AVALIAÇO NEURO-COGNITIVA DAS CONDIÇÀ•ES DE USO DAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇO ALTERNATIVA E AUMENTATIVA PARA PESSOAS COM DEFICI�NCIA INTELECTUAL COM DÉFICITS COMUNICACIONAIS
Palavras-chave:
Avaliação Neuro-Cognitiva, Comunicação Alternativa E Aumentativa, Deficiência IntelectualResumo
A COMUNICA��O � UMA NECESSIDADE HUMANA B�SICA E � ATRAV�S DELA QUE OS DESEJOS E NECESSIDADES INDIVIDUAIS SÃO EXPRESSOS. UMA PESSOA IMPOSSIBILITADA DE COMUNICAR-SE VIVENCIA SENTIMENTOS DE EXCLUS�O. MUITAS DEFICI�NCIAS T�M COMO UMA DE SUAS CARACTER�STICAS OS D�FICITS COMUNICACIONAIS QUE DESENCADEIAM DIFICULDADES SOCIAIS E EDUCACIONAIS. PARA MINIMIZAR ESSES PREJU�ZOS V�RIOS RECURSOS DE COMUNICA��O ALTERNATIVA E AUMENTATIVA (CAA) V�M SENDO DESENVOLVIDOS. PORÉM, QUANDO SE TRATA DE PESSOAS COM DEFICI�NCIA INTELECTUAL AS INDICA��ES DE TECNOLOGIAS DE COMUNICA��O ALTERNATIVA E AUMENTATIVA DEVEM LEVAR EM CONSIDERA��O A CAPACIDADE COGNITIVA DA PESSOA PARA QUE ELA CONSIGA USUFRUIR ADEQUADAMENTE DESSES RECURSOS. PORTANTO, O PRESENTE PROJETO VISA AVALIAR A CAPACIDADE COGNITIVA DE PESSOAS COM DEFICI�NCIA INTELECTUAL COM D�FICITS COMUNICACIONAIS PARA A INDICA��O DOS RECURSOS DE TECNOLOGIA EM COMUNICA��O ALTERNATIVA E AUMENTATIVA. O ESTUDO SER� REALIZADO POR MEIO DE UMA PESQUISA EXPERIMENTAL EM LABORATÓRIO, ONDE UM GRUPO DE PESSOAS COM DEFICI�NCIA INTELECTUAL SER�O AVALIADOS POR MEIO DE UMA BATERIA NEUROPSICOLÓGICA COM O OBJETIVO DE IDENTIFICAR O N�VEL NEURO-COGNITIVO PARA POSTERIOR INDICA��O E TREINO DE CAA EM LABORATÓRIO E OUTRO GRUPO DE PESSOAS COM DEFICI�NCIA INTELECTUAL NÃO PASSAR� POR AVALIA��O NEUROPSICOLÓGICA, MAS SER� ENCAMINHADA PARA O TREINO EM CAA. APÓS OS TREINOS SER�O AVALIADOS A CAPACIDADE COMUNICACIONAL DAS CRIAN�AS E SER� REALIZADA A COMPARA��O DOS RESULTADOS PARA II CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA, ENSINO E EXTENS�O CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS - UNIEVANG�LICA IDENTIFICAR SE A AVALIA��O NEURO-COGNITIVA AUXILIA NO PROCESSO DE INDICA��O DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS EM CAA. A HIPÓTESE LEVANTADA � QUE AS PESSOAS QUE FOREM AVALIADAS NEUROCOGNITIVAMENTE TER�O UM MAIOR APROVEITAMENTO E ADAPTA��O AOS RECURSOS DE CAA QUE AS PESSOAS NÃO AVALIADAS