PROJETO UNICIDADÃ ITINERANTE-VIVÊNCIA DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE ODONTOLOGIA NO CONGRESSO INDÍGENA (CONPLEI) EM PORTO VELHO RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
prevenção, saúde bucal, saúde indígena, promoçãoResumo
O presente relato de experiência descreve uma ação social realizada por acadêmicos de Odontologia da Universidade Evangélica de Goiás – UniEVANGÉLICA, pelo programa UniMISSÕES, equipe do curso de odontologia da UniEVANGÉLICA e projeto Servir em Porto Velho-RO. O objetivo é relatar a experiência dos atendimentos odontológicos no projeto UniCidadã Itinerante Rondônia durante o 9º Congresso Nacional do Conselho de Pastores e Líderes Indígenas (CONPLEI), considerado um dos maiores eventos evangélicos indígenas da América Latina, realizado na base da Organização Jovens com uma Missão (Jocum), localizada às margens do rio Madeira Rondônia. O atendimento clínico odontológico foi realizada na unidade de saúde equipada com dois equipos odontológicos e um laboratório protético para confecção/reparo das próteses. As atividades envolveram confecção e reparo das próteses, tratamento restaurador, profilaxia/raspagem coronoradicular, exodontias simples e procedimentos de urgência. O Impacto clínico foi o alívio de dor e melhoria da condição bucal e da autoestima, dignidade em pacientes indígenas com limitado acesso a saúde bucal. Além da prestação de serviços, a iniciativa possibilita aos acadêmicos da UniEVANGÉLICA uma vivência prática de grande relevância acadêmica e social, fortalecendo a formação profissional comprometida com a transformação da realidade, cuidado ao próximo. A experiência na extensão universitária proporcionou vivenciar cultura diferente que são fundamentais para uma vivência integral e humanística ao acadêmico.
Referências
ARANTES AR, SANTOS RV, FRAZÃO P. Diferenciais de cárie dentária entre os índios Xavante de Mato Grosso, Brasil. Revista Brasileira de Epidemiologia, 13(2): 223-236, 2010.
CARNEIRO MCG, SANTOS RV, GARNELO L, REBELO MAB, COIMBRA JÚNIOR CEA. Cárie dentária e necessidade de tratamento odontológico entre os índios Baniwa do Alto Rio Negro, Amazonas. Ciência & Saúde Coletiva, 13(6):1985-1992, 2008.