CIRURGIÀΜES-DENTISTAS NA TRILHA DO TUCANO EM BUSCA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Palavras-chave:
Atenção Primária à Saúde, Educação em Saúde, Educação AmbientalResumo
CADA VEZ MAIS, O MARCO LEGAL DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL AVAN�A NO DESENVOLVIMENTO DE UMA CIDADANIA RESPONS�VEL, PARA A CONSTRU��O DE SOCIEDADES SADIAS E SOCIALMENTE JUSTAS. PODEMOS CITAR A CONSTITUI��O FEDERAL, DE 1988 E A POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE, DENTRE OUTRAS, EM QUE SE RESSALTA A NECESSIDADE DE PROMOVER A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM TODOS OS N�VEIS DE ENSINO, INCLUSIVE A EDUCAÇÃO DA COMUNIDADE, OBJETIVANDO CAPACIT�-LA PARA PARTICIPA��O ATIVA NA DEFESA DO MEIO AMBIENTE. ENTENDE-SE POR EDUCAÇÃO AMBIENTAL OS PROCESSOS POR MEIO DOS QUAIS O INDIV�DUO E A COLETIVIDADE CONSTROEM VALORES SOCIAIS, CONHECIMENTOS, HABILIDADES, ATITUDES E COMPET�NCIAS VOLTADAS PARA A CONSERVA��O DO MEIO AMBIENTE, BEM DE USO COMUM DO POVO, ESSENCIAL � SADIA QUALIDADE DE VIDA E SUA SUSTENTABILIDADE. PARA A SAÚDE, A POLÍTICA NACIONAL DE ATEN��O B�SICA ENTENDE, QUE FAZ PARTE DAS ATRIBUI��ES COMUNS DOS PROFISSIONAIS DA ATEN��O PRIM�RIA / B�SICA MOBILIZAR A COMUNIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DE MEDIDAS DE MANEJO AMBIENTAL E OUTRAS FORMAS DE INTERVEN��O NO AMBIENTE PARA O CONTROLE DE VETORES, O QUE IMPLICA EM REALIZAR EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ESTA POPULA��O. DESTE MODO, PARA O CONTEXTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA �REA DA SAÚDE, ESTAS NORMATIVAS POSSUEM INTERFACE IMPORTANTE PARA A FORMA��O DO PERFIL DO EGRESSO COMPROMETIDO COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E COM A SAÚDE DA POPULA��O, FAMÍLIA E COMUNIDADE. ESTE TRABALHO BUSCA RELATAR A EXPERI�NCIA DA �REA DE SAÚDE COLETIVA, DO CURSO DE ODONTOLOGIA, DE ANÁPOLIS/GOI�S, QUANTO AO USO DA TRILHA DO TUCANO, PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMA��O DO CIRURGI�O-DENTISTA. A TRILHA DO TUCANO ESTÁ LOCALIZADA EM UMA �REA DE PRESERVA��O DA UNIEVANG�LICA, A QUAL CARACTERIZA-SE POR UM PERCURSO DE 1.400M. A TRILHA VEM SENDO UTILIZADA, COMO APOIO PEDAGÓGICO PARA A COMPREENS�O DA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM SAÚDE, RELACIONADA A TODOS OS N�VEIS DE ATEN��O � SAÚDE. SUA REALIZA��O SE D�, NO 3�º PER�ODO, DA DISCIPLINA PROJETO INTERDISCIPLINAR DE POL�TICAS P�BLICAS DE SAÚDE III (PIPPS III) DO CURSO DE ODONTOLOGIA, EM PARCERIA E ARTICULA��O DE FORMA INTERDISCIPLINAR COM O CURSO DE CI�NCIAS BIOLÓGICAS. DENTRE OS OBJETIVOS DA DISCIPLINA DESTACA-SE O DE ANALISAR A SITUA��O DE SAÚDE NO TERRITÓRIO DA ESTRAT�GIA SAÚDE DA FAMÍLIA, SENDO CAPAZ DE PENSAR CRITICAMENTE, DE ANALISAR OS PROBLEMAS DA SOCIEDADE E DE PROCURAR SOLU��ES PARA OS MESMOS, RELACIONANDO COM A POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, OBSERVANDO PRINC�PIOS DA �TICA; E COMPREENDER E UTILIZAR AS FERRAMENTAS FUNDAMENTAIS DE PLANEJAMENTO PARA COMPREENS�O DA REALIDADE NA TOMADA DE DECIS�ES EM SAÚDE. OU SEJA, �€ŒUMA COMPRESS�O INTEGRADA COM O MEIO AMBIENTE, EM SUAS M�LTIPLAS E COMPLEXAS RELA��ES, ENVOLVENDO ASPECTOS, ECOLÓGICOS, PSICOLÓGICOS, LEGAIS, POL�TICOS, SOCIAIS, ECON�MICOS, CIENT�FICOS, CULTURAIS, E �TICOS�€ QUE PRECISAM SER IDENTIFICADOS E DISCUTIDOS. A REALIZA��O DA TRILHA POSSIBILITA A DISCUSS�O SOBRE AS IMPLICA��ES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO EXERC�CIO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE NA ATEN��O PRIM�RIA ARTICULADAMENTE AO CURSO DE CI�NCIAS BIOLÓGICAS. ELA OFERECE AOS VISITANTES MOMENTOS DE APRENDIZAGEM E INTERA��O COM A NATUREZA, CONTRIBUINDO PARA A FORMA��O DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE COM CONSCI�NCIA AMBIENTAL. DENTRO DO PERFIL EGRESSO/PROFISSIONAL PRECONIZADO PELAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA E PELO CURSO DE ODONTOLOGIA DA UNIEVANG�LICA, ENTENDE-SE QUE O EGRESSO DEVE TRABALHAR EM EQUIPES INTERDISCIPLINARES E ATUAR COMO AGENTE DE PROMO��O DE SAÚDE, PLANEJAR E ADMINISTRAR SERVI�OS DE SAÚDE COMUNIT�RIA. DESTACA-SE TAMB�M COMO RELEVANTE A INSER��O DO FUTURO CIRURGI�O-DENTISTA NA ATIVIDADE DA TRILHA DO TUCANO QUANTO A ASPECTOS FUNDAMENTAIS DIRETAMENTE RELACIONADOS � ATUA��O ODONTOLÓGICA, COMO: A IMPORT�NCIA DO FL�OR NA �GUA DE ABASTECIMENTO; O MANEJO DO GERENCIAMENTO DE RES�DUOS SÓLIDOS ADVINDOS DO ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO; BEM COMO O PRÓPRIO MANEJO AMBIENTAL QUE INTERFERE QUANDO NÃO FEITO, POR EXEMPLO, NO AUMENTO DE CASOS DE DENGUE, COM POSS�VEIS MANIFESTA��ES BUCAIS. ESSE ENFOQUE DADO AOS ACAD�MICOS DE ODONTOLOGIA DESPERTA PARA QUE SE SENSIBILIZEM QUANTO � EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SEJAM DIFUSORES DE UMA PR�TICA PROFISSIONAL QUE SE APERCEBA ENVOLTA PELOS FATORES DETERMINANTES DA SAÚDE. ESTA POSTURA PROFISSIONAL QUE PROPORCIONAR� A EXCEL�NCIA NA RESOLUTIVIDADE DOS PROBLEMAS DE SAÚDE ODONTOLÓGICOS, QUE EST�O PERMEADOS POR UM CONTEXTO SOCIAL, ECON�MICO E POL�TICO QUE INTERFEREM NO MEIO AMBIENTE E COMO UMA VIA DE M�O DUPLA � BIDIRECIONAL. CABE AINDA RESSALTAR A NECESSIDADE DE QUE O CIRURGI�O-DENTISTA ASSUMA O PAPEL DE EDUCADOR EM SAÚDE, PARTINDO DA COMPREENS�O DE SAÚDE AMPLIADA, LEVANDO EM CONSIDERA��O OS FATORES DETERMINANTES, E RELACIONANDO O FUNCIONAMENTO DO CORPO HUMANO COM O MEIO AMBIENTE. OUTRO ASPECTO FUNDAMENTAL PARA AL�M DO ENFOQUE ODONTOLÓGICO DESTACA-SE A ATUA��O INTERDISCIPLINAR FEITA ENTRE ODONTOLOGIA E CI�NCIAS BIOLÓGICAS, EM QUE SE APROXIMAM DOIS CAMPOS TEÓRICOS EM SEUS FUNDAMENTOS, NA PERSPECTIVA DE INTERDISCIPLINARMENTE PROPOREM A��ES A SEREM DESENVOLVIDAS FUTURAMENTE NO �MBITO DE CADA PROFISS�O. AINDA, ESPERA-SE QUE A EXPERI�NCIA POSSA CONTRIBUIR PARA A FORMA��O ATITUDINAL QUE ULTRAPASSE A DIMENS�O DA CR�TICA E GANHE TAMB�M O CAMPO �TICO, OBJETO TAMB�M POSTO NA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. VIVENCIANDO A EXPERI�NCIA DE MODO MAIS CONECTADO � REALIDADE ESPERA-SE QUE O ESTUDANTE POSSA PERCEBER O SEU PAPEL SOCIAL E O SEU COMPROMISSO �TICO-POL�TICO COM A TRANSFORMA��O DA REALIDADE EM FAVOR DA MANUTEN��O DA VIDA, EM DEFESA DOS MAIS VULNER�VEIS. CONSTATA-SE QUE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL � UMA ESTRAT�GIA IMPORTANTE PARA A ATEN��O PRIM�RIA � SAÚDE QUE PODE TER GRANDE ABRANG�NCIA COMUNIT�RIA E POSSIBILITAR A DISCUSS�O DE QUEST�ES SOCIOAMBIENTAIS ESSENCIAIS NA QUALIDADE DE SAÚDE DAS PESSOAS.