PREVALÊNCIA DE INCONTINÊNCIA URINÁRIA EM MULHERES GESTANTES: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Palavras-chave:
Gestantes, Incontinência Urinária, Mulheres, EpidemiologiaResumo
Introdução: A incontinência urinária (IU) é uma disfunção comum entre gestantes, causada por alterações hormonais, mecânicas e posturais que ocorrem ao longo da gestação. Alguns dos fatores de risco para o seu desenvolvimento além de idade e disfunções dos músculos do assoalho pélvico, incluem fatores obstétricos. Essa condição ocorre principalmente devido ao aumento da pressão intra-abdominal provocada pelo crescimento uterino, às alterações hormonais e ao enfraquecimento do assoalho pélvico. Objetivo: O objetivo do estudo é relatar a prevalência e o perfil epidemiológico da incontinência urinária em mulheres gestantes, destacando fatores associados, repercussões na qualidade de vida e estratégias de manejo. Método: O trabalho é uma revisão sistemática da literatura, com consulta às bases MEDLINE, SciELO, Google Acadêmico e Lilacs, considerando artigos publicados entre 2020 e 2025, em que foram selecionados 10 artigos, em português e inglês, no período de julho e agosto de 2025 focados em mulheres gestantes. Resultados: Os estudos mostraram prevalência média de 41% da IU durante a gestação, sendo a IUE a forma mais comum. Além disso, a prevalência aumenta conforme o avanço da gravidez, devido ao aumento da pressão intra-abdominal provocada pelo crescimento uterino. Foi apontado grande déficit de conhecimento sobre a IU e possíveis tratamentos, sendo que a maioria considerava uma condição normal. Conclusão: Portanto, é indispensável que a IU seja tratada como um problema de saúde pública e que a implementação de medidas preventivas e terapêuticas como a fisioterapia pélvica seja incentivada.
Referências
Belo LH, Martins NS, Éricles Dias Alves. Atuação da fisioterapia na prevenção de incontinência urinária em gestantes. REASE. 2025; 11(6):955-69.
Caldeira MG, Alves JS, Moreira KR, Amorim PB. Prevalência da incontinência urinária em gestantes. RECIMA21. 2021; 2(9):e29764.
Santos AJR, Tavares DMO, Nascimento CM, Cecatto V, Black LV. Prevalência de incontinência urinária em gestantes de alto risco e fatores associados. Fisioter Bras. 2024; 25(6):1883-1896.
Moossdorff-Steinhauser HFA, Berghmans BCM, Spaanderman MEA, Bols EMJ. Prevalence, incidence and bothersomeness of urinary incontinence in pregnancy: a systematic review and meta-analysis. Int Urogynecol J. 2021; 32(7):1633-1652.
Beyazıt A, Hakverdi AU, Gözükara KH. The Effect of Pregnancy on Urinary Symptoms. Cureus. 2023; 15(8):e44232.
Almeida LAL, Candido TS, Oliveira Netto A. Conhecimento sobre a incontinência urinária e fisioterapia em gestantes: revisão de literatura. RECIFIJ. 2020;1(2):48 60.
Dias S, Lima RN. Atuação e prevenção da fisioterapia pélvica em gestantes com incontinência urinária. REASE. 2025 Jun 25;11(6):5137 46.
Prates NC, Viana JE, Cabral FE, Cabral RSC. Benefícios da fisioterapia na incontinência urinária durante a gestação. REMUNOM. 2023;5(1):1042.
Da Silva Souza LD, Lopes Barreto K. Incontinência urinária autorreferida no período gestacional. Cadernos ESP. 2023;17(1):e1660.
Paula T. Benefícios da fisioterapia pélvica nas incontinências urinárias de esforço no período gestacional: revisão sistemática. Revista Cathedral. 2021; 3(4):124 9.