EDUCAÇO AMBIENTAL E ESCOLAS MÉDICAS
APRENDIZADO BASEADO NA PRODUÇÃO DE V�DEOS
Palavras-chave:
educação ambiental, escolas médicas, vídeoResumo
EM 1999, FOI SANCIONADA A LEI FEDERAL N. 9.795, CRIANDO A POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (PNEA). SEGUNDA A LEI TODOS TEM DIREITO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ESTA DEVE SER EXERCIDA DE FORMA ARTICULADA EM TODOS OS N�VEIS E MODALIDADES DE ENSINO. EM 2001 FORAM INSTITU�DAS AS DIRETRIZES NACIONAIS DOS CURSOS DE MEDICINA (DCNS). COMO FOCO MAIOR DAS DIRETRIZES ESTÁ A INCORPORA��O NA GRADE CURRICULAR DOS CURSOS DE MEDICINA DE OUTRAS �REAS DE ENSINO QUE NÃO SÓ A BIOLÓGICA PARA QUE O PROFISSIONAL POSSA ATENDER AS MUDAN�AS OCORRIDAS NA SOCIEDADE E ESTEJA APTO A RESPONDER AS NECESSIDADES DA POPULA��O. UM DOS ENFOQUES QUE DEVE SER CONTEMPLADO � A EDUCAÇÃO AMBIENTAL QUE TEM COMO META A BUSCA DE SOLU��ES PARA A CRISE AMBIENTAL, J� QUE CADA VEZ MAIS SE TEM CONHECIMENTO DA INTER-RELAÇÃO DA SAÚDE COM OS PROBLEMAS AMBIENTAIS. APESAR DE PRESCREVER A INCLUS�O NOS CURR�CULOS DAS ESCOLAS MÉDICAS DO ENSINO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL, NÃO H� UMA ORIENTAÇÃO NAS DCNS DE COMO DEVE SER REALIZADA ESTA ABORDAGEM.  O OBJETIVO DESTA PESQUISA � ANALISAR UMA ESTRAT�GIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA M�DICA USANDO PARA TAL PROPOSTA, A ELABORA��O DE V�DEOS SOBRE O TEMA PELOS DISCENTES. O USO DE TECNOLOGIA NA SALA DE AULA POSSIBILITA A INOVA��O NA PR�TICA DE ENSINO E APRENDIZAGEM, BEM COMO FAVORECE O APRENDIZADO DE FORMA MAIS ATRATIVA.  A METODOLOGIA UTILIZADA � A PESQUISA EXPERIMENTAL, QUALITATIVA, SOBRE A APLICA��O DE UMA ESTRAT�GIA DE ENSINO DA EDUCAÇÃO NO CURSO DE MEDICINA DE UMA INSTITUI��O PRIVADA. OS DISCENTES, ACAD�MICOS DE MEDICINA, FORAM ORIENTADOS A ELABORAREM UM V�DEO ABORDANDO O TEMA MEIO AMBIENTE E A SAÚDE, MOSTRANDO, AL�M DO PROBLEMA AMBIENTAL DETECTADO, A SUA CORRELA��O COM O COMPROMETIMENTO DA SAÚDE E AS SUGEST�ES DE PR�TICAS QUE PODERIAM   SOLUCIONAR OU AMENIZAR OS PROBLEMAS ENCONTRADOS.