IMPACTO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NAS RELAÇÕES DE TRABALHO. LINHA DE PESQUISA DO NPDU: DESAFIOS DAS RELAÇÕES TRABALHISTAS NO MUNDO CONTEMPORÂNEO: PRECARIZAÇÃO – PROCESSO DE AUTOMAÇÃO – MEIO AMBIENTE DO TRABALHO
Palavras-chave:
Inteligência Artificial, Automação, Legislação Trabalhista, Direitos Fundamentais, Precarização do TrabalhoResumo
Este estudo investiga os impactos da Inteligência Artificial (IA) no mercado de trabalho brasileiro, com ênfase nos desafios e lacunas da legislação trabalhista diante do processo de automação. O avanço dos sistemas inteligentes, capazes de simular habilidades humanas como aprendizado e tomada de decisão, levanta preocupações quanto à substituição da força de trabalho humana, precarização do emprego e extinção de profissões. Adotando o método lógico-dedutivo e abordagem qualitativa, a pesquisa busca verificar fontes normativas, doutrinárias, jurisprudenciais e documentais para compreender os riscos jurídicos e sociais decorrentes da automação, bem como propor adequações legais. O tema é relevante ante a urgência de atualização do ordenamento jurídico, de modo a equilibrar o progresso tecnológico com a dignidade do trabalho, assegurando a proteção dos direitos fundamentais dos trabalhadores e prevenindo a precarização das relações laborais.
Referências
ALBURQUERQUE, Román Gil. El Desafío Tecnológico en el Derecho del Trabajo en la Era de la Cuarta Revolución Industrial. 1ª ed, Barcelona: Atelier Libros Jurídicos, 2023.
ANTUNES, Ricardo. O Privilégio da Servidão: O Novo Proletariado de Serviços na Era Digital. 2ª ed. São Paulo: Boitempo, 2020.
ANTUNES, Ricardo (Org.). Uberização, trabalho digital e indústria 4.0. São Paulo: Boitempo, 2020.
BELMONTE, Alexandre Agra; FREITAS, Cláudio. O Monitoramento Tecnológico Nas Relações de Trabalho do Mundo Digital. 1ª ed. Brasília-DF: Ed. Venturoli, 2024.
BOMFIM, Vólia. Direito do Trabalho. 19ª ed. Rio de Janeiro: Método, 2022.
GARCIA, Elisa Gutiérrez. Inteligencia Artificial y Derechos Fundamentales: Hacia Una Convivencia en la Era Digital. A Coruna: Colex, 2024.
LARES, Francisco Lozano. Trabalho digno na nova sociedade digital. 1ª ed, Navarra: Aranzadi, 2023.