A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA ACAD�MICA COMO PROGRAMA INCENTIVADOR DA ESCOLHA DA CARREIRA DE DOCENTE/PESQUISADOR PARA OS CURSOS DE ENGENHARIA

Autores

  • Pablo Anderson Tavares
  • Hà©lio de Souza Queiroz
  • Ricardo Wobeto

Palavras-chave:

Monitoria;, Carreira Docente;, Engenharia Mecânica e Civil;

Resumo

A RESOLU��O N�º 218, DE 29 JUNHO DE 1973, DESCREVE AS DEZOITO ATIVIDADES DO ENGENHEIRO, DENTRE AS QUAIS A OITAVA ATIVIDADE REFERE-SE AO �€Œ ENSINO, PESQUISA E EXTENS�O�€ . O FOMENTAR DO ENSINO E PESQUISA TORNA-SE NOSSO OBJETO DE PESQUISA NESTE ESTUDO. EM MEIO �S DIVERSAS PROPOSTAS DE MATRIZES CURRICULARES E ATIVIDADES EXTRACURRICULARES DOS DIVERSOS PROGRAMAS DE BACHARELADO QUE SÃO OFERECIDOS NAS ESCOLAS DE ENGENHARIA NO BRASIL, PODE-SE DESTACAR O PROGRAMA DE MONITORIA/ACAD�MICA COM SENDO UM GRANDE INCENTIVADOR E POTENCIALIZADOR DO ENVOLVIMENTO DOS DISCENTES NA ESCOLHA DA FUTURA CARREIRA DA DOC�NCIA. A CARREIRA DE DOCENTE/PESQUISADOR EM ENGENHARIA DEMANDA O DESENVOLVER DE HABILIDADES QUE V�O AL�M DO DOM�NIO T�CNICO DE CONCEITOS NO CAMPO DAS EXATAS, � REQUERIDO O SABER CONTEXTUALIZADO. COM O INTUITO DE DESCOBRIR O QUANTO O PROGRAMA DE MONITORIA ACAD�MICA CONTRIBUI PARA A ESCOLHA DA CARREIRA DE DOCENTE/PESQUISADOR, FOI DESENVOLVIDA UMA PESQUISA POR MEIO DE ENTREVISTAS, QUESTION�RIOS, RELATOS DE CASOS COM DISCENTES MONITORES E/OU PARTICIPANTES DOS PROGRAMAS DE MONITORIAS ACAD�MICAS, E DOCENTES DOS CURSOS DE BACHARELADO EM ENGENHARIA MEC�NICA E ENGENHARIA CIVIL DO CENTRO UNIVERSITÁRIO-UNIEVANG�LICA. A LUZ DAS LITERATURAS ACAD�MICAS, RESOLU��ES E DOCUMENTOS OFICIAIS GOVERNAMENTAIS FORAM ANALISADOS OS DADOS COLETADOS ENTRE OS PER�ODOS DE 2013/1 A 2015/2. ESPERA-SE OBTER, POR INTERM�DIO DESTE ESTUDO, A MENSURA��O DO QU�O IMPORTANTE � MONITORIA � PARA O DESENVOLVIMENTO DA PRATICA DOCENTE QUE EXIGE DO PROFISSIONAL DA DOC�NCIA O DESENVOLVER DAS HABILIDADES ESPEC�FICAS QUE EXTRAPOLAM AS INTR�NSECAS AOS CURSOS DE ENGENHARIA.

Downloads

Publicado

2015-12-30

Edição

Seção

(UniEVANGÉLICA Anápolis) - Poster