DISCUTINDO A FORMAÇO DE PROFESSORES DE ARTES C�NICAS EM G�NERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA

Autores

  • Weyber Rodrigues de Souza

Palavras-chave:

Teatro, Gênero, Formação de Professores

Resumo

O TEATRO, COMO UMA MANIFESTA��O CULTURAL, SOCIAL E POLÍTICA, PODE CONTRIBUIR SIGNIFICATIVAMENTE PARA UM ENSINO CR�TICO, LIBERTADOR E ISENTO DE OPRESS�O. E REFLETIR SOBRE SUA ATUA��O NA ESCOLA, RUMO AO ROMPIMENTO DE PENSAMENTOS E CONCEITOS ROTULADOS A RESPEITO DAS RELA��ES DE G�NERO, NOS COLOCA DIANTE DE UM GRANDE DESAFIO. DIGO DESAFIO PORQUE NEM TODOS/AS QUE TRABALHAM DIRETAMENTE COM A EDUCAÇÃO B�SICA TIVERAM, DURANTE SUA FORMA��O ACAD�MICA, UM PREPARO TEÓRICO-CONCEITUAL PARA TRABALHAR COM ESSAS QUEST�ES EM SALA DE AULA. PENSANDO NISSO, O REFERIDO TRABALHO TEM POR FINALIDADE APRESENTAR ALGUMAS REFLEX�ES SOBRE A EXIST�NCIA DE DISCIPLINAS LIGADAS �S QUEST�ES DE G�NERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ARTES C�NICAS ENTRE ANOS DE 2005 � 2015. COMO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO, UTILIZOU-SE EMENTAS E GRADES CURRICULARES PRESENTES EM PROJETOS POL�TICO-PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ARTES C�NICAS DE VINTE E TR�S INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. TAL TAREFA SE FAZ NECESS�RIA PARA AFIRMAR QUE A AUS�NCIA DE DISCIPLINAS LIGADAS �S QUEST�ES DE G�NERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA NA FORMA��O ACAD�MICA EM ARTES C�NICAS DIFICULTA O BOM DIRECIONAMENTO DO ALUNO/A PARA O EXERC�CIO DA CIDADANIA.

Downloads

Publicado

2015-12-30

Edição

Seção

(UniEVANGÉLICA Anápolis) - Comunicação Oral