EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA TEM�TICA RELEVANTE NOS CURSOS DE GEOGRAFIA NA UNIVERSIDADE
Resumo
O PRESENTE TRABALHO � UMA REFLEX�O SOBRE A NECESSIDADE DE DISCUSS�O DA TEM�TICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DAS CONDI��ES AMBIENTAIS ADEQUADAS PARA A SOBREVIV�NCIA DO SER HUMANO, BEM COMO DA DEGRADA��O QUE O MEIO AMBIENTE VEM SOFRENDO NO �MBITO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOI�S, EM ANÁPOLIS. PARA TANTO, BUSCOU-SE CONHECER A IMPORT�NCIA DA PR�TICA DE ENSINO E DE PESQUISA SOBRE O TEMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA REFERIDA UNIVERSIDADE, DE FORMA MAIS ESPEC�FICA, NO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA, AL�M DE ANALISAR COMO O ENSINO DA QUESTÃO AMBIENTAL TEM PERMEADO AS DIVERSAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA, AL�M DE PROPOR METODOLOGIAS QUE POSSAM CONTRIBUIR PARA TAL A��O PEDAGÓGICA. ESTA POR SUA VEZ, ESTÁ ATRELADA � QUESTÃO DA FORMA��O DA CIDADANIA, QUE DEVE NECESSARIAMENTE INFLUENCIAR A EDUCAÇÃO ESCOLAR E PROPORCIONAR UMA CONSCIENTIZA��O ACERCA DESSA TEM�TICA AMBIENTAL NOS FUTUROS DOCENTES. ESPERA-SE ESTENDER ESSA REFLEX�O � PRÓPRIA CONJUNTURA ESTRUTURAL DA UNIVERSIDADE, UMA VEZ QUE H� UMA VARIEDADE DE PROBLEMAS AMBIENTAIS QUE INTERFEREM NA QUALIDADE DE VIDA DA PRÓPRIA INSTITUI��O. � PRECISO AINDA ENTENDER A EDUCAÇÃO AMBIENTAL, COMO UM PROCESSO POR MEIO DO QUAL O INDIV�DUO E A COLETIVIDADE CONSTROEM VALORES SOCIAIS, CONHECIMENTOS, HABILIDADES, ATITUDES E COMPET�NCIAS VOLTADAS PARA A CONSERVA��O DO MEIO AMBIENTE, BEM DE USO SOCIAL COMUM, ESSENCIAL � QUALIDADE DE VIDA E SUSTENTABILIDADE. DESSA FORMA, ESSE TRABALHO ABORDA A IMPORT�NCIA DO ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA UNIVERSIDADE E A FORMA COMO ESSE D�, AL�M DE DISCUTIR E APONTAR PROPOSTAS QUE REFORMULEM A METODOLOGIA DE COMO � TRABALHADO ESSE CONTE�DO ATUALMENTE.