINGE UM GRANDE N�MERO DE PESSOAS EM TODO O MUNDO, AFETANDO O CONV�VIO SOCIAL, A FAMÍLIA, O RENDIMENTO NO TRABALHO E CAUSANDO V�RIOS DANOS � SAÚDE. NOS �LTIMOS ANOS HOUVE UM AUMENTO SIGNIFICATIVO DO N�MERO DE IDOSOS, DANDO IN�CIO A OUTRA REALIDADE DE QUE A VELHICE EXISTE, TRAZENDO AO CONHECIMENTO DE QUE � UMA QUESTÃO DE SAÚDE SOCIAL. ESTE TRABALHO TEM A FINALIDADE DE ANALISAR A APLICABILIDADE DA TEORIA SOCIAL DA APRENDIZAGEM (TSA) AO PACIENTE ETILISTA IDOSO NO �MBITO DA SAÚDE, EVIDENCIANDO A OPORTUNIDADE QUE A EQUIPE MULTIPROFISSIONAL TEM DE ATUAR COMO EDUCADORES NO MOMENTO DA REALIZA��O DO CUIDADO COM O MESMO. HIPလTESE: PRESSUP�E QUE A EQUIPE MULTIPROFISSIONAL UTILIZE A TSA NO ATENDIMENTO DOS PACIENTES ETILISTAS IDOSOS MELHORANDO ASSIM A QUALIDADE DO SERVI�O E AUMENTANDO OS �NDICES DE RECUPERA��O DOS PACIENTES. JUSTIFICATIVA: � PERCEPT�VEL COMO O CONHECIMENTO SOBRE A TSA � DE SUMA IMPORT�NCIA E COMO � ESSENCIAL O PAPEL DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL NO ATENDIMENTO DESSES IDOSOS. OBJETIVOS: AVALIAR OS ASPECTOS DA TSA APLICADOS AOS PACIENTES ETILISTAS IDOSOS ATENDIDOS NO CAPS DE CERES-GO, MEDINDO-SE OS OBST�CULOS NA APLICA��O DA TEORIA E AS ATIVIDADES REALIZADAS NO AMBIENTE DE ATENDIMENTO. METODOLOGIA: SER� REALIZADA UMA PESQUISA DE CAMPO A PARTIR DE CAR�TER DESCRITIVO COM ABORDAGEM QUANTITATIVA E CORTE TRANSVERSAL NO CAPS DO MUNIC�PIO DE CERES-GO. ESTIMA-SE QUE A APLICA��O DA TSA CONTRIBUIR� PARA O TRATAMENTO E RECUPERA��O DESSES PACIENTES, POIS PERMITIR� UMA MAIOR ATEN��O POR PARTE DA EQUIPE A ESSES PACIENTES.