ENVERDECER OS BAIRROS DE INTERESSE SOCIAL COMO ALTERNATIVA SUSTENTÁVEL

Autores

  • Edilamar Rodrigues de Jesus Faria
  • Fernanda Rodrigues Costa
  • Maria Edinalva Barbosa

Palavras-chave:

Enverdecer, Sustentabilidade, Construtivismo Social-Cultural

Resumo

O PRESENTE ESTUDO PARTE DE UMA PERSPECTIVA HUMANISTA E ECOSSOCIOAMBIENTALISTA, TENDO COMO OBJETIVO PRINCIPAL A PRODUÇÃO DE ALIMENTOS EM PEQUENOS ESPA�OS URBANOS, COMO ELEMENTO FUNDAMENTAL A MANUTEN��O DA QUALIDADE DE VIDA E PROMO��O DE SAÚDE; O PLANTIO DE ALIMENTOS TAMB�M PODE PROMOVER A CONSTRU��O DE SABERES CULTURAIS DE MODO DIDÁTICO, MEDIANTE SUA RELEV�NCIA E GRAU DE SIGNIFICA��O PARA A COMUNIDADE COMO FACILITADOR DE INTEGRA��O SOCIAL DAS PESSOAS. PROMOVENDO A INTEGRA��O COM O MEIO E OFERECER RESPOSTAS ALTERNATIVAS AS NECESSIDADES DE SUBSIST�NCIA DOS GRUPOS HUMANOS, V�NCULOS E POSSIBILIDADE DE COMPLEMENTAR RENDA FAMILIAR. OS DADOS SÃO PERTINENTE A UM ESTUDO DE CASO, ONDE UMA FAMÍLIA COMPOSTA POR M�E E SETE FILHOS, RESIDENTES EM UM BAIRRO DE INTERESSE SOCIAL EM ANÁPOLIS, FAZ USO DO PLANTIO EM PEQUENOS ESPA�OS E PRETENDE LEVAR ESSE SABER DE MODO DIDÁTICO A OUTROS GRUPOS DE SUA COMUNIDADE. A METODOLOGIA EMPREGADA FOI LEVANTAMENTO BIBLIOGR�FICO, VISITA AO CAMPO, REGISTRO DE IMAGENS E REGISTRO DA FALA DA PARTICIPANTE. A PROPOSTA DO PLANTIO DA HORTA URBANA E SUA APLICA��O NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL FOI INSERIDA NO CONTEXTO CONSTRUTIVISTA DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, DE AUSUMBEL (1918-2008), DESCRITO POR MOREIRA (1999), QUE ENVOLVE DISPOSI��O PARA APRENDER E MATERIAL DIDÁTICO DISPON�VEL, QUE DEVE SER SIGNIFICATIVO PARA O HUMANO.  O PROCESSO DE EXECU��O FOI SIMPLIFICADO EM 10 ETAPAS DE A��ES RELATIVAMENTE SIMPLES E TEM POTENCIALIDADE DE EXECU��O, BEM COMO INSPIRAR A��ES ALTERNATIVAS PARA QUEST�ES SOCIAIS NO �MBITO MUNDIAL. OS RESULTADOS APRESENTADOS SÃO RELATIVOS A 6ª ETAPA PR�TICA EM ANDAMENTO, DE UM MODELO AINDA EM EXERC�CIO.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-11-13

Edição

Seção

Cidade Sustentável e Qualidade de Vida