EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O CERRADO PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ANÁPOLIS €“ GOI�S

Autores

  • R. P. Silva
  • P. S. Rocha
  • A. D. L. Figueiredo

Resumo

EMBORA O CERRADO SEJA MUITO IMPORTANTE E BIOLOGICAMENTE DIVERSO, GRANDE PARTE DA POPULA��O O CONSIDERA COMO UM AMBIENTE FEIO, ESTE TRABALHO SE PROP�S A SABER O GRAU DE CONHECIMENTO SOBRE O BIOMA CERRADO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UM COL�GIO DE ANÁPOLIS. PARA ISSO OS ALUNOS FORAM CONVIDADOS A RESPONDER UM QUESTION�RIO �€ŒPR�-TRILHA�€, COM 11 PERGUNTAS OBJETIVAS E DISCURSIVAS SOBRE O CERRADO, DEPOIS FORAM ACOMPANHADOS AT� O CAMPUS DA UEG PARA ASSISTIREM UMA PALESTRA SOBRE O BIOMA E CAMINHAREM PELA TRILHA DA UNIVERSIDADE. NA SEMANA SEGUINTE RESPONDERAM O QUESTION�RIO �€ŒPÓS-TRILHA�€ QUE ERA IGUAL AO PRIMEIRO. PODE-SE VERIFICAR QUE A MAIORIA DOS ALUNOS (58,68%) NÃO SABIAM QUE O BIOMA DE NOSSA REGI�O � O CERRADO, NÃO SABENDO, PORTANTO, CARACTERIZ�-LO E QUANDO O FAZIAM EVIDENCIARAM CONHECER APENAS O CERRADO SENTIDO RESTRITO E APRESENTARAM UMA PERCEP��O DO BIOMA COMO SENDO DESPROVIDO DE BELEZA (17,39%). INDICARAM DIFICULDADE EM DIFERENCIAR ANIMAIS E PLANTAS NATIVAS DOS EXÓTICOS E SABIAM, MESMO QUE EMPIRICAMENTE, QUE O BIOMA ESTÁ SENDO DEGRADADO. APÓS ASSISTIREM � PALESTRA E PERCORREREM A TRILHA, FOI PERCEPT�VEL A MUDAN�A DE CONCEITOS DOS ALUNOS, (82,60%) J� CARACTERIZAVAM O CERRADO COMO NOSSO BIOMA, RECONHECENDO OS ANIMAIS E PLANTAS NATIVOS E (80,43%) ENXERGANDO BELEZA NO MESMO. DEMONSTRANDO ASSIM A IMPORT�NCIA DE SE TRABALHAR NAS ESCOLAS TEMAS RELACIONADOS COM A REALIDADE DOS ALUNOS, UTILIZANDO ATIVIDADES, COMO TRILHAS INTERPRETATIVAS, QUE SENSIBILIZAM E POSSIBILITAM AOS ALUNOS CONHECEREM DE PERTO E MELHOR AS CARACTER�STICAS DO CERRADO, VALORIZANDO-O MAIS E COLABORANDO PARA SUA PRESERVA��O E CONSERVA��O.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-03-06

Edição

Seção

Exposição de Painéis