SENTIDOS DO SABER E DO FAZER DOCENTE EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO SOBRE AS CONCEP�ÀΜES DOS PROFESSORES
Palavras-chave:
educação ambiental,, concepções dos professores, EcopedagogiaResumo
O PRESENTE ARTIGO ESTUDA AS CONCEP��ES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DOS PROFESSORES E OS DISCURSOS SOBRE SUA PR�TICA DOCENTE. OBJETIVA CONHECER, COMPREENDER E ANALISAR TAIS CONCEP��ES E DISCURSOS EM DIFERENTES DISCIPLINAS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, CONSIDERANDO-OS PORTADORES DE SENTIDOS. AS CONCEP��ES MAIS CORRENTES �€” A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CONSERVADORA, A EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A GESTÃO AMBIENTAL, A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CR�TICA E A ECOPEDAGOGIA �€” SÃO CONSIDERADAS FRUTO DA ARTICULA��O ENTRE AS DIVERSAS CONCEP��ES DE EDUCAÇÃO E DE MEIO AMBIENTE. A ECOPEDAGOGIA, VERTENTE TEÓRICA DE BASE HOL�STICA E PLANET�RIA, � REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO EM INTERLOCU��O COM GADOTTI (2000), GUTI�RREZ E PRADO (2000) E MAURO GUIMAR�ES (2002, 2004). ESTA SE DEDICA AO APRENDIZADO DO SENTIDO DAS COISAS A PARTIR DO COTIDIANO E REPRESENTA UMA POSSIBILIDADE DE CONSTRUIR �€ŒNOSSA HUMANIDADE COMUM�€. A PESQUISA DE CAMPO TEVE COMO INSTRUMENTOS O QUESTION�RIO E A ENTREVISTA SEMI-ESTRUTURADA. A ANÁLISE E INTERPRETA��O DOS DADOS REVELA QUE A CONCEP��O DOMINANTE � A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CONSERVADORA, TRADICIONAL E CONTEUDISTA E, EM SEGUNDO PLANO, A EDUCAÇÃO PARA A GESTÃO AMBIENTAL, TECNICISTA E PRAGM�TICA. A PR�TICA DOCENTE, NO DISCURSO DOS PROFESSORES, COADUNA COM ESSAS CONCEP��ES EMBORA SINALIZE PARA A NECESSIDADE DE QUE OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS ESTEJAM A SERVI�O DA VIDA. A ECOPEDAGOGIA, MESMO QUE AINDA NÃO SE FA�A PRESENTE, PODE ENCONTRAR NESSE ASPECTO ESPA�O PARA INAUGURAR NOVAS FORMAS DE RELACIONAMENTO ENTRE EDUCANDO-EDUCADOR-COSMOS.