ENTRE CERRADO, MANTIQUEIRA E MATA ATLÂNTICA: UM ESTUDO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DAS TRILHAS DE LONGO CURSO EM DIFERENTES REGIÕES DO BRASIL
Palavras-chave:
trilhas de longo curso, ecoturismo, sustentabilidade, culturaResumo
Este estudo analisa comparativamente o desenvolvimento de três trilhas de longo curso no Brasil: Caminho de Cora Coralina, Caminho da Fé e Circuito Vale Europeu, com o objetivo de compreender seus processos de criação, características geográficas, biomas predominantes e manifestações culturais. A pesquisa seguiu abordagem qualitativa, fundamentada em revisão bibliográfica e análise documental em bases como Google Acadêmico, SciELO e Portal de Periódicos da CAPES, considerando publicações entre 2015 e 2025. Após triagem, dez artigos foram selecionados e analisados de forma descritivo-comparativa. Os resultados evidenciam que o Caminho de Cora Coralina se consolidou como rota literária no Cerrado, o Caminho da Fé como itinerário religioso na Serra da Mantiqueira e o Circuito Vale Europeu como referência em cicloturismo na Mata Atlântica. Conclui-se que, embora distintos, os três percursos reforçam o ecoturismo, a valorização cultural e o desenvolvimento regional sustentável.
Referências
COSTANTIN, Thaís. Cicloturismo no Caminho Missão Cruls: análise e propostas. 2023. Dissertação (Mestrado em Turismo) – Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
DE DEUS, Fernanda Monteiro Lobão; EDRA, Fátima Priscila Morela. Cenário do cicloturismo brasileiro: publicações, divulgações e roteiros. Podium, v. 12, n. 2, p. 192-225, 2023.
OLIVEIRA, Paulo Roberto Lucas; TELLES, Renato; DE OLIVEIRA, Wellington Dias. Caminhos para cidades que têm turismo religioso como base da economia. Revista Políticas Públicas & Cidades, v. 13, n. 2, p. e1388-e1388, 2024.
ROCHA, Geórgia Vitória Vieira. Panorama da concessão de serviços de uso público à iniciativa privada em Parques Nacionais. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2020.
SALDANHA, Luiz Emerson. Análise dos padrões de governança de rotas de cicloturismo no Brasil. 2022. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
VIESTEL, Roberto Marin. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas – Campus Inconfidentes (IFSULDEMINAS). Inconfidentes, MG, Brasil. Disponível em: https://orcid.org/0000-0003-4026-3043. Acesso em Ago. 2025.
SOUZA, Mariana Alves de. O Caminho de Cora Coralina e o turismo de experiência em Goiás. Revista Cerrados, Goiânia, v. 19, n. 1, p. 101-120, 2021.
DE LIMA, Henrique Valle et al. O impacto da agricultura familiar através do Caminho de Cora Coralina: pilares do desenvolvimento sustentável e da valorização cultural no estado de Goiás. Caderno Pedagógico, v. 22, n. 8, p. e17470-e17470, 2025.
KIST, Thaís Cristina et al. Avaliação de impactos ambientais em trilhas de caminhada: incentivando autonomia e sustentabilidade. Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 45-62, 2019.
SPAOLONSE, Eduardo; MARTINS, Suzana da Silva de Oliveira. Ecoturismo: uma ponte para o turismo sustentável. Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur), v. 9, n. 6, p. 1049-1068, 2016.