PROMOÇÃO DE SAÚDE BUCAL EM IDOSOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA LIGA ACADÊMICA DE PROMOÇÃO E PREVENÇÃO À SAÚDE DE ODONTOLOGIA
Palavras-chave:
idoso, saúde bucal, educação em saúdeResumo
O envelhecimento populacional brasileiro traz consigo desafios para a saúde pública, entre eles a manutenção da saúde bucal, fundamental para a qualidade de vida da pessoa idosa. Nesse contexto, as universidades assumem papel estratégico por meio de ações extensionistas que aproximam o conhecimento acadêmico da comunidade. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, que tem por objetivo relatar as atividades desenvolvidas pela Liga Acadêmica de Promoção e Prevenção à Saúde Márcio Torrubia (LAPPMT) do curso de Odontologia em parceria com a Universidade Aberta a Pessoa Idosa (UniAPI) ambas instituídas na Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA. As ações foram realizadas mensalmente, durante um semestre, em ambiente de sala de aula, contemplando palestras expositivas, rodas de conversa e orientações educativas sobre higiene bucal, higienização de próteses dentárias e prevenção de outros agravos. Participaram acadêmicos de Odontologia da Liga LAPPMT, promovendo trocas de saberes entre universidade e comunidade. Observou-se interesse e participação ativa dos idosos, que relataram aprendizado significativo em relação ao autocuidado em saúde bucal. Para os discentes, a experiência proporcionou desenvolvimento de habilidades comunicativas, maior sensibilidade social e compreensão da importância da prática extensionista para a formação profissional. Conclui-se que a vivência possibilitou benefícios mútuos, promovendo saúde bucal aos idosos e fortalecendo a formação integral dos futuros cirurgiões-dentistas, reforçando a relevância das ações extensionistas como instrumento de promoção de saúde e cidadania.
Referências
ASSIS, M. Envelhecimento ativo: uma política de saúde. Ciência & Saúde Coletiva, v. 10, supl. 1, p. 361-372, 2005.
MIURA, H. et al. Relationship between general health status and the change in chewing ability: a longitudinal study of the frail elderly in Japan. Community Dentistry and Oral Epidemiology, v. 28, n. 3, p. 195-201, 2000.
BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 2.528, de 19 de outubro de 2006. Aprova a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa (PNSPI). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 20 out. 2006.
BRASIL. Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003. Dispõe sobre o Estatuto do Idoso e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 3 out. 2003.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Saúde Bucal – Brasil Sorridente. Brasília: Ministério da Saúde, 2004.
SOUSA, L. L.; SOUTO, F. C. B. Principais barreiras para promoção da saúde bucal dos idosos no Brasil: uma revisão de literatura. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, v. 5, n. 3, p. 1244-1263, 2023.