RELATO DE EXPERI�NCIA: EDUCAÇO FINANCEIRA: UMA POSSIBILIDADE PARA DISCUTIR O CONSUMISMO E SEUS IMPACTOS AMBIENTAIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Cleide Cordeiro dos Santos
  • Karla de Souza Oliveira
  • Márcio Leite de Bessa

Palavras-chave:

Educação Financeira, Consumismo, Impactos Ambientais

Resumo

A MATEM�TICA CARACTERIZA-SE COMO UMA FORMA DE COMPREENDER E ATUAR NO MUNDO. ELA ESTÁ PRESENTE CONSTANTEMENTE NAS SITUA��ES DO COTIDIANO DESDE AS MAIS SIMPLES AS MAIS COMPLEXAS. PENSAR NO CONHECIMENTO MATEM�TICO NOS DIAS ATUAIS � PENSAR DE FORMA CONTEXTUALIZADA E COM IN�MERAS POSSIBILIDADES PARA EXPLORAR OS MAIS DIVERSOS TEMAS, OU SEJA, �€ŒA MATEM�TICA ESTÁ EM TUDO�€! ESTE TRABALHO SURGE COMO RELATO DE EXPERI�NCIA DE PESQUISA-A��O POR MEIO DE UMA OFICINA MINISTRADA A PROFESSORES DO 1�º AO 5�º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DA CIDADE DE ANÁPOLIS-GO. O OBJETIVO PROPOSTO FOI O DE TRABALHAR A EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS AULAS DE MATEM�TICA COM DOIS FOCOS (1) CONTROLE DE DESPESAS E GASTOS (2)  OS IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELO CONSUMISMO, FAZENDO COM QUE O ALUNO PERCEBA A IMPORT�NCIA DO CONSUMO CONSCIENTE. A OFICINA TEVE A RESOLU��O DE PROBLEMAS COMO PONTO DE PARTIDA PARA A CONTEXTUALIZA��O E PR�TICAS INOVADORAS NO CAMPO DA MATEM�TICA ESCOLAR.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-11-16

Edição

Seção

Educação Ambiental